Home / Blog / Estudo / Quais atividades complementares contribuem para sua formação acadêmica
  • 07/05/2019

Quais atividades complementares contribuem para sua formação acadêmica


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin

Se você está na faculdade ou universidade, com certeza já ouviu falar sobre as atividades complementares. Elas são parte obrigatória de todo programa de graduação, porém, englobam atividades diversas que podem lhe proporcionar novas experiências e aprendizado para além da sala de aula. Mas como escolher as melhores opções para sua formação? Vem com a gente descobrir!

Escolhendo as atividades complementares na faculdade

Depois de fazer várias matérias obrigatórias durante o ensino superior, você agora tem a chance de escolher os programas de seu interesse para completar a carga horária do curso. Existem várias opções de atividades complementares. Algumas delas são:

  • projetos de pesquisa;
  • programas de monitoria;
  • atividades voluntárias;
  • participação em palestras, congressos e feiras acadêmicas;
  • cursos livres (incluindo cursos online, desde que tenham certificado de horas);
  • estágios não obrigatórios;
  • organização de eventos acadêmicos etc.

A variedade é tanta que é fácil ficar em dúvida sobre o que vale a pena escolher. Porém o importante é optar por atividades que agreguem conhecimento, seja acadêmico ou profissional.

Sendo assim, pense em como você pode aumentar suas habilidades e observe aquilo que fará diferença no seu currículo. Escolha tarefas que despertem seu interesse e tenha tempo para se dedicar a elas. Nos tópicos a seguir vamos listar algumas opções possíveis.

Não se esqueça de que as atividades complementares online têm a mesma validade, desde possuam certificados, que aquelas realizadas presencialmente. Portanto, sempre opte pelo formato que melhor atenda suas necessidades e que ajude você a aproveitar por completo o conteúdo escolhido. 

 

1. Cursos de capacitação

Cursos de capacitação são formações presenciais ou a distância que qualificam você a atuar em determinada função profissional. Eles são ótimas opções para complementar o conhecimento adquirido na faculdade, pois trazem conceitos mais práticos. Isso é um diferencial na hora de buscar um estágio ou emprego.

Aqui no Educamundo temos mais de 1.200 cursos online com certificado opcional em diversas áreas. Você escolher um ou mais programas para aumentar suas habilidades perante o mercado de trabalho. Algumas opções são:

2. Trabalho voluntário

Estudos e reportagens mostram que fazer trabalho voluntário ajuda na hora de procurar emprego. O motivo é que os recrutadores vêm a pessoa como alguém proativo e preocupado em fazer a diferença na sociedade. Características que são prezadas pelas companhias.

Além disso, o trabalho voluntário também é uma chance de você colocar em prática o que aprendeu na faculdade ao mesmo tempo em que ajuda outras pessoas. Sendo assim, dê a si mesmo a oportunidade de viver essa experiência.  

Aqui no portal temos um curso online sobre Voluntariado Corporativo, que fala da importância dos trabalhos sociais. Vale a pena dar uma olhada para entender melhor o assunto.

Você pode procurar vagas de trabalho voluntário no Brasil em ONGs, com a prefeitura da sua cidade ou acessando site específicos. Neste caso, duas boas opções são o Transforma Recife, voltado para a capital pernambucana, e o Atados, que traz vagas em São Paulo. 

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

3. Organização de eventos acadêmicos

Trabalhar na organização de eventos acadêmicos é uma ótima maneira de adquirir conhecimento prático, assim como ampliar seu aprendizado acadêmico. Afinal você pode ouvir as palestras, debater ideias e conversar com os pesquisadores do evento. Só não se esqueça de pedir a certificação com a carga horária ao final da atividade.

Ah, caso você não faça ideia de como organizar um evento, nós do Educamundo temos um curso específico sobre o assunto. Saiba mais em Curso Online Organização de Eventos. O mais legal é que já dá para usar o curso como um tipo de atividade complementar.

Como citamos ao longo do artigo, existem diversas opções de atividades que você pode fazer durante o período universitário. Aqui citamos três delas que trazem vários benefícios para sua formação acadêmica, tanto em termos de conhecimento teórico como na prática para o mercado de trabalho. Portanto não perca tempo e escolha aquelas que mais chamaram sua atenção.

Também não deixe de se inscrever aqui no Educamundo e se qualificar com nosso cursos online. Investindo apenas R$ 79,90 uma vez ao ano é possível ter acesso a todos os conteúdos do Pacote Master. Ou seja, dá para escolher os cursos que citamos e vários outros.

Pesquisar