A atualização profissional é parte integrante de qualquer carreira, independente do segmento de mercado. Todos os dias surgem novas informações e inovações capazes de criar uma reviravolta nos processos. Para lidar da melhor forma possível com todas as novidades, a atualização torna-se essencial. É preciso estar preparado para mudanças e adaptações. Funcionários atualizados não conquistam somente novos conhecimentos, mas também novas oportunidades profissionais, remunerações mais atrativas e melhores condições de trabalho. Alguns optam por cursos online, outros preferem participar de workshops, por exemplo. Há também aqueles que gostam de colecionar cursos gratuitos no currículo. Mas uma coisa é certa: é preciso sair da zona de conforto.

Para você que está pensando em se atualizar nas áreas que gosta, temos boas novas. Elaboramos este artigo mais do que completo citando bons motivos pelos quais você deve se atualizar. Além disso, mostramos também os principais caminhos que devem ser seguidos rumo à atualização profissional. Acompanhe conosco e comece, desde já, a se preparar. Boa leitura!

Por que devo me atualizar profissionalmente?

Sair da zona de conforto lhe trará muitos benefícios, começando pela valorização profissional. Além disso, a satisfação pessoal – proporcionada principalmente pelas novas oportunidades que podem surgir – é mais do que certa. Mas as vantagens vão muito além.

Vantagens da atualização profissional

Veja a seguir 5 grandes benefícios vivenciados por profissionais que fazem cursos de atualização profissional, principalmente nas áreas que mais gostam. As dicas são válidas tanto para quem não possui formação específica quanto para quem já traz cursos tecnicos no currículo.

Networking

Profissionais atualizados tendem a manter sua rede de contatos sempre ativa - o que contribui positivamente para o fortalecimento do networking. Se você não sabe ainda o que é networking, vale anotar a explicação: ao pé da letra, significa uma rede de contatos profissionais que são diariamente cultivados, a fim de que o indivíduo seja sempre lembrado. A ideia é que suas habilidades e competências estejam sempre visíveis para os contatos certos. As mídias sociais são excelentes ferramentas, além de bem acessíveis.

Quando você participa de cursos profissionalizantes, por exemplo, é natural que os contatos permaneçam ativos, uma vez que você poderá trocar experiências e tirar dúvidas com pessoas que pertencem à sua área de atuação. Um bom networking também pode render boas parcerias de negócios: quase sempre há alguém que possui ideias, planos e projetos similares ao seu. Basta alinhar os interesses e seguir em frente.

Destaque entre os concorrentes

Sabemos que o mercado de trabalho está cada dia mais acirrado. Neste cenário, destacam-se aqueles candidatos com mais qualificação, ou seja, investir em cursos de atualização profissional é quase que obrigatório. Profissionais atualizados têm acesso às melhores oportunidades, cargos e salários – além de estarem qualificados para grandes desafios.

Uma boa dica de qualificação para quem não possui muitas horas livres para se deslocar até uma escola tradicional é investir em cursos online com certificado. O Enfoque Capacitação, por exemplo, é um dos portais com maior leque de cursos EAD, em dezenas de áreas. É possível atualizar-se com cursos na área de Meio Ambiente, Educação Infantil, Administração, Comunicação e Marketing e muito mais. São mais de 20 áreas.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Preparo para imprevistos

Quando um indivíduo busca por atualização profissional, coleciona informações diversas, nas mais variadas áreas. É possível, também, ficar por dentro dos principais eventos, congressos e workshops importantes em seu segmento. Uma vez atualizado e munido de todas estas informações, sente-se ainda mais preparado para lidar com imprevistos e solucionar eventuais problemas. Caso seus planos não saiam como esperado, o conhecimento extra também auxiliará na busca pelas soluções mais adequadas à situação.

Dica: existem alguns cursos online que ajudam o profissional a traçar de forma satisfatória suas ações. Um bom exemplo é o curso online Planejamento Estratégico, que aborda questões relacionadas ao planejamento de curto, médio e longo prazo, criação de metas e de prazos e elaboração de cronogramas. Estes conhecimentos são essenciais para a formação profissional, seja qual for o segmente de atuação.

Especialização

Para que o profissional obtenha níveis mais altos de habilitação profissional é necessário investir em especialização. Apesar de muitos apostarem em especialização profissional através de cursos tecnicos, graduação e pós-graduação é possível investir em qualificação através de cursos de atualização profissional a distância: basta escolher a carga horária ideal para seus planos.

