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  • 25/06/2018

Tipos de comunicação e marketing e os benefícios para as organizações


  • Autor: Equipe Educamundo
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marketing digital

Comunicação e Marketing são profissões que andam lado a lado, mas que tem objetivos diferentes. A comunicação define como o produto ou serviço será anunciado e vendido ao público. O marketing é responsável pela venda do produto e serviço.

Hoje vamos falar sobre uma área que chama a atenção de muitas pessoas por sua versatilidade e dinamismo: a de comunicação e marketing. Os dois termos, com significâncias distintas, se complementam para fazer parte de um setor extremamente aquecido, sobretudo por conta da convergência entre mídias e tecnologias.

Estudantes e profissionais desse segmento deve estar por dentro tanto dos conceitos clássicos quanto das transformações sofridas pelos meios de comunicação, pela multiplicação das linguagens e pelas formas de relacionamentos. Além da formação superior, é primordial o constante aprendizado sobre novas tendências e áreas que surgem a cada ano, buscando se valorizar para as empresas e para encabeçar projetos inovadores.

Para auxiliar quem possa se interessar por uma qualificação nesse mote, há o Curso Online Comunicação e Marketing, lançado pelo Educamundo. Descubra com a gente nesse artigo tudo sobre essa capacitação excelente, particularidades dessas duas importantes áreas e a abrangência do mercado.


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Tópicos essenciais sobre comunicação e marketing

O que é comunicação

Um dos processos humanos mais antigos e essenciais para a vida em sociedade é a comunicação. Ela é a responsável por interligar pessoas e promover intercâmbios das mais variadas classes, podendo ser útil para transmitir dados, conhecimentos, notícias, arte, ideias, etc.

O termo vem do latim communicare, que significa, basicamente, “tornar comum”. Deste modo, podemos dizer que quando alguém pratica a comunicação com outro alguém, torna comum entre as duas partes aquilo que foi emitido. É o ato de compartilhar um conteúdo e fazer dele parte de um contexto social.

Não há como ocorrer a comunicação sem que haja um agente emissor, um meio transmissor e um agente receptor. O emissor pode ser uma pessoa ou uma instituição, dependendo do caso. Os meios variam bastante, mas podemos citar a fala, a escrita, a música ou qualquer outro ruído e símbolo.

Já os receptores podem ser uma ou mais pessoas (configurando um grupo) ou até mesmo instituições - no caso da comunicação em massa a mensagem é destinada a todos, de um modo geral. Esse conceito é exposto detalhadamente no Curso Online Comunicação e Marketing do Educamundo.

 

Tipos de comunicação

Neste módulo, você conhecerá o conceito de comunicação a partir das diversas relações humanas. Como ela pode ser realizada entre duas partes ou mais? Quais os objetivos de cada tipo de comunicação? Quais as considerações diante de diferentes ambientes e contextos? 

Há três vertentes da comunicação humana que devem ser explanadas para entender como os processos ocorrem nas situações cotidianas. São ações presentes na vida de todas as pessoas, que mostram o quão é essencial estar por dentro das características da comunicação e suas interações sociais.

Comunicação interpessoal

Esse é o tipo de comunicação mais comum e simples de ser investigado. Consiste em uma troca de informações entre duas ou mais pessoas, que pode ser feita de forma direta e imediata ou indireta e mediada. Mas como classificar esses dois formatos?

É simples: a comunicação direta e imediata se caracteriza por aquela realizada frente a frente, sobretudo por meio da fala e\ou gestos. Pode ocorrer em ambientes informais ou formais, durante uma festa ou em uma reunião do trabalho, por exemplo. No caso da comunicação indireta e mediada, os emissores e receptores se comunicam através de algum meio - telefone, carta, computador, smartphone - que assumirá o papel de intermediador dessa troca de informações. 

Para complementar sua formação nesse tópico, indicamos alguns cursos online de nosso portal, como o Relações Interpessoais e Comunicação Assertiva, duas opções de estudo para quem deseja aprender maneiras certeiras de se comunicar.

