A era digital revolucionou as relações humanas e modificou os meios de comunicação social. Se o impacto midiático do rádio e da TV já gerou uma série de debates e teorias, com a ascensão da internet não faltam teses produzidas por uma diversidade de especialistas. Os caminhos que os meios de comunicação de massa percorrem para divulgar informações estão entre o foco principal de todo o campo da comunicação social. Afinal, como esse cenário modifica os hábitos individuais? Qual seu peso para as transformações da sociedade? Quais são as perspectivas futuras?

Compreender o que é comunicação social e seu papel atual é uma proposta interessante para muitas pessoas, independente da área que desejam seguir. Seja jornalista, publicitário, cineasta, radialista ou qualquer profissional correlato, ter a noção teórica desse campo é fundamental.

As novas tecnologias, a cibercultura e temas como psicologia da comunicação e semiótica são alguns assuntos tratados neste artigo e também no Curso Online Comunicação Social, destaque do Enfoque Capacitação. Um dos cursos online mais completos sobre o tema, que apresenta um conteúdo atualizado e agrega muito conhecimento aos interessados.

Aproveite essa leitura para se inteirar no assunto e aposte nesse curso online para compreender tudo sobre comunicação social. Ao final, deixe suas impressões e fortaleça a discussão – afinal, ela sempre se renova.

O que é Comunicação Social?

Primeiramente, vale destacar o conceito tradicional de comunicação social, cunhado em meados da década de 1940 em meio a um cenário mundial tenso – devido às guerras – e o surgimento de meios revolucionários de informação, no caso, a televisão. Ainda que as primeiras contendas acerca da influência da mídia na sociedade já tivessem começado com o advento do jornal e do rádio, com a TV ocorreu a verdadeira revolução do mass media. Tal situação revigorou os estudos sobre a comunicação de massa e estabeleceu a comunicação social como uma área do conhecimento.

Sendo assim, podemos definir comunicação social como o estudo global da presença e interferência dos meios de comunicação de massa sob a sociedade: como se relacionam, quais suas causas e consequências e toda a função midiática no sentido de informar, persuadir, entreter e vender por meio da informação.

Numa perspectiva atual, em que somos bombardeados por notícias, propagandas e uma série de dados a cada minuto, esse cenário não é distante. Mas, tente imaginar: como deve ter sido o início do cinema e da TV numa época em que o jornal impresso ainda era "específico" das pessoas alfabetizadas e o rádio era a mídia mais importante? O surgimento do audiovisual era visto como encantador para um mundo que só conhecia as pinturas artísticas e a fotografia.

Essa evolução foi preponderante para a consistência do papel da comunicação social e o princípio de diversas teorias. Pensadores como Theodor Adorno, Walter Benjamin, Umberto Eco, Jean Baudrillard, Friedrich Engels e Karl Marx foram apenas alguns exponentes que lançaram críticas e ponderações acerca do papel da mídia sob a sociedade de massa – o conjunto de indivíduos que recebe toda a informação de forma direta, sem tempo de assimilá-la, influenciado por uma indústria cultural e uma série de representações/simulacros.

Ao longo do tempo, muitas hipóteses foram desmitificadas e outras teses alimentadas. Atualmente, especialistas usam variados pontos de vista para analisar o contexto de comunicação social na era digital. A internet como meio revolucionário de convergência de todas as mídias mudou muitas formas de comunicação e as relações humanas. Logo, a adaptação da imprensa a esse novo canal, seus principais parâmetros e suas perspectivas futuras fazem parte do foco da comunicação social moderna.

O profissional da área - seja de jornalismo, cinema, relações públicas, publicidade ou qualquer outra - deve compreender toda essa coligação e os aspectos globais da web frente aos sistemas mais tradicionais de comunicação. As tendências, o comportamento do público e as abordagens mudaram – e, mais do que isso, ainda abriram espaço para mais análises e discussões.

Definir o que é comunicação social sem um embasamento teórico é praticamente impossível. Além disso, é interessante entender como surgiu essa área e suas ramificações, bem como seus objetos de estudo. Neste artigo estamos mostrando apenas alguns pontos gerais, que são detalhados no curso de comunicação social do portal e em muitos cursos online com certificado de prestígio, opções que agregam muitos valores a sua formação.

A Evolução das Comunicações

O progresso da comunicação se deu em paralelo ao desenvolvimento da sociedade e é definido em cinco principais esferas – segundo Sandra Ball-Rokeach e Melvin Defleur, autores do livro Teorias da Comunicação de Massa:

  1. Era da simbologia e dos sinais;

  2. Era da linguagem e fala;

  3. Era da escrita;

  4. Era da impressão;

  5. Era da comunicação de massa.

Mas e a era digital? Bom, ela pode ser incluída tanto como uma vertente dessa evolução da comunicação social quanto associada também à comunicação de massa, já que a internet é um canal hipermídia e que agrega tudo que provém dos meios escritos, sonoros e audiovisuais. Além disso, tem uma característica bem particular, que trataremos no próximo tópico – lembrando que no curso de comunicação social do Enfoque Capacitação esses assuntos são aprofundados e ainda mais conclusivos.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Comunicação na era digital

A comunicação social na era digital, período que vivemos atualmente, tem entre suas maiores características o fato do público produzir seu próprio conteúdo. A internet (com as redes sociais) democratizou o acesso à informação e abriu espaço para a divulgação das mais distintas opiniões. Agora, não é exclusividade dos veículos de comunicação transmitir notícias, ideias, propagandas e uma diversidade de materiais. Dependendo do ponto de vista, pode ser uma situação boa ou ruim, afinal, essa popularização é bem-vinda, porém abre margem para problemas – baixa qualidade da informação, viralização de conteúdos ruins, discursos infundados, etc.

