Home / Blog / Certificação / Qualifique-se em saúde: veja os 10 cursos online mais buscados da área
  • 24/04/2017

Qualifique-se em saúde: veja os 10 cursos online mais buscados da área


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
curso de primeiros socorros

Há um campo amplo para as profissões da área da saúde, seja no âmbito público seja no privado. Essa área tem como finalidade cuidar não somente do tratamento de doenças, mas principalmente do bem-estar mental, físico e social da população.

Os avanços na saúde motivaram o aumento da expectativa de vida no último século: garantimos cerca de 30 anos a mais. Porém, paralelo a isso, surgiram novos problemas e preocupações, fazendo dos sistemas de saúde elementos essenciais para garantir mais qualidade de vida à população. Logo, tornou-se fundamental aos profissionais da área acompanhar essas mudanças e se qualificar cada vez mais para que os números continuem animadores. Uma ótima sugestão para quem trabalha, estuda ou simplesmente visa estar por dentro desse tema é fazer cursos online na área da saúde.

Essa modalidade de curso tem crescido cada vez mais para disseminar conhecimentos para cada setor de atuação. Aqui no Educamundo você encontra mais de 1200 cursos online diversificados e selecionados por uma equipe pedagógica, incluindo aqueles que englobam todas as esferas da saúde. Quem está à procura de meios modernos e eficientes para aprender mais e se diferenciar no mercado de trabalho pode contar com cursos online com certificado. Eles são completos e podem lhe render ótimos frutos, que tal experimentar?

Neste artigo trouxemos informações importantes sobre a área de saúde e os cursos EAD mais procurados aqui do portal. Acompanhe.

Como se diferenciar na área da saúde?

  • As profissões da área da saúde direcionam profissionais para uma diversidade de funções: médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares, farmacêuticos, sanitaristas etc. Para se dar bem, é preciso contar com ferramentas como cursos online na área da saúde para se qualificar.

Profissionais, estudantes e interessados em geral podem se beneficiar com os cursos online com certificado sobre o setor. Quem trabalha ou procura um estágio nele estará diante de inúmeras possibilidades de crescimento no mercado, pois tais aprendizados agregam ao currículo e chamam a atenção das empresas. Da mesma forma, quem se interessa bastante por essa área e/ou pensa em ingressar nela um dia pode aproveitar as vantagens de conteúdos versáteis e exclusivos para expandir sua zona de conhecimento.

Especialistas veem com ótimos olhos o setor de saúde para profissionais brasileiros. "A saúde no Brasil é um setor que terá grande expansão no futuro em razão do envelhecimento da população, o que vai gerar mais necessidade de prestação médica, de produtos farmacêuticos e assistência médica", diz Juan Pablo Zucchini, responsável pela área de saúde na Advent. Ou seja, a oferta de empregos aumentará gradativamente, e quem quiser se recolocar poderá aproveitar o momento, porém, sempre buscando cursos na área da saude para obter qualificações a mais.

Segundo uma pesquisa da KPMG, 48 milhões de pessoas têm planos de saúde no Brasil, enquanto 157 milhões dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). Tanto o setor público quanto o privado necessitam de pessoas atualizadas e que conheçam a saúde de maneira amplificada. E graças à tecnologia, o ensino hoje em dia é mais democrático, versátil e prático, até mesmo para os segmentos mais complexos como o da saúde.

Aqui no Educamundo, por exemplo, você encontra cursos online na área da saúde de excelência sobre diversos campos de atendimento. Médicos de todas as especialidades, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos e demais profissionais da área podem aprender nos cursos EAD conteúdos novos ou relembrar aqueles que já foram vistos na graduação ou curso técnico. Além disso, eles podem ser de grande valia para o público em geral, como é o caso do curso de primeiros socorros e muitos outros. Que tal descobrir mais benefícios dessas didáticas?

Tire suas dúvidas!

  • O que é saúde coletiva? É um conjunto de práticas e conhecimentos que envolvem tanto as organizações prestadoras de serviços de saúde quanto instituições de ensino e pesquisa, e ainda organizações privadas.
  • Quais são os principais riscos ocupacionais dos profissionais da área da saúde? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) há as seguintes categorias de riscos ocupacionais que podem afetar trabalhadores da saúde: mecânicos, químicos, biológicos, físicos e ergonômicos.
  • Onde fazer cursos de saúde online? Além das opções citadas no artigo, o Educamundo tem várias outras opções em qualificação em saúde. Para conferir, basta visitar o site e clicar na categoria Saúde, Bem-estar e Cotidiano.