Comunicação institucional

Ao compreender um pouco sobre a comunicação interpessoal, primariamente podemos atestar que ela pode caracterizar qualquer tipo de troca de informação, também no âmbito formal, como um escritório ou uma escola, utilizando linguagens e meios diferentes para tal. No entanto, aprofundando um pouco mais essa temática, devemos especificar particularidades da comunicação institucional, que naturalmente apresenta elementos e objetivos diferentes.

A comunicação praticada dentro das empresas, por exemplo, que pode ser organizacional, empresarial ou interna, leva em consideração meios dinâmicos, porém formais, que favoreçam as relações entre os colaboradores e o entendimento geral de mensagens referentes ao trabalho.

Para que essa comunicação seja efetiva dentro do ambiente formal de uma empresa, são utilizados e-mails, sistemas de intranet, ramais de telefone, murais, TV’s corporativas, jornais e revistas produzidos internamente e até cartilhas próprias. São objetos valiosos dentro de qualquer organização e que devem se adequar à cultura organizacional, é claro.

A diferença básica entre a comunicação interpessoal (que também pode ocorrer dentro de empresas) para a comunicação institucional, é que a última é sempre mediada. Isto é, depende das mídias e de representantes oficiais (como os donos de cargos de chefia, as secretarias, os setores, etc.). Fique por dentro desses fundamentos em nossos cursos online com certificado sobre esse setor, como o Comunicação Empresarial.

Comunicação em massa

Outro conceito de comunicação e marketing que deve ser estudado é a comunicação em massa, que de acordo com uma explicação básica, se faz direcionada a todos ao mesmo tempo - não é feita para uma pessoa específica ou uma só instituição, é disseminada de forma generalizada.

Essa conceituação começou a ser estudada logo nas primeiras teorias da comunicação, como a Hipodérmica, que é considerada simplista ao tentar definir que as informações transmitidas pelas mídias afetam imediatamente e igualmente todos os receptores. Entende-se que, para que os dados sejam decodificados por todo mundo, é necessário que eles sejam produzidos com linguagens simples e múltiplas, o que faz com que seja criado um padrão na sociedade receptora.

A comunicação de massa tradicional é realizada por profissionais da comunicação social, que estudam fundamentos, técnicas e práticas de jornalismo, radialismo, publicidade ou relações públicas. Todavia, esse conceito vem-se expandindo cada vez mais com a ascensão da internet.

Com a forte presença dos veículos online no cotidiano e o crescimento das redes sociais como disseminadores de informação, a discussão já permeia sobre a existência de formadores de opinião e produtores de conteúdo sem uma formação na área de comunicação social. Qualquer pessoa, hoje em dia, pode ser dono de um blog, um canal no Youtube ou um perfil no Facebook e divulgar notícias, dados, aulas, entre outros materiais, além de aplicar técnicas de marketing digital para se tornar conhecida.

Além de ser um objeto social, a comunicação atua como componente primordial do marketing. Todos os processos podem ser inseridos nessa área do mercado, favorecendo a disseminação de informações assertivas a qualquer tipo de público, seguindo inúmeros propósitos.

Vamos aflorar este tema no próximo tópico, fique atento e busque conhecimentos aprofundados no curso de comunicação e marketing do portal.

O que é marketing

O termo marketing vem do inglês, e pode ser traduzido como mercadologia, considerado um estudo das formas como os profissionais e as empresas lidam com o mercado, e os resultados gerados a partir dessa relação, bem como outras características.

De acordo com Philip Kotler, principal referência da área,“marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro”. Em seu livro “Princípios de Marketing”, ele define que os objetivos do marketing são identificar as necessidades e os sonhos do público-alvo, além de medir e contabilizar o nicho de atuação e seu potencial de lucro.

Comunicação e marketing: interligação das áreas!

  • Como funciona a comunicação de marketing? Funciona seguindo algumas etapas: 1. Identificação do público - alvo. 2. Definir os objetivos da comunicação. 3. Projetar a mensagem. 4. Selecionar os canais de comunicação. 5. Medir o sucesso da campanha, seus resultados.
  • Como a comunicação auxilia o marketing? No desenvolvimento de uma comunicação coesa e eficiente que evite mal entendidos, que possam atrapalhar as vendas dos produtos e serviços e garanta a credibilidade da empresa junto a seus clientes.
  • O que significa comunicação integrada de marketing? É um conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa, para agregar valor à sua marca e consolidar a imagem da instituição junto a um determinado grupo de pessoas ou a toda sociedade.

