Entender a carga horária de um curso, sua metodologia, o conteúdo programático e tudo que faz parte da modalidade a escolha são fatores essenciais que todo aluno deve se atentar. Não basta pensar apenas na área que deseja seguir, é preciso tomar boas decisões para estudar com total eficiência e disciplina. Como você já deve imaginar, existem muitos tipos de cursos que se alteram quanto ao formato e demais características. Eles podem ser tanto presenciais quanto cursos online, a tendência que vem atraindo milhões de pessoas no país. Além disso, mudam conforme as metas de cada interessado: uma versão pode ser interessante para um, mas,para outro, não.

Tanto por esses e demais fatores, é necessário pesquisar e se informar bastante antes de escolher a modalidade e o método de ensino que mais se encaixa em seus planos. Neste artigo, vamos especificar o fator que deve sempre ser levado em consideração: a carga horária. Ela nunca segue um padrão e você deve ficar de olho.

Assim, seguindo todas as normas, é possível assimilar um ótimo conteúdo e se certificar com competência. Entender o valor do tempo e usar as melhores estratégias são boas táticas para otimizar e organizar tudo. Confira os dados que iremos apresentar, leia as dicas e siga um ótimo caminho em sua formação profissional e pessoal.

Carga horária: fique por dentro e faça sua escolha

O valor do tempo

Antes de começar a falar sobre os principais cursos e suas respectivas cargas horárias, é importante que você tenha em mente o valor do tempo antes de pensar e refletir em qual é o método mais indicado para seus planos. Hoje em dia, estamos cada vez mais atarefados e com vários compromissos. O trabalho é o maior deles, paralelo aos momentos de lazer, obrigações em casa e, claro, estudos. Para conquistar muitas de nossas metas, é necessário se atualizar sempre em qualquer etapa.

Se você acabou de terminar o ensino médio, é importante começar a escolher qual faculdade deseja cursar, com uma opção que lhe chame atenção e seja realmente o ramo que quer seguir. Para quem é formado, porém, vem aquela dúvida: investir em uma pós-graduação, fazer intercâmbio, apostar em outra graduação... Já para os que preferem fazer cursos técnicos ou profissionalizantes, o dilema é se deve pensar em uma área específica ou continuar fazendo cursos livres de aperfeiçoamento e atualização, entre muitos outros casos. Você pode estar em algum desses grupos, com muitas questões e sem saber qual rumo seguir.

Bom, nossa dica para esse caso é pensar na organização, sobretudo de seu tempo. Apenas você conhece suas obrigações e pode avaliar o limite ideal para cada coisa. Quem tem um trabalho muito maçante e que vai além da carga horária convencional, fica mais difícil fazer uma faculdade. Por outro lado, quem está desempregado pode não ter dinheiro para investir na graduação, mas dá para recorrer a alternativas mais econômicas e flexíveis, como cursos online livres.

Das duas formas, é preciso pensar bem e fazer um bom cronograma antes de escolher a carga horária de curso que dará certo e se encaixará em seus planos. Além disso, é sempre bom saber como funciona a avaliação final para conseguir uma certificação qualitativa. A partir daí, você dinamiza seu tempo e faz valer a pena seus estudos, conhecendo detalhadamente a carga horária mínima exigida para cada modalidade de ensino, como ela influência na prova para conseguir o comprovante de conclusão, entre outras normas e parâmetros.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Carga horária de graduação

A ''faculdade'' propriamente dita tem várias características e peculiaridades. A duração, nesse caso, oscila bastante, mas geralmente vai de 4 a 5 anos para grande parte das opções. Algumas, principalmente aquelas ligadas à saúde, ainda pedem estágios e atividades para contar como horas complementares. De qualquer forma, a graduação é altamente popular e um sonho para muita gente.

Quando se trata de carga horária, segundo o Ministério da Educação, há vários grupos, sendo o mínimo de 3 anos com pelo menos 2400 horas a serem cumpridas, até o máximo de 6 anos, composto pela grade de até 7200 horas. O número ainda pode oscilar entre essas duas variáveis e mudar conforme o curso. Há tipos de 3600 e 4000 horas também.

É bom esclarecer que, por seguir os parâmetros e precisar necessariamente contar com o aval e reconhecimento do MEC, tanto a graduação presencial convencional quanto a faculdade a distância devem se enquadrar nessa carga horária de curso. Portanto, não vá achando que a metodologia dos cursos a distância é mais simples, fácil e rápida, muito pelo contrário, só muda o fato de ser remoto e acabar otimizando seu tempo.

