Uma empresa que não investe em comunicação e marketing tem mais dificuldade para obter os resultados esperados em diferentes âmbitos. A falta de estratégias nessa área prejudica o relacionamento interno e com o cliente, a popularização da marca, o reconhecimento do mercado, as vendas e, consequentemente, a lucratividade, entre outros.

Valorizar uma boa gestão de marketing e de comunicação se tornou missão de empresas de qualquer nicho e de todos os portes que desejam crescer. Por essas e outras que hoje há um leque imenso de possibilidades para os profissionais da área, tanto para trabalhar em setores específicos nessas corporações quanto em empreendimentos próprios.

Apesar de inúmeras alternativas de atuação, o mercado é concorrido e desleal - ganha mais notoriedade quem possui diferenciais, como a qualificação em um bom curso de comunicação e marketing. O aprendizado constante é primordial para estagiários e profissionais já atuantes nesse segmento, e os cursos online com certificado podem ser uma peça-chave para deixar o currículo mais atraente de forma prática.

Vamos falar hoje sobre o Curso Online Comunicação e Marketing, lançado pelo Enfoque Capacitação. Formulado por um setor pedagógico exclusivo do portal, conta com materiais conceituados e atualizados, além de exercícios modulares para testar os conhecimentos ao longo dos estudos.

Não perca sua chance de se tornar um expert neste tema, desbravando conceitos de marketing digital, de relacionamento, de conteúdo, comunicação interna, merchandising, jornalismo, publicidade, relações públicas, e demais tópicos preponderantes. Acompanhe nosso artigo e perceba que há muito para aprender em nossos cursos online com certificado da área de comunicação e marketing.

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Vantagens de investir em comunicação e marketing

É importante começarmos a falar da importância do setor de comunicação e marketing não só em tempos de “vacas gordas”, mas também quando a crise econômica bate à porta. No Brasil temos vivenciado altos e baixos na economia, o que faz com que as empresas façam modificações em seus planos.

Infelizmente, muitas vezes, as empresas não pensam duas vezes antes de cortar investimentos na área de comunicação quando a situação aperta. Apesar da necessidade de uma gestão de marketing ser um tema recorrente atualmente, ainda há uma resistência em investir pesado nesse segmento e em acreditar nele como algo indispensável para o sucesso dos negócios.

Saem os profissionais de comunicação e marketing e ficam somente os gestores, que devem pensar sozinhos em soluções estratégicas para alavancar os números. Especialistas não indicam esse trâmite, sobretudo quando há uma crise instalada. Ações de marketing são necessárias principalmente quando a empresa está em decadência, todavia, a sugestão é que a empresa faça um planejamento estratégico dinâmico e bem coerente.

Traçar metas possíveis é o primeiro passo. Sonhar muito alto é ruim até mesmo para grandes empresas. Depois vem a criação de um plano de marketing, convocação das equipes; divisão de tarefas; alinhamento de informações, metas, missões, valores, estratégias, etc; análise e acompanhamento de resultados; atendimento e pós-atendimento; gerenciamento de crise; entre outras atividades cruciais.

Todo esse trabalho traz inúmeros benefícios para a saúde organizacional e para a imagem da empresa. Selecionamos as principais vantagens que um curso de comunicação e marketing e um planejamento estratégico podem trazer ao dia a dia de profissionais da área na prática:

  1. Evita-se estresse desnecessário: um plano de comunicação e marketing bem traçado elimina muitas chances de erro, que nos fazem voltar atrás, mudar estratégias, começar do zero, enfim, perder tempo. Um bom planejamento, feito com cautela e olhar crítico, ajuda a empresa a ir direto ao ponto.

  2. Gasta-se menos: falamos acima que um plano ruim faz com que haja perda de tempo, não é mesmo? Mas além disso, ideias fracas podem representar um alto custo à toa para a empresa, pois não trará resultados. Os profissionais que ficaram horas se dedicando a esse projeto poderiam fazer outras tarefas muito mais promissoras.

  3. Têm-se mais foco: aprendendo a criar as estratégias certas para cada tipo de negócio e objetivo, é possível destinar todas as energias das equipes ao foco principal. A comunicação interna pode ser usada a favor da empresa, favorecendo a chegada assertiva das informações a todos os funcionários. Desta forma, eles saberão onde pisar para alcançar as metas.