Dentro do marketing são realizados processos estratégicos para criação, comunicação e entrega de valor para clientes, colaboradores, sócios, parceiros e a sociedade de um modo geral. Vai muito além da venda de um produto ou serviço. Engloba determinadas ações próprias para exaltar positivamente a marca no mercado, diante do público externo e interno.

comunicação e marketing

Formas de aplicar o marketing 

As ações de marketing assumidas pelas empresas podem ser realizadas de diferentes formas, utilizando abordagens e meios distintos. Mas qualquer que seja o tipo escolhido, o intuito principal será sempre o mesmo: atrair a atenção do público-alvo e fazer com que ele se transforme em um cliente cativo.
 
Antes de explorar os variados tipos de marketing, precisamos falar um pouco sobre a classificação evidente dessa área atualmente: o Outbound Marketing e Inbound Marketing. Essas duas vertentes possuem características exclusivas, a primeira é mais antiga, mas continua sendo praticada por muitas organizações, e a segunda consiste em uma opção relacionada ao marketing digital, que cresce a cada dia. Por essas e outras devem ser empregadas em casos diferentes.

  • Outbound marketing: é o modelo mais primitivo de realizar a comunicação e marketing de uma marca. O intuito é a atração por meio de ações incisivas, nas quais exibem as qualidades da empresa, do produto ou serviço em primeiro lugar, e depois, consideram o interesse do cliente e demais fatores. É realizado através de telemarketing, porta a porta, e-mail marketing, pop-ups, entre outros, que apesar de ainda serem úteis para muitas empresas, têm sido considerados métodos cansativos para os consumidores. 

  • Inbound marketing: o objetivo é conquistar o cliente, mas para isso, em vez de partir para a venda direta, são elaboradas estratégias para fazer a marca ser conhecida e querida pelos consumidores. Cria-se um relacionamento saudável com o cliente, valorizando a sua necessidade em primeiro lugar, ensinando e orientando o público interessado no produto ou serviço, se fazendo presente em diversos canais da busca inicial até mesmo após a venda. O inbound marketing é feito através de conteúdos de blogs, e-books, vídeos, redes sociais, formulários embutidos nos sites, etc.

Para fazer uma gestão de marketing pertinente a cada marca, é preciso analisar esses dois processos. Bem diferentes entre si, eles podem se complementar, porém, o inbound é o que vem mostrando mais potencial atualmente, sobretudo por meio das ferramentas de marketing digital.

Principais tipos de marketing

Existem várias formas de fazer a gestão de marketing, considerando tanto o outbound quanto o inbound. Como falamos, vai depender de uma análise precisa das necessidades da empresa e dos resultados que ela deseja atingir. Para ajudar nessa compreensão, vamos elencar alguns dos tipos de marketing, explorados detalhadamente em cursos online referentes.

  1. Endomarketing: lembra-se de nosso tópico sobre comunicação interna? É exatamente o que o endomarketing trabalha, aplicando além de estratégias de comunicação, ações dinâmicas que envolvam os colaboradores e setores de uma empresa. Podem ser reuniões, sessões de coaching, palestras, jornais murais, tv’s corporativas, sorteios, entre outros eventos motivacionais. Um de nossos cursos online com certificado trata exatamente sobre comunicação interna, vale a pena conhecer. 

  2. Marketing Pessoal: também abordado pelo curso de comunicação e marketing do portal, esse é um tipo de marketing que precisa ser mais debatido pelo universo corporativo. Poucos profissionais sabem o poder que o cuidado com a autoimagem tem na busca pelo sucesso na carreira - e o marketing pessoal é um dos responsáveis por esse “zêlo”.

  3. Marketing de relacionamento: um dos principais diferenciais de uma empresa está na forma como ela se relaciona com o seu público. Hoje, o relacionamento com o cliente tem extrema importância para a manutenção de uma marca e, consequentemente, para o sucesso dela. Por meio de uma gestão de marketing eficiente, é possível traçar planos específicos para atrair clientes, se relacionar com eles, atender bem e se manter em alta com o público cativo.