Carga horária de pós-graduação

Já a carga horária da pós-graduação, conhecida também como curso de especialização, é dúvida para muita gente. Alguns indivíduos pensam que não há mínimo, o que não confere. O MEC é claro ao afirmar que também é preciso cumprir um período mínimo de estudo nessa modalidade.

Sendo assim, de acordo com o órgão, a pós-graduação latu sensu presencial ou a distância deve ter duração mínima de 360 horas, sem contar trabalhos, atividades de horas complementares ou qualquer outro projeto. Além disso, ela pode ser elevada dependendo da necessidade do curso.

Carga horária de cursos de extensão

Cursos de extensão, aqueles que são ministrados por universidades para alunos em graduação, se encaixam em propostas mais flexíveis e dinâmicas quanto a carga horária. O MEC revela que ''os cursos de extensão não apresentam requisitos, como acontece com os cursos de graduação, nos quais os candidatos precisam ter concluído o ensino médio ou equivalente e ter sido selecionados por meio de processo seletivo. Além disso, os cursos de extensão não podem emitir diploma, mas certificados''.

Sendo assim, são semelhantes aos cursos de modalidade livre, pois não seguem uma grade fixa e se alteram conforme a duração. Um estudante pode realizar um curso de extensão de 10 horas e se certificar por esse tempo. Como visam agregar conhecimento e atuar como complementos da graduação, os cursos de extensão são oferecidos, quase sempre, para universitários que visam ir além da matéria abordada na sala de aula ou aqueles que querem direcionar sua carreira para uma área de interesse.

cursos online

Carga horária de cursos livres

E quanto aos cursos livres? Eles também têm uma carga horária padrão, principalmente aqueles cursos online com certificado que você pode estudar remotamente? Bom, esse é o foco do nosso artigo e você precisa ficar bem ligado quanto a essas opções.

Como o próprio nome já indica, por se tratarem de propostas livres e mais independentes, esses cursos não precisam do aval do MEC para serem ministrados pela instituição em questão. Ainda nessa linha, não tem uma carga horária de curso padrão que precisa ser cumprida necessariamente: são várias possibilidades que mudam de acordo com os interesses e objetivos do aluno que precisa de um certificado, sobretudo quanto se trata da aprovação final.

A maioria das escolas de credibilidade e qualidade divulgam cursos livres com duração mínima de 5 horas para a certificação. Já o máximo costuma chegar a 360 horas, como acontece no Enfoque Capacitação. Os cursos online seguem conceitos bem específicos. Assim que começa a estudar, o aluno tem acesso ao material do curso escolhido na íntegra, com todos seus parâmetros e abordagens, ou seja, pode contar com todo o conteúdo abordado passo a passo, sem restrições.

No portal a carga horária é definida no momento da avaliação de proeficiência. Antes de realizar a prova, o aluno deverá escolher a carga-horária entre 5 e 360 horas. O que muda é que, quanto maior a carga, maior o número de questões. Ou seja, quanto maior a carga-horária escolhida, maior deve ser a dedicação ao curso.

É importante salientar que essa flexibilidade é bem vantajosa quando comparamos a carga horária dos cursos livres online com as demais alternativas. Na graduação e na pós, você deve seguir as regras de modo indispensável, caso contrário, não se formará. Já nas modalidades dispostas no Enfoque Capacitação, por exemplo, você tem o total domínio sobre seus estudos, com todo o conteúdo à disposição e a possibilidade de escolha do melhor tempo para ser avaliado. Você pode estudar com todo o material e, ao final, optar por aquele que será mais proveitoso em seus objetivos.

Opte pelos cursos online

A versatilidade quando se trata do tempo nos cursos EAD de modalidade livre é uma vantagem essencial que chama atenção de muitos alunos. Enquanto em grande parte das versões presenciais as alternativas são de 40 e 80 horas (e, mesmo assim são extremamente competitivas e nem sempre de boa qualidade), nos cursos online com certificado você pode aprender de acordo com suas necessidades, sem seguir padrões obrigatórios e estabelecidos.

Você pode realizar um curso de atualização, aperfeiçoamento ou capacitação, optando por aquele que se integra melhor a sua meta. No primeiro caso, uma empresa pode solicitar que o funcionário estude para se modernizar a respeito de determinado ramo e, desse modo, exigir quantas horas são necessárias para que o mesmo apresente um certificado.

Já no caso do aperfeiçoamento, geralmente fica a critério do interessado. É preciso entender detalhadamente do assunto abordado ou apenas ter uma base? Uma boa estratégia, se houver dúvidas, é focar sempre na média ao ser avaliado. No caso das cargas horárias dos cursos online com certificado do Enfoque Capacitação, por exemplo, 180 horas é uma proposta interessante. Basta informá-la assim que começar a prova e, claro, estar preparado para colocar todo o conhecimento assimilado em prática. 