Aqui no Enfoque Capacitação todos os cursos a distância possuem cargas horárias que variam de 5h à 360h, cabendo ao inscrito optar pela que mais se adequa às suas necessidades. Além disso, é possível solicitar o certificado de conclusão. Consulte nossos cursos de atualização profissional disponíveis.

Acúmulo de conhecimento

Um bom profissional deve ir bem mais além do que os cursos profissionalizantes. Ele deve demonstrar e possuir real interesse em conhecimentos gerais. Acompanhar as notícias de jornais e revistas é indispensável para o acúmulo de conhecimento sobre tópicos relacionados à política, economia, meio ambiente, dentre outros. Este pode ser um grande diferencial em relação aos profissionais que atuam na mesma área.

Além do noticiário diário, é interessante que o indivíduo possua plenos conhecimentos em um segundo ou terceiro idioma. Além de elevar suas chances profissionais, poderá se informar através de fontes internacionais, fortalecendo ainda mais o seu nível de conhecimento geral. Existem bons cursos EAD para quem não domina outros idiomas, como o curso online Inglês Básico, por exemplo, que traz o necessário para quem ainda não possui muito contato com a língua inglesa.

Como posso me atualizar?

Vamos falar sobre as possibilidades de atualização profissional? Você pode possuir cursos tecnicos em seu currículo, ou até mesmo graduação e pós-graduação, mas não há como negar: conhecimento nunca é demais. Relacionamos para você algumas formas de atualizar os seus conhecimentos e se destacar ainda mais no mercado de trabalho. Veja só:

Cursos de atualização profissional

1. Visite feiras de emprego

As feiras de emprego não são direcionadas apenas à disponibilização de vagas de emprego. Além das vagas, estes eventos oferecem outros serviços profissionais como dicas para entrevista, cursos gratuitos de 1 dia, elaboração de currículo e, principalmente, palestras relacionadas ao mercado de trabalho. Aproveite que as palestras nestas feiras são em sua grande maioria gratuitas e absorva o máximo de informações possível.

Dica: para testar se o seu currículo segue atrativo para os contratantes, que tal fazer uma experiência? Entregue algumas cópias e aguarde o feedback das empresas. Caso seja negativo, talvez esteja na hora de focar com mais intensidade na qualificação profissional.

2. Participe de congressos e workshops

Os profissionais que participam frequentemente de congressos, workshops e seminários vão em busca das últimas novidades e tendências relacionadas às suas áreas de atuação. Muitas vezes, as informações e descobertas são tão recentes que são repassadas por palestrantes de fora do país. Comparecer a eventos deste tipo conta muitos pontos para quem está se atualizando profissionalmente, além de valorizar de forma considerável o currículo.

Outro ponto positivo dos congressos é que existem muitos profissionais buscando por parcerias e sociedades. Além de obter bons contatos e conhecimento, quem sabe você sai do evento com uma parceria próspera e duradoura? Vale considerar a participação.

3. Faça cursos online com certificado

Há quem pense que apenas por ter concluído cursos técnicos ou superiores não é necessário se preocupar mais com estudo. Ledo engano. Mesmo quem possui um bom currículo deve investir em cursos de atualização. Como sabemos, a rotina atual é bem mais corrida do que a de antigamente, às vezes tornando impossível frequentar cursos regulares. Para quem não possui tanto tempo disponível, vale se atualizar através de cursos online com certificado.

Além de lhe preparar para enfrentar os novos desafios profissionais que surgem a cada dia, a atualização com cursos a distância oferece mais chances de empregabilidade, fortalecem a competência no exercício da profissão, oferecem uma visão estratégica do mercado e, principalmente, contribuem com a ascensão profissional.

Ao optar pela instituição de ensino na qual realizará os cursos EAD, você deve levar em conta alguns fatores, como:

- AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem): o ambiente virtual deve possuir design e layout limpos, com informações de fácil acesso e acima de tudo, organizadas.  Espera-se que os conteúdos sejam distribuídos em módulos e capítulos, facilitando o acesso às informações.

- Suporte: uma boa plataforma de cursos a distância deve oferecer suporte total aos alunos. Muitas delas não disponibilizam informações como e-mail, telefone e Facebook de forma transparente, o que dificulta a busca por soluções e respostas para dúvidas.

- Conteúdo de qualidade: oferecer um bom conteúdo, de qualidade e exclusivo é primordial em um curso online. Espera-se que os materiais sejam elaborados por equipes de pedagogia altamente capacitadas, oferecendo informações de valor e realmente relevantes aos alunos. Trata-se, inclusive, de mais um ponto que deve ser analisado em cursos gratuitos. Geralmente, plataformas grátis não possuem o mínimo de compromisso com os alunos. Não precisamos nem dizer o quão comprometida é a qualidade destes cursos a distância, não é mesmo?

- Certificados: o principal motivo que leva os profissionais a buscarem por cursos de atualização é a possibilidade de certificação dos conhecimentos adquiridos. Porém, é preciso ficar atento. Algumas plataformas de cursos gratuitos prometem certificados rápidos, muitas vezes até mais rápidos do que os próprios cursos online, o que não é um bom sinal. Não é uma regra geral, mas muitos destes certificados podem não ser aceitos pelos contratantes, o que resulta em uma grande dor de cabeça para ambas a partes. Também é preciso saber como os certificados são entregues: além da versão impressa, é recomendado que você também tenha acesso à versão digital. Aliás, as insituições mais sérias disponibilizam as duas opções aos inscritos, atendendo tanto à quem precisa do certificado físico como à quem prefere e versão digital. Tende as duas versões, as chances do seu certificado ser contestado é zero. Afinal, falsificar certificados hoje em dia é muito simples.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

4. Abuse das redes sociais

Temos à nossa disposição quase uma dezena de redes sociais bem populares no país, que podem ser utilizadas para inúmeros fins que vão muito além de acompanhar a vida alheia. No Facebook, por exemplo, é possível participar de grupos de estudo relacionados à sua área de atuação e, através deles, obter dicas, informações, participar de discussões e, principalmente, dar e receber dicas profissionais.

As vantagens de se manter conectado não são somente as colocadas acima: participando dos grupos certos você pode ter, inclusive, acesso a boas oportunidades de emprego, palestras e workshops, cursos gratuitos, dentre outros. Outra rede social indispensável para profissionais que pensam em se destacar no mercado é o Linkedin, rede específica para contatos profissionais. Além de disponibilizar o seu currículo para todas as suas conexões, recebe atualizações de headhunters, profissionais de RH e empresas que estão em busca de novos talentos para seus quadros operacionais.

É uma realidade: as empresas, sejam públicas ou privadas, dão preferência aos profissionais que se preocupam com o seu desenvolvimento profissional. Além disso, em caso de empate em um processo seletivo, por exemplo, sai na frente o candidato que possui um currículo recheado de bons cursos de atualização relacionados à sua área de atuação.

Tendo a vista a disputa mais do que acirrada às vagas de emprego, muitos recrutadores acabam ficando em dúvida sobre qual é o melhor perfil para aquela necessidade. Em caso de empate, por exemplo, o departamento de Recursos Humanos acaba avaliando habilidades e qualificações relacionadas a idiomas e aprimoramento profissional. Esta cena reforça ainda mais a máxima de investir em cursos profissioanalizantes, visando maior destaque entre os concorrentes, conquista de melhores oportunidades e, consequentemente, formação de uma carreira profissional de destaque.

Agora que você já anotou todas as nossas dicas, que tal iniciar um novo curso online de atualização profissional? O Enfoque Capacitação possui diversos cursos, pelos quais já passaram mais de 160 mil alunos. O nosso grande diferencial, sem sombra de dúvidas, é o sistema de matrícula: diferente do que ocorre em outros portais, no Enfoque Capacitação você investe - uma única vez - o valor de R$69,90. A partir da inscrição, você terá acesso a todos os cursos do portal, pelo prazo de 1 ano. As oportunidades de qualificação são enormes, em áreas como Administração, Saúde, Educação, Idiomas e muito mais.

Comece a mudar a sua trajetória profissional hoje mesmo. Faça sua inscrição em nosso portal e junte-se ao time do Enfoque Capacitação. Caso possua alguma dúvida relacionada ao processo de inscrição, conteúdo, certificados de conclusão ou cargas horárias, não hesite em deixar um comentário logo abaixo. Bons estudos e nos vemos em breve!