Dicas para se qualificar em saúde

Diante dos benefícios que esse tipo de curso pode lhe oferecer, trouxemos uma lista com os 10 cursos a distância da área de saúde para você conhecer, juntamente com suas características principais e programas de aulas. Você verá que são cursos online plenos e com ótimas referências, ideais para estudantes, profissionais e pessoas interessadas em problemas globais, como transtornos e deficiências, e projetos voltados para o melhor da população, como o programa saúde da família. Confira:

1 - Curso Online Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)

Este é o primeiro entre os cursos na área da saude mais buscados aqui do Educamundo. Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) se caracterizam por dificuldades de interações sociais e englobam cinco patologias: Autismo; Síndrome de Asperger; Síndrome de Rett; Síndrome de Heller ou Transtorno Desintegrativo da Infância e Transtorno Invasivo do Desenvolvimento Sem Outra Especificação, também conhecido como Autismo Atípico.

O Curso Online Transtornos Globais do Desenvolvimento traz para profissionais de psicologia, psiquiatria, enfermagem, pediatria, neurologia, além de educadores, pais, familiares e demais interessados na pauta, uma abordagem completa sobre esses problemas que surgem, geralmente, no início da vida. É um tema abrangente e que precisa ser estudado a fundo para que as crianças sejam atendidas e auxiliadas da melhor forma possível. 

O estudo detalhado do material oferecido pode ser o que faltava para você ser um profissional mais capacitado para lidar com essas síndromes de forma eficiente e criativa. Entre os tópicos estão os principais conceitos, tipos, as formas recomendadas de tratamento e auxílio, as avaliações feitas por professores e especialistas e as leis que garantem o direito à inclusão. Além disso, o curso mostra como é o aprendizado desses alunos e como a tecnologia assistiva pode ajudar nesta etapa.

2 - Curso Online Deficiência Intelectual

A Deficiência Intelectual, segundo a Associação Americana sobre Deficiência Intelectual do Desenvolvimento (AAIDD), caracteriza-se por um funcionamento intelectual inferior à média, o conhecido QI. Ela está associada a limitações em pelo menos duas áreas de habilidades, que podem ser: comunicação, cuidados pessoais, adaptação social, saúde e segurança, convivência em comunidade, determinação, funções acadêmicas ou profissionais, e outras. A tendência é que essas dificuldades surjam antes dos 18 anos de idade.

Um dos maiores desafios que a Deficiência Intelectual apresenta é a ausência de relação dos casos estudados com causas e sintomas conhecidos. Isso dificulta bastante em saber qual a origem da doença. Por essas e outras que há uma grande necessidade de se estudar mais a fundo sobre esse problema. Em cursos online saude é possível debater o tema e notar as principais dificuldades de profissionais e pacientes.

O Curso Online Deficiência Intelectual apresenta diversos módulos embasados em estudos científicos e pareceres atuais, que mostram a conceituação e caracterização dessas limitações e os níveis que elas podem atingir. Além disso, ensina qual o papel da família e da escola, assim como pode ser feito o letramento e alfabetização, exemplificando quais as estratégias e atividades mais indicadas nesses casos. Se você procura cursos a distância completos sobre saúde intelectual, este é um bom exemplo para você conhecer.

3 - Curso Online Primeiros Socorros

O que fazer ao se deparar com alguém ferido ou que tenha passado mal? Há muitos casos que podem ter solução se intervirmos de forma consciente até o atendimento de emergência chegar. Um bom curso de primeiros socorros pode lhe ajudar a compreender diversas técnicas para ajudar pacientes, desde ferimentos leves a casos mais graves como um AVC, por exemplo. Ele é voltado para profissionais de saúde, como enfermeiros, paramédicos, bombeiros e também pessoas interessadas em conhecer um verdadeiro manual de auxílio a pessoas que necessitam de socorro imediato.

O Curso Online Primeiros Socorros conta com cinco módulos integrais, que visam a compreensão de conceitos aplicados, a importância desse tipo de cuidado e por que as pessoas o devem conhecer, variadas técnicas comprovadas de primeiros socorros, como eles podem ser aplicados em situações de urgência no trânsito, etc. Quem o fizer, ficará por dentro de um verdadeiro manual de atendimento emergencial, conhecimento indispensável para quem atua na área, mas que pode ser descoberto por todos os cidadãos. Realizar um curso de primeiros socorros como este é a chance que você tem de proteger e até salvar vidas.

cursos online saúde

4 - Curso Online Descartes de Resíduos em Laboratórios

A má gestão do lixo é um dos maiores problemas no Brasil e no mundo. Muitos profissionais e empresas desconhecem como o descarte de materiais de laboratórios e hospitais deve ser feito da maneira correta e isso afeta uma cadeia gigantesca que envolve seres vivos e meio ambiente. Com a ascensão da importância da sustentabilidade mundial e com a incidência de políticas públicas (que muitas vezes implica em multas homéricas) a respeito do tema, muitas corporações têm buscado profissionais aptos a realizar um gerenciamento de lixos tóxicos, e por isso o Curso Online Descartes de Resíduos em Laboratórios pode ser ótimo para você, profissional de saúde, limpeza ou educador.

Este é um dos cursos online saude mais requisitados do portal, mas não à toa. Ele apresenta um conteúdo moderno e embasado em cartilhas de órgãos federais e estudos científicos a respeito dos procedimentos adequados para descarte de resíduos de estabelecimentos diversos. Além disso, oferece subsídios teóricos e práticos para desenvolver técnicas de manejo, manipulação e eliminação de lixos químicos e biológicos a fim de preservar a saúde humana, da fauna e flora.

5 - Curso Online Deficiências Múltiplas

Outra temática que precisa ser debatida e disseminada é a "deficiência múltipla", que consiste na ocorrência de duas ou mais deficiências simultaneamente, sejam intelectuais, físicas, neurológicas, emocionais, de linguagem e/ou educacional, sociais, etc, fato que dificulta a auto suficiência de quem sofre com ela. Com a maioria dos diagnósticos feita durante a infância, esse problema afeta o desenvolvimento da criança como um todo, da aprendizagem à autonomia. Vale saber que ela pode nascer ou adquirir as deficiências ao longo do tempo, sendo que os níveis vão de leve a severo.

Profissionais que estejam envolvidos no tratamento de crianças e adolescentes, como pediatras, assistentes sociais, educadores, psicólogos, entre outros, precisam estar atentos às características desse problema para oferecer um melhor atendimento, sanar as dúvidas de familiares, assim como confortá-los com informações precisas. O Curso Online Deficiências Múltiplas é uma ótima porta de entrada para esse tipo de conhecimento, fornecendo instrumentos, técnicas e estratégias fundamentais para lidar e desenvolver atividades com as pessoas que têm deficiência múltipla e ainda promover a inclusão.

Entre os tópicos disponibilizados, há os que evidenciam o histórico das deficiências múltiplas no Brasil e no mundo, os tipos e causas de cada uma delas, como esses alunos podem se desenvolver e como família e escola podem ajudá-los, além das tecnologias próprias para ensiná-los com mais interação e eficiência. 

6 - Curso Online Biossegurança

A biossegurança é definida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como uma "condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente". Ou seja, são práticas implementadas pelas empresas, sejam elas privadas ou públicas, com a finalidade de proteger todo e qualquer trabalhador, além de agentes externos à ela, como a fauna, flora, bacias e oceanos. Este tipo de política é cada vez mais valorizado dentro das instituições de saúde e por isso uma capacitação nesta área pode ser uma boa escolha.

O Curso Online Biossegurança oferece amplo embasamento teórico e prático para profissionais e estudantes da área da saúde. Ele visa capacitar os alunos sobre os principais conceitos, explorando questões éticas, essenciais para que haja uma compreensão global dos riscos ocupacionais que qualquer um pode ser submetido. Ao realizá-lo, você será capaz de avaliar as melhores medidas de segurança para determinadas situações.

Quem trabalha nas áreas de gestão de risco, epidemiologia e vigilância sanitária vai se beneficiar bastante com os conteúdos aplicados neste curso. Porém, ele é bem abrangente, pois perpassa por conceitos de biossegurança em hospitais, laboratórios, área de estética e beleza, entre outros. Vale a pena conhecer.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

7 - Curso Online Programa Saúde da Família

A saúde da família está no primeiro nível de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso foram criadas ferramentas próprias para fortalecer o atendimento básico e democrático à população brasileira mais carente, o que resultou no Programa Saúde da Família ou Estratégia Saúde da Família. Esse projeto visa o acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em delimitadas áreas geográficas, onde são desenvolvidas ações que promovem saúde, meios de prevenção de tratamento de doenças e problemas frequentes. E o Curso Online Programa Saúde da Família funciona como uma ótima fonte de conhecimento para profissionais da área, bem como para a população interessada. É, na verdade, um excelente curso para enfermagem e/ou medicina, pois complementa aprendizados que foram vistos na graduação.

Ele foi criado para qualificar os alunos no âmbito social da saúde, deixando-os prontos para efetivar ações diversas, atuando em equipes multiprofissionais e interdisciplinares, geralmente em unidades básicas de saúde fixas ou itinerantes. Este é um dos cursos online mais buscados da área aqui no portal por ter tópicos completos e esclarecedores. Nele, você vai conhecer tudo sobre o programa saúde da família, as ações educacionais que ele determina, como um projeto desse pode ser implementado e garantir eficácia, o mapeamento dos problemas de saúde mais corriqueiros, entre outros. Pode ser uma oportunidade para você crescer na carreira e oferecer uma assistência integral a quem precisa.