Por fim, se você quer fazer cursos livres de capacitação para compreender um novo tema ou agregar o aprendizado a seu currículo, é melhor ir até o máximo e se desafiar para ver se todo o conteúdo foi realmente aproveitado. Pense em um curso de Excel, por exemplo, tão essencial para diversas áreas no mercado de trabalho. Ao optar por estudar com os cursos a distância do Enfoque Capacitação, você pode ir até a última alternativa: 360 horas - para compreender o uso teórico e prático de todas as ferramentas disponíveis no programa. 

Sendo assim, já que você dedicou tanto tempo para estudar online durante meses, por que não pensar em ir até o limite, escolhendo a avaliação na carga horária total? É claro que, com muitas questões, seu empenho aumentará. Mas, por outro lado, ao final você se sentirá preparado e satisfeito com os resultados, tanto para receber seu certificado, que mostra todas as 360 horas dedicadas nesse curso, quanto no conhecimento e domínio que terá ao manipular o software com segurança e eficiência. 

Com essas dicas, fica mais claro saber qual se adere melhor a suas perspectivas. Frisamos os cursos EAD livres porque eles têm ótimas vantagens em comparação aos presenciais, tanto pelo poder de escolha mais versátil e autônomo quanto pelo conforto ao estudar online e no ambiente que você quiser, ter mais tempo – sem precisar se locomover a uma escola e frequentar uma sala de aula –, ficar mais seguro e ainda ter em mãos um comprovante que pode usar para as mais variadas metas.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Certificados de cursos livres: aproveite ao máximo

Pouca gente sabe que, além de serem ótimas e otimizadas formas de aprendizado, os cursos livres online contam com certificados que podem ser utilizados de muitas maneiras. Conforme já abordamos, o objetivo de cada curso fica por sua conta, seja para se atualizar, aperfeiçoar ou se capacitar em determinada área. Ainda, é importante dizer que sua certificação pode ser aprensentada em várias ocasiões, confira as principais: 

  • Horas complementares na graduação: os cursos livres, sobretudo os cursos a distância, podem atuar como auxiliares a sua graduação, assim como os de extensão. Muitas universidades aceitam seus certificados como horas complementares em atividades além da metodologia padrão.
     
  • Prova de títulos em concursos públicos. Nesse caso, é bom checar qual a carga horária mínima exigida (grande parte é de 20 horas) antes de anexar seu comprovante para ficar bem na classificação e conseguir a vaga dos seus sonhos.
     
  • Progressão de carreira. Processo ao qual grande parte dos servidores públicos realiza. Uma vez que a progressão traz aumento salárial a diversas carreiras do funcionalismo público. Em alguns casos também é adotado por empresas privadas. Na progressão de carreira, a carga horária do curso deve corresponder as exigências do local de trabalho, seja público ou privado.
     
  • Parte fundamental de seu currículo/portfólio. Imagine estudar online por meio de cursos EAD e aprender novos idiomas, compreender os principais aspectos de um campo até então desconhecido ou ficar craque naquele software que parecia difícil de aprender? Pois é, isso tudo é perfeito para suas competências e dá um plus no seu currículo ao apresentar para as empresas.

Essas são apenas algumas ideias. Assim que você decide fazer um curso e fica ciente de sua carga horária, termina-lo e ser aprovado nas avaliações finais é uma verdadeira conquista. O tempo, claro, conta muito e faz a diferença em seu planejamento, mas, sendo pouco ou muito, é preciso ver toda opção como válida e bem vinda para sua formação. Aprender coisas novas e se qualificar nunca é demais, pense nisso.

Agora que você já conhece está por dentro do assunto, que tal começar a botar a mão na massa e escolher as melhores alternativas para seus estudos? Não deixe de lado as vantagens do Enfoque Capacitação e inscreva-se já para ter a sua disposição centenas de cursos online com certificado de mais de 20 áreas distintas.

O sucesso dos cursos a distância do portal é tanto que mais de 160 mil alunos atestam sua qualidade, credibilidade e benefícios. O maior deles começa logo na inscrição: você investe apenas R$ 69,90 para ter a sua disposição todos os cursos online por um ano. Não há cobrança de mensalidades e nem de valores absurdos. O responsável pelos seus estudos é você, com total autonomia e ótimas ferramentas auxiliares. Não dá para perder tempo e deixar essa oportunidade passar, não é mesmo?

Ah, além disso, aproveite para comentar nosso artigo e compartilhar muito. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Até mais.