  4. A equipe fica mais motivada: além de ficar bem informada quanto às necessidades e missões da empresa, a equipe veste a camisa da marca quando há uma implementação de ações de comunicação e marketing. São traçados planos para esclarecer dúvidas, ouvir opiniões, valorizar ideias, unir setores, gerenciar problemas, sanar conflitos e trabalhar em conjunto em prol de um mesmo objetivo.

No geral, caro leitor, a gestão de marketing e de comunicação atrelada, mostra a cada funcionário que a empresa está engajada em bons resultados para todos e não somente para ela. Cada um exerce seu papel, valoriza a atividade do colega e o principal, acredita naquilo que a empresa tem para oferecer.

Os 4 compostos de marketing

Além de expor os diferenciais das estratégias, o Curso Online Comunicação e Marketing ensina como aplicar muitas delas, como o conhecido composto de marketing, que também pode ser chamado de Mix ou 4 Ps.

Esse conceito foi elaborado por Jerome McCarthy e disseminado por ninguém menos que Philip Kotler, ambos especialistas renomados de marketing. Os 4 Ps representam quatro palavras que possuem extrema força na área de comunicação e marketing de qualquer marca: produto, preço, praça e promoção. O objetivo do profissional do segmento é encontrar o equilíbrio nestes quatro pilares.

Philip Kotler defende que quando estão em harmonia, a empresa consegue influenciar e conquistar o seu público-alvo de forma efetiva. Qualquer marca pode aplicar esse conceito, tanto aquelas que já estão consolidadas no mercado e querem fazer uma reformulação quanto as que estão começando agora e precisam ganhar reconhecimento.

A Havaianas mesmo, que hoje conhecemos por ser a marca unânime de sandálias de borracha aqui no Brasil, precisou se engajar bastante no composto de marketing para sair do estigma de “chinelo de pedreiro” nos anos 90. A Alpargatas, empresa responsável pela marca precisou reformular os modelos, readequar os preços, criar um novo conceito de lojas físicas e de divulgação, com os famosos comerciais divertidos. Nesse mote, percebemos todos os 4 Ps aí em equilíbrio, a chave do sucesso que é a Havaianas atualmente.

Veja como os 4 Ps podem ser conceituados:

Produto

Pense em como seu produto pode beneficiar a vida de seu cliente. Qual é a necessidade dele? Quais funções o produto oferece? Quantas pessoas o buscam? Em que época ele é usado? Dá para criar variações? Lembre-se também que todo produto passa por fases que vão do lançamento ao declínio.

comunicação e marketing

Preço

Esse é um conceito difícil para algumas empresas compreenderem, já que o preço não está ligado somente ao valor do produto em si, mas à percepção que a clientela tem dele e de sua marca. Pesquise as faixas de preço em cada praça de atuação, qual o comportamento do consumidor em relação ao preço, quais são os preços dos concorrentes, se é necessário criar promoções específicas, sazonais ou para públicos determinados, etc.

Praça

Definimos praça como o caminho que o cliente utiliza para chegar até a sua marca. Pode ser uma loja física, de rua ou de shopping, um quiosque na praia, um número de telefone ou um e-commerce. Para definir o melhor local para seus produtos é bacana pesquisar a preferência do público-alvo.

Nada impede que você tenha diversas praças de atendimento, dependendo do tipo de negócio, da rentabilidade e da procura da clientela, afinal, não adianta investir em uma loja incrível em uma rua movimentada, se o seu cliente prefere comprar pela internet.

Promoção 

Esse pilar caracteriza como é feita a gestão de marketing de uma marca - o que é investido para que ela se torne conhecida perante o público, a mídia e a concorrência. É preciso definir quais os melhores canais para divulgação, como TV, redes sociais, rádio, revistas; os meios específicos para datas sazonais, se for o caso; pesquisas as promoções feitas pelos concorrentes; etc.

Entre outros temas modernos, temos por aqui algumas dicas de cursos que podem ser úteis no quesito "promoção", como o que aborda o Marketing Digital, uma das ferramentas mais usadas pelas empresas hoje em dia para conquistar e manter públicos cativos.   

No curso de comunicação de marketing você fica por dentro de todas as particularidades do composto e de muitos outros conceitos dessa área. São temas que são altamente requisitados em provas de faculdades, concursos públicos, entrevistas de emprego e na rotina de trabalho de agências e empresas diversas. Ou seja, vale a pena investir em cursos online referentes.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Comunicação social e suas vertentes

Para complementar o seu conhecimento sobre comunicação e marketing não poderíamos deixar de explanar sobre as vertentes da comunicação social, tema presente em muitos de nossos cursos online. Influente, versátil e em constante transformação, essa área atrai novos estudantes a cada ano, os quais visam contribuir para a disseminação de informação, qualquer que seja ela.