área de comunicação e marketing nas empresas

O assistente de comunicação e marketing é responsável em prestar auxílio no planejamento de ações de comunicação e marketing, na comunicação interna e externa da empresa, criação de emails marketing, organização de eventos, assessoria de imprensa, no desenvolvimento de sites e redes sociais e na criação de campanhas publicitárias.

Podemos avaliar que este mercado está cada vez mais abrangente, oferecendo oportunidades sobretudo para aqueles que se mostram atualizados. Ao se formar nessa área, portanto, é essencial que o profissional se qualifique em um curso de comunicação e marketing que explore conceitos atualizados e mostre tendências promissoras.

Tanto os profissionais de comunicação social (que inclui jornalistas, relações públicas, publicitários, radialistas e cineastas) quanto os de marketing, devem se preparar para trabalhar com pessoas e para as pessoas. São muitos os segmentos que dependem de suas funções, dos cargos mais operacionais aos de liderança.

Profissionais de comunicação e marketing tem um leque vasto de opções para atuar no mercado de trabalho. Dentro de uma empresa, pode haver um setor específico para o atendimento, que pode englobar endomarketing, comunicação interna, recursos humanos, marketing de relacionamento, CRM, pós-vendas, entre outros. Perceba que há funções relativas ao atendimento ao público interno e externo.

Eles também podem trabalhar em agências de publicidade, que apresentam produtos, marcas e serviços no mercado por meio de anúncios e propagandas, visando o reconhecimento, a adesão de clientes e o lucro. Hoje em dia é cada vez mais comum esse nicho estar atrelado a outros campos relativos, e por isso podemos ver o surgimento de agências de comunicação e não somente de publicidade.

Precisamos falar também que esse é um mercado que abre muitas portas para pessoas que desejam atuar remotamente, por home office ou mesclando o trabalho presencial com o virtual, e que possui uma característica de “inovação” muito forte, sendo muito volátil na hora de se adaptar aos novos cenários.

Segundo uma pesquisa de 2017 realizada pela Rubrun.it e Opinion Box, os atuantes da área de comunicação e marketing consideram as empresas do segmento inovadores, buscando novas tecnologias, ferramentas, ideias e aplicativos.

Nosso Curso Online Comunicação e Marketing apresenta o panorama completo desse ramo para você. Não resta dúvidas de que o setor, mesmo que muito amplo e aquecido, requisita estagiários, trainees e profissionais qualificados e “inquietos”, ou seja, que estão sempre em busca de novos conhecimentos e certificações.

Tirando dúvidas!

  • Quais são as principais formas de marketing direto? 1-Telemarketing para vendas, campanhas, obter opinião do cliente,etc. 2 - E-mail Marketing Direto para comunicação com consumidores via e-mail. 3 - Mala direta para envio de material publicitário direto à pessoa. 4 - Marketing de catálogo com envio do material impresso ou online com o portfólio dos produtos da empresa.
  • O que é um produto de comunicação? São os canais de comunicação utilizados para transmitir uma mensagem publicitaria da marca, do produto ou serviço oferecido pela empresa.Exemplos: telefone celular, televisão, internet, etc.
  • Como funciona o curso de comunicação e marketing? O curso de comunicação e marketing visa preparar profissionais para executar atividdes de planejamento, criação, implementação e fiscalização de estratégias de marketing para empresas tanto no meio físico quanto digital, além de melhorar as habilidades de publicidade e propaganda. Serão estudados conceitos de mídias, marketing, tipos de campanhas, público-alvo, aspectos da comunicação e muito mais.

Por isso não podemos deixar de lado a sugestão dos cursos online com certificado, que podem agregar muito valor ao seu currículo. De uma forma prática e muito eficaz, você aprende conteúdos diferenciados e que são essenciais para uma atuação assertiva seja em corporações diversas ou em projetos próprios.

Faça sua inscrição no Educamundo. Por apenas R$ 79,90 você garante acesso a mais de 1.500 cursos online do Pacote Master, que inclui diversos títulos sobre comunicação e marketing. 

É a sua chance de se aprimorar com total comodidade e alcançar um patamar mais elevado na carreira. Esperamos por você!

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