Na ótica dos “velhos” canais da mídia, todas suas ações devem considerar as tendências da rede, sempre com um estudo prévio e o pensamento estratégico. O público responde muito rápido a qualquer nova informação que recebe, seja de modo positivo ou negativo. Se antes era mais custoso saber o que as pessoas estavam comentando sobre um programa de TV ou rádio, hoje em dia já sabemos quais as impressões do público sobre qualquer produto em tempo real.

Segundo o sociólogo Manuel Castells, "a internet é – e será ainda mais – o meio de comunicação e de relação essencial sobre o qual se baseia uma nova forma de sociedade que nós já vivemos". 

Cibercultura

É impossível não citar a cibercultura quando falamos de comunicação na era digital. Esse termo é bem antigo e tem tanto Castells – já citado – quanto Pierre Levy como um dos principais estudiosos. Tal termo refere-se à sociedade de rede e a realidade virtual que tomou conta de todas as culturas e mudou diversos hábitos humanos.

A dependência da internet e de todos os seus recursos causou impactos além do campo político e econômico. Para os pensadores, linguagens, trocas simbólicas e percepções também foram afetadas, bem como a possibilidade de formar novas identidades. Com a tecnologia, não é mais necessário estar perto para interagir, as pessoas podem ser "o que quiserem" e montar perfis diversos - mesmo que artificiais.

Por outro lado, a presença da cibercultura e desses padrões tecnológicos em vários setores não deve ser integralmente criticada. É crucial reconhecer seus ganhos quando pensamos em campos como a educação e até a própria comunicação social em si. Essas redes acabaram com a polarização que era tão criticada no surgimento dos primeiros meios de comunicação de massa e deram voz a muitas minorias, garantindo muitas transformações sociais positivas. O fato é que temas como cibercultura e globalização sempre serão discutidos com uma série de argumentos pró e contra.

Especialistas como Castells ponderam que o sistema capitalista e o cenário mercadológico se aproveitam ainda mais da cibercultura para imposição de suas ideias e "robotizam" as pessoas. Todavia, nunca se viu um meio tão democrático quanto a internet, em que é possível juntar indivíduos para muitas causas assertivas, mostrando que a sociedade de massa ainda é responsável por promover as mudanças mais significativas.

Compreender tudo sobre comunicação social no contexto moderno e na ligação com aspectos como a cibercultura é fundamental para um bom profissional e estudante. Graduandos nos diversos ramos dessa área precisam ter em mente que essa é uma pauta frequente em muitas aulas, além de aparecer também no cotidiano do mercado de trabalho.

Fortaleça sua visão nesses assuntos com cursos online e conheça as argumentações de diversos especialistas. É muito importante ter esse conhecimento amplo da parte histórica e dos parâmetros atuais da comunicação social, pois são temas de muitas avaliações.

comunicação social

Novas tecnologias de comunicação

A convergência de dados, imagens e de todos os meios midiáticos é a principal tendência referente às novas tecnologias de comunicação. Não existe mais exclusividade, a internet abraçou todos os canais e se tornou hipermídia, lançando uma série de aplicações que são renovadas e atualizadas constantemente. Para se ter noção desse cenário, vale algumas comparações:

  • A TV se tornou digital, ganhou conectividade e tem uma programação com centenas de opções que fica à disposição do usuário;
     
  • As funções do telefone se sustentam em uma diversidade de plataformas que permitem o envio de voz, conversas em tempo real – com envio e recebimento de mensagens em tempo recorde – e até interação via vídeo de qualquer lugar do mundo.
     
  • A internet também evoluiu e está bem diferente do que era há 10 anos. Está presente em dispositivos além do computador (que dá para acessar remotamente) e abraça uma variedade de aplicações que facilitam a vida dos usuários.

Esses são apenas alguns exemplos gerais da influência da tecnologia na comunicação social e que são perceptíveis em qualquer local que frequentamos. Para ler este artigo, você está usando o computador ou o smartphone. Ao mesmo tempo, pode conversar com seus amigos, se atualizar sobre as notícias do momento, tirar uma foto e enviar para quem quiser... são métodos de comunicação na era digital que fazem cada vez mais parte de nossa rotina.

É interessante fazer essas análises e perceber o quanto a comunicação social evoluiu e como pode atingir novos patamