O cenário educacional não é o mesmo de 10 anos atrás. Há alguns anos, para que um profissional conseguisse obter uma nova qualificação, especialização ou apenas se atualizar nas áreas que mais gosta, era preciso se deslocar – diariamente ou em alguns dias da semana – às escolas de ensino profissionalizante. Felizmente, graças à popularização dos cursos online ancorados pela tecnologia na educação, a realidade é outra. Você pode obter certificados em dezenas de áreas de estudo, sem sair de casa: basta escolher uma instituição de ensino a distância, optar pelo curso que deseja e iniciar os estudos.

Apesar de todas as facilidades e vantagens, para que os cursos oferecidos contribuam de forma válida com a formação profissional é preciso atentar-se aos métodos e técnicas de ensino utilizadas. Para facilitar o entendimento desta questão, o ideal é primeiramente decifrar o que é metodologia e, em seguida, entender os principais conceitos que envolvem cada uma das metodologias de ensino. Continue lendo porque estamos prontos para sanar suas dúvidas. Boa leitura!

Afinal, o que é metodologia?

Metodologia, ao pé da letra, significa o estudo dos métodos – ou seja, a análise dos caminhos que devem ser seguidos para que alcancemos um determinado resultado. Também pode ser definida como um conjunto de regras utilizadas para o estudo de uma ciência ou arte. Estão inclusos nesta seleção itens como o tipo de pesquisa adotado, as ferramentas utilizadas (como entrevistas, formulários, questionários, vídeos etc), os profissionais que fizeram parte do estudo, o tempo previsto para conclusão das análises, a organização dos dados e informações obtidas ao longo do processo.

Como funcionam as metodologias de aprendizagem no ensino fundamental e ensino medio?

Apesar de o foco de nosso artigo ser direcionado aos métodos de ensino em cursos EAD, é interessante que você conheça também os conceitos relacionados aos métodos de ensino no ensino fundamental e ensino medio. As características do ensino presencial e do ensino EAD são bem distintas e exigem direcionamentos específicos, tanto pelo lado do aluno quanto pelo lado das insituições de ensino.

De antemão, anote: dentre as metodologias de aprendizagem mais utilizadas nas escolas destacam-se o método tradicional e o sociointeracionista. No método tradicional, o professor torna-se o lado ativo no processo de ensino-aprendizagem, direcionando todos os seus conhecimentos de forma teórica aos alunos. É mais ou menos assim: o professor tem como principal responsabilidade entregar informação de valor à um indivíduo que não possui embasamentos teóricos anteriores. Aqui, as experiências já vivenciadas fora da unidade são desconsideradas. Também cabe ao professor organizar e planejar as aulas, optando pelo melhor método de ensino-aprendizagem. Em suma, nesta metodologia de ensino o professor é o personagem principal.

Já no método sociointeracionista, o convívio social e a interação entre os alunos e demais indivíduos é a base principal do processo de aprendizagem. Há uma construção conjunta e mediada de conhecimento através de conceitos diários e cotidianos. O conhecimento pessoal e individual é definido como ponto de partida para a busca de novos conhecimentos.

Analisando e relacionando as duas metodologias de ensino, observa-se que, em tempos atuais, a mais indicada para o processo educacional é a sociointeracionista, que iguala alunos e professores como peças ativas no ensino-aprendizagem, trocando experiências pessoais. Além disso, o processo considera os aspectos sociais e culturais particulares de cada aluno.

Cursos relacionados que podem te interessar:

E nos cursos online, como funcionam as melhores metodologias de ensino e aprendizagem? 

Nos cursos a distância, diferente do que ocorre nos cursos presenciais, a preocupação com os métodos e técnicas de ensino deve ser ainda maior, já que nesta modalidade não há o acompanhamento presencial de um professor. Neste caso, as ações individuais de cada aluno são essenciais para o processo de aprendizagem. Listamos para você as 4 melhores metodologias de aprendizagem relacionadas aos cursos online. Entenda, também, como elas podem ser aplicadas no processo educacional direcionado à capacitação profissional.

1. Aprendizagem aberta

A aprendizagem traz um molde que não pode se encaixar na maior parte dos padrões, uma vez que trata do estudo simultâneo entre duas ou mais temáticas. Explicamos melhor: nesta metodologia, o aluno acessa dois ou mais cursos ao mesmo tempo, de modo que os estudos correlacionem-se entre si.  A flexibilidade vai muito além do mix no cronograma de estudos: na aprendizagem aberta o aluno é responsável pelo seu planejamento, estudando na velocidade em que desejar.

Para quem aposta em métodos de ensino mais tradicionais, talvez a aprendizagem aberta não seja uma opção tão recomendada, uma vez que também existem alternâncias e modificações constantes nos processos avaliativos. A avaliação pode ser aplicada tanto através de questionários como por meio de redações que relacionem todo o conteúdo abordado ao longo dos cursos online disponibilizados.

2. Metodologia de autoaprendizagem

A metodologia de autoaprendizagem surge como sendo a mais utilizada em plataformas de cursos online com certificado, uma vez que permite que o aluno defina em qual velocidade ele pretende finalizar as aulas e conquistar a sua certificação. O processo é caracterizado pela possibilidade de reflexão e amadurecimento das disciplinas, antes do avanço dos módulos ou capítulos.

A liberdade e a flexibilidade no aprendizado também se refletem na independência de demais profissionais, como orientadores e professores. A única exigência, visando o sucesso nesta metodologia, é que o aluno busque e tenha à disposição os melhores materiais de apoio, de preferência que sejam elaborados por equipes pedagógicas de qualidade.

Vale dizer que as melhores plataformas de cursos EAD contam com departamentos de pedagogia capacitados para selecionar os melhores materiais para aprendizagem. Materiais ricos agregam verdadeiro valor ao curso, contribuindo da melhor forma possível com a formação profissional dos alunos inscritos.

Apesar de se tratar de um método autônomo, há a existência de um processo avaliativo para certificação dos conhecimentos adquiridos durante os cursos a distância. Ao finalizar todo o conteúdo proposto pelos cursos, os alunos são submetidos a testes, geralmente constituídos de questões do tipo verdadeiro ou falso; ou ainda à resolução de exercícios baseados em todo o conteúdo disponibilizado, com envio à instituição de ensino para as devidas correções.

Além dos testes para certificação, os métodos e técnicas de ensino focados na autoaprendizagem também contam com a disponibilidade de atividades sem cunho avaliativo. Sendo assim, há a possibilidade de os alunos se preparem para a aplicação do teste final.

3. Método da conversão didática guiada

Assim como em outros métodos de ensino, a conversão didática guiada também defende a autoaprendizagem, ou seja, autonomia em todos os processos. Porém, há uma diferencial importante: aqui, o aluno escolhe, dentre todos os materiais disponibilizados, em qual deseja se aprofundar e obter conhecimento. O processo de estudos também é diferenciado e nem tão atrativo: para acompanhar o conteúdo, os materiais de todos os módulos devem ser impressos e consultados fora dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA’s).

Avaliando pela questão produtividade, a conversão didática guiada não é um dos caminhos mais inteligentes a serem seguidos. O aluno deve avaliar se terá recursos suficientes para arcar com a impressão de todos os conteúdos. Afinal, nem sempre temos uma impressora disponível em casa. Além disso, há um ponto importante: o gasto desnecessário de papel, o que contribui negativamente com a preservação do meio ambiente. Será mesmo que optar por cursos online que adotam a conversão didática guiada como metodologia de aprendizagem vale a pena? Fica a dica e a reflexão para você.

O que é metodologia

4. Metodologia do ensino híbrido

O ensino híbrido, ou ‘blend learning’ em inglês, une os modelos de ensino presencial e a distância. Nos pontos relacionados ao ensino a distância, estão a flexibilidade para acompanhar o conteúdo disponibilizado, uma vez que o próprio aluno define o seu horário de estudos, bem como o tempo necessário para o acompanhamento das disciplinas. Já quanto às características do ensino presencial, são destacados os grupos de estudo em ambiente acadêmico, com o sem a companhia dos professores instrutores. Aqui é valorizado o contato com os demais alunos, bem como as relações entre aluno e professor.

Para quem busca por cursos online com certificado justamente por não possuir tempo livre disponível para frequentar uma escola regular, vale analisar bem esta opção, já que será necessário o comparecimento pessoal em datas pré-definidas.

