Home / Blog / Idiomas / Como aprender inglês sozinho: dicas infalíveis e matadoras. Confira!
  • 16/10/2023

Como aprender inglês sozinho: dicas infalíveis e matadoras. Confira!


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
professora escrevendo em prancheta e conversando pelo computador em um sala com quadro branco atrás com várias palavras em inglês

Aprender um novo idioma é uma habilidade valiosa, e se você está se perguntando "como aprender Inglês sozinho", veio ao lugar certo. Em um mundo cada vez mais globalizado, dominar a língua Inglesa pode abrir portas para oportunidades acadêmicas, profissionais e culturais. Felizmente, nunca foi tão fácil aprender Inglês por conta própria, graças à vasta quantidade de recursos disponíveis.

Este artigo é destinado a quem deseja navegar por esse caminho de autodidatismo e deseja conhecer estratégias infalíveis e matadoras para o aprendizado eficaz do Inglês. Aqui, vamos compartilhar uma série de dicas que vão desde como manter a motivação, como organizar seu tempo de estudo, até como aproveitar ao máximo os recursos tecnológicos à sua disposição.

Além disso, também vamos falar sobre a importância de ter um amplo vocabulário em Inglês, assim como da importância de dar uma atenção especial à gramática em Inglês. 
Se você está em busca de aprimorar suas habilidades linguísticas, se preparar para um teste de proficiência ou simplesmente quer adquirir um novo conhecimento, saiba que é totalmente possível aprender Inglês sozinho. 

Continue lendo e descubra o passo a passo para tornar essa jornada mais tranquila e, acima de tudo, eficaz.

Como aprender Inglês sozinho em 6 super dicas!

Aprender Inglês por conta própria pode parecer uma tarefa assustadora no início, mas, com as estratégias corretas, você pode tornar o processo mais fácil e eficaz. 

Então, se você quer saber como aprender Inglês sozinho, aqui estão algumas dicas infalíveis e matadoras para ajudá-lo nessa jornada:


1. Aprofunde o vocabulário em Inglês

Quanto mais você aumentar seu vocabulário em Inglês, mais desenvolverá  fluência no idioma. Faça isso da maneira que for melhor para você aprender:

  • faça listas de novas palavras;
  • utilize post its e espalhe por lugares estratégicos, com as palavras que quer assimilar;
  • use as palavras novas em conversas — mesmo que consigo mesmo/a;
  • sempre que aprender uma palavra nova, tente associá-la a outras, assim como a estruturas gramaticais, como frases completas.

Não é difícil aumentar o vocabulário em Inglês, apenas não tenha pressa em aprender tudo ao mesmo tempo. Defina uma quantidade de palavras para aprender em determinado período de tempo e trabalhe com elas, sem exageros para evitar frustrações e desinteresse pelo aprendizado do idioma. 

Crie listas por classes gramaticais

Para aprender, assimilar e aprofundar o vocabulário em inglês, você pode criar listas por classes gramaticais ou por categorias.
Por exemplo: crie uma lista de verbos que já conhece e vá adicionando outros conforme for aprendendo. Você pode criar listas de:

  • substantivos
  • adjetivos
  • cores
  • família
  • alimentos etc.

2. Estude gramática em Inglês

​​​​​​​Há opiniões divergentes entre especialistas sobre a aprendizagem da gramática em Inglês. No entanto,  como já dissemos, dependendo do seu objetivo, será necessário sim, focar nesse elemento. 
Digamos que você estude Relações Internacionais e que sua carreira o direcione para altos cargos em embaixadas e consulados. Inglês será o primeiro idioma que precisará dominar — e com excelência, devido à natureza desses tipos de organizações. 

Seu Inglês precisará ser impecável e você deverá saber usar o idioma da forma correta. Sendo assim, precisará sim, aprender tudo sobre gramática em Inglês. 

3. Treine fazendo exercícios em Inglês

​​​​​​​Fazer exercícios em Inglês é também uma excelente maneira de aprender cada vez mais o idioma por conta própria. 
Além de aprender a usar a gramática, os exercícios em Inglês também ajudam a aumentar o vocabulário, uma vez que sempre aparecem palavras novas. 

4. Faça um curso online de inglês​​​​​​​​​​​​​​

​​Há uma infinidade de recursos online para aprender Inglês. Um desses recursos são cursos de Inglês online, na modalidade de autoaprendizagem. Eles proporcionam tudo que você precisa para aprender o idioma: dicas, gramática, exercícios em Inglês e todo o necessário para que você inicie sua jornada no aprendizado do idioma. 

Além disso, oferecem flexibilidade, ou seja, você consegue estudar em seu tempo livre, não comprometendo seu trabalho ou outros compromissos e atividades. 

5. Assista a filmes legendados

​​​​​​​Você pode não gostar de filmes legendados, mas não tem ideia do quanto eles ajudam de diferentes formas. Você aprende:

  • pronúncia;
  • o uso coloquial do idioma;
  • expressões idiomáticas e gírias.

Além de tudo isso ainda treina o listening (ouvir) e, com o tempo, começa a identificar se a legenda diz mesmo o que o personagem fala — é surpreendente porque nem sempre o que é traduzido é o que foi realmente dito.

6. Aprenda letras de músicas em Inglês

​​​​​​​É possível aprender Inglês com letras de música? Sim, totalmente. Além de ser uma forma descontraída e leve de assimilar vocabulário e pronúncia. 
No entanto, é preciso ter cuidado ao tentar a tradução, pois música tem a liberdade poética, então nem sempre segue as normas padrões da língua, além de apresentar trechos que nem sempre fazem sentido.

 Para finalizar!​​​​​​​

Tente integrar o Inglês à sua vida diária tanto quanto possível. Isso pode ser feito assistindo filmes ou séries em Inglês, ouvindo música ou podcasts, lendo livros e artigos, ou até mesmo mudando o idioma do seu telefone ou computador para o Inglês.
Você pode também inserir o que sabe em sua rotina. Por exemplo: quando chegar ao fim do dia e você terminar sua rotina de trabalho/estudos, pense: “I’m tired” (estou cansado/a), “I need a shower” (preciso de um banho) etc. 
Além disso, assegure-se de praticar todas as quatro habilidades do idioma - leitura, escrita, audição e fala. Cada uma delas reforça a outra, levando a um melhor aprendizado geral.
Também não tenha medo de cometer erros, eles são parte essencial do processo de aprendizado. Não tenha medo de se arriscar e cometer erros - eles são oportunidades para aprender e melhorar.
Lembre-se, cada pessoa tem seu próprio ritmo de aprendizado e o que funciona melhor para uma pessoa pode não funcionar tão bem para outra. 
Portanto, experimente diferentes métodos e recursos até encontrar o que funciona melhor para você. ​​​​​​​
Agora que tem algumas super dicas de como aprender Inglês sozinho, encare o desafio de aprender o idioma!]​​​
Aproveite outra super dica que temos para você neste artigo: Curso de inglês online: um segundo idioma é um diferencial em sua carreira.

Pesquisar