A comunicação social é a área que representa o estudo sobre como a produção de informação e a divulgação dela a partir de meios diversos influenciam a sociedade, direta ou indiretamente. Ela engloba todas as formas de interação social, que podem ter diferentes objetivos, como entreter, informar, ensinar, influenciar, criar identidades, entre outros.

Conheça abaixo os nichos principais, que também serão explorados um a um em nosso curso de comunicação e marketing.

Jornalismo - a definição básica do jornalismo sugere que este seja um serviço profissional com a responsabilidade de transformar informação em notícia. O profissional desta área deve selecionar aquilo que pode ser de interesse público e criar uma forma atraente desta informação chegar às pessoas, sempre mantendo a ética, a pluralidade e a verdade dos fatos.

Os jornalistas podem atuar tanto em instituições de mídia, atuando como editor, redator, repórter, pauteiro, produção, etc., quanto em empresas, em setores de comunicação interna, marketing, relacionamento, assessoria de imprensa, entre outros. Muitos deles também têm investido no aprendizado em marketing digital com o objetivo de se tornarem produtores de conteúdo para web.

Relações Públicas - qualquer marca precisa garantir uma boa reputação no mercado, diante de seu público, de parceiros, da mídia e até mesmo do governo, dependendo do negócio. O trabalho de Relações Públicas é o responsável por manter a imagem da empresa em alta e criar relacionamentos e facilitar entendimento entre as partes envolvidas.

Nesse sentido, o profissional dessa área auxilia na elaboração do plano de comunicação, textos para divulgação da marca, na organização de eventos diversos, condução de pesquisas de mercado, atua na gestão de relacionamentos e de crises, enfim, uma vasta lista de atividades. Ele pode atuar lado a lado com jornalistas e profissionais de marketing em setores de empresas e agências de comunicação.

Publicidade e Propaganda - vertente que é comumente ligada à criatividade, também conta com inúmeras técnicas e conceitos para lançar marcas, produtos, serviços e ideias, além de trabalhar na construção e permanência da imagem diante dos públicos. O publicitário atua na criação de campanhas adequadas às personas da marca, traça metas de comunicação estratégica, faz pesquisas de mercado, assessora seus clientes, entre outras ações.

Rádio, TV e Internet - antigamente esta área era chamada somente de Radialismo. Incluía também o ensino de locução para TV, mas nada muito aprofundado acerca desta mídia. Hoje a sigla é RTVI, e consiste na aplicação de fundamentos e práticas para a comunicação no rádio, na televisão e na internet, canal que mais cresce mundialmente e que precisou ser incluído instintivamente no âmbito da comunicação social.

Cinema - por ser considerado a sétima arte, muita gente não sabe que o cinema faz parte também da comunicação social. Essa mídia exerce um papel fundamental na formação da sociedade, informando, ensinando, influenciando grupos, estabelecendo paradigmas, aperfeiçoando sensibilidades, enfim, é uma forma de promover informações através de uma produção completamente diferente das outras já citadas. No entanto, é possível usar o cinema para promover ações de marketing, debater questões sociais, fazer críticas diversas, trazer à tona realidades distantes da grande massa, etc.

Todas as vertentes de comunicação social podem ser associadas às pautas de comunicação e marketing. Apesar de serem áreas que sobrevivam isoladas, tornam-se muito mais produtivas quando agrupadas, reunidas em um setor de comunicação em uma empresa ou em agências, podendo complementar o planejamento estratégico e a gestão de marketing visando o mesmo objetivo.

Se você gostou de descobrir um pouco sobre esse segmento, não perca a chance de se qualificar em nosso Curso Online Comunicação e Marketing. Por meio deste e de outros cursos online com certificado do portal você pode dar um up em seu currículo e melhorar sua atuação no mercado.

Investindo apenas R$69,90, você garante o acesso a mais de 1.100 cursos online do Pacote Master pelo período de um ano. Aproveite a chance de agregar valor a sua formação profissional com capacitações dinâmicas e abrangentes.

Faça já sua matrícula no Enfoque Capacitação, fique craque na área de comunicação e marketing e continue se aperfeiçoando com excelentes opções de estudo. Esperamos por você!