Dicas para aproveitar ao máximo os cursos online

Após descobrir as melhores metodologias de aprendizagem, é interessante que o aluno entenda como aproveitar ao máximo as informações compartilhadas através dos cursos online. Com algumas dicas simples é possível optar pelos melhores cursos EAD e conquistar uma boa certificação. Listamos para você algumas dessas dicas. Veja só:

Escolha cursos que se adequam às finanças

Sabemos que nem todos possuem grandes reservas para investir em cursos online. Porém, existem boas instituições que oferecem condições diferenciadas. No Enfoque Capacitação, por exemplo, você investe R$69,90 uma única vez e recebe acesso por 1 ano a todos os cursos disponíveis no portal. Uma excelente oportunidade, acessível à todos.

Nada mais angustiante do que iniciar um curso de qualificação e, ao mesmo tempo, estar com as finanças comprometidas, não é mesmo? Fica quase impossível concentrar suas energias no que realmente interessa: os estudos.

Administre seu tempo

Antes de iniciar um curso online, é preciso organizar a agenda. Como você sabe, mesmo sendo na modalidade EAD, os cursos exigem um grau satisfatório de dedicação diária. Se você precisar cumprir outros compromissos ao longo do dia, como trabalho, família ou faculdade, o ideal é aprender como administrar seu tempo. O curso online Administrando Melhor o Tempo pode lhe auxiliar neste processo: ao longo do curso o aluno aprende a planejar suas tarefas diárias, evitar o tempo ocioso, organizar a agenda e, consequentemente, elevar sua produtividade.

Escolha uma boa plataforma de cursos a distância

Com o grande interesse por cursos online e a força da tecnologia na educação, inúmeras foram as plataformas que surgiram com a promessa de oferecer cursos livres com certificado de conclusão. Porém, é preciso ficar atento à reputação das instituições. Para que o curso ofereça a qualidade esperada, é imprescindível disponibilizar um bom ambiente virtual de aprendizagem, materiais de valor preparados por equipes capacitadas e suporte ao aluno, 24/7.

Outro ponto importante é a questão do certificado: pesquise bem e descubra se os certificados disponibilizados pela instituição são realmente válidos. Portais sérios disponibilizam duas opções, o certificado online e o impresso – atendendo às demandas de quem necessita do documento físico e, também, de quem prefere a versão virtual, inclusive devido à economia de papel e preservação do meio ambiente. Vale dizer: possuir as duas versões do documento reduz as possibilidades de fraude, evitando surpresas desagradáveis no futuro.

Dica extra: fuja dos cursos online gratuitos que prometem certificados de conclusão em 24 horas ou algo semelhante. As chances de você lidar com falsas promessas e cair em uma cilada são enormes. Para obter um certificado de qualidade é preciso realmente acompanhar todas as aulas e cumprir as cargas horárias propostas por cada curso, sejam estes de 5h ou 360h. Fique atento.

Utilize bons recursos tecnológicos

Como os cursos livres online disponibilizam videoaulas e materiais ricos, é essencial que você possua um bom equipamento à disposição, além de uma rápida conexão com a internet. Caso contrário, o foco e a produtividade podem ser comprometidos. Invista em tecnologia na educação, otimize seus estudos e colha os frutos.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Opte por cursos que realmente goste

As plataformas de ensino a distância disponibilizam centenas de cursos online. Aqui no Enfoque Capacitação, por exemplo, são diversos cursos em áreas como Administração, Meio Ambiente, Direito, Saúde, Educação e muito mais. Em meio a tantas possibilidades, é preciso optar por cursos que realmente satisfaçam o seu gosto pessoal e necessidades. Além de serem realmente úteis à sua vida profissional, os riscos de desistência e desânimo ao longo dos estudos serão quase nulos.

Esperamos que após a leitura do artigo você tenha refletido sobre o que é metodologia, bem como as principais metodologias de aprendizagem, tanto no ensino fundamental, ensino medio e, principalmente, em cursos online com certificado. Com todas estas informações relevantes, além de nossas dicas extras, acreditamos que você está pronto para iniciar um curso online hoje mesmo.

Navegue pelas categorias disponíveis no portal, escolha a área de estudo que mais gosta - ou que deseja obter a certificação para valorização do currículo - e faça sua inscrição em nossos cursos EAD. Junte-se aos mais de 160 mil alunos certificados e conquiste sua ascensão profissional. O sucesso só depende de você. Caso tenha dúvidas, não hesite em deixar o seu comentário. Bons estudos!