8 - Curso Online Deficiência Física

Além do curso sobre deficiências múltiplas, outro que faz muito sucesso aqui no Educamundo é o Curso Online sobre Deficiência Física. Ele aborda um tema importantíssimo para a sociedade e desmitifica conceitos enraizados, o que é primordial tanto para profissionais de saúde, assistência social, voluntários em ONG's, quanto para familiares e pessoas que vivem essa realidade. O último censo do IBGE mostrou que 1,3% da população tem algum tipo de deficiência física, e hoje em dia há política de cotas para a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho e no ensino superior, no entanto, a inclusão ainda é uma questão a ser trabalhada com elas mesmas, assim como a família e sociedade.

Este curso traz um conteúdo vasto, com vídeos, artigos, estudos acadêmicos, e muitos outros, que abordam o conceito do problema, a classificação, causas e características de cada um, e temas sociais, essenciais para um entendimento global. Afinal, como é, atualmente, a participação dos deficientes físicos na sociedade? O que o governo tem feito para que eles sejam incluídos e tenham seus direitos garantidos? Esse é um dos cursos EAD mais indicados para saber estas e outras respostas pertinentes. Sem dúvidas é um material de grande valor para a promoção da inclusão social.

9 - Curso Online Cuidados Aplicados às Feridas

Aqui está outro exemplo de curso para enfermagem, que funciona como complementação de conhecimentos e agregam muito valor ao currículo dessa área. Realizando o Curso Online Cuidados Aplicados às Feridas você se destaca no mercado por saber tudo sobre feridas e seus tratamentos específicos. Muitas dessas informações são somente aprendidas na prática e às vezes não cabe ao conteúdo programático das graduações e cursos técnicos, por isso se faz valer a descoberta delas em cursos a distância como este, que são muito eficientes.

Essa capacitação confere noções gerais sobre os cuidados necessários ao tratamento de feridas, o sistema tegumentar, a classificação das feridas e úlceras, bem como os processos de cicatrização e possíveis problemas que podem surgir. Além disso, ensina sobre os grupos de pessoas que podem sofrer com a não-cicatrização como os diabéticos, por exemplo, e como cuidar deles. O conteúdo é consistente e segue o Manual de Normas, Rotinas e Técnicas de Curativos. Se você está procurando cursos na área da saúde que somem com a experiência e conhecimento que você já tem, este pode ser uma ótima dica.

cursos online saúde

10 - Curso Online Hipertensão Arterial

hipertensão atinge mais de 30 milhões de pessoas no País, segundo o Ministério da Saúde e muitas delas não sabem que tem a doença e/ou como controlá-la. Desta forma, em decorrência desse problema de saúde, surgirão muitos outros no futuro, o que preocupa governos e órgãos de saúde. A prevenção é a melhor saída para evitar enfermidades graves, e só profissionais qualificados podem oferecer um acompanhamento de excelência para esse pacientes. Diversas áreas da medicina podem se beneficiar com o conhecimento do Curso Online Hipertensão Arterial, que também se mostra importante para quem busca um curso para enfermagem complementar.

O conteúdo programático conta com dados oficiais sobre a doença, estudos científicos, as formas de diagnosticar, prevenir e como melhorar a qualidade de vida da pessoa com pressão alta. Quem fizer este curso conhecerá os fatores de risco, como controlar os níveis da pressão, alimentos e exercícios físicos indicados e os tratamentos realizados.

Saúde: atualize-se sempre para atender bem

Ter eficiência no mercado de saúde depende de inúmeros fatores como a qualidade na estrutura, os métodos organizacionais aplicados e também a qualificação dos profissionais. E este último pode ser resolvido hoje em dia de diversas maneiras, incluindo com o aprendizado em cursos online na área da saúde. Pensando nisso, o Educamundo resolveu trabalhar em conjunto com especialistas nas diversas ramificações da área para desenvolver cursos online com certificado para capacitação, atualização e aperfeiçoamento.

Se você ficou interessado, saiba que todos os 10 cursos online saúde que citamos acima podem ser realizados investindo apenas R$ 79,90. É isso mesmo, faça sua inscrição no portal e garanta a chance de aprender mais nestes e em todos os cursos que forem interessantes para o seu crescimento profissional e/ou pessoal. 

Espero que tenha gostado do artigo. Deixe sua opinião ou dúvida no campo destinados aos comentários logo abaixo e compartilhe com seus amigos. Até o próximo debate.

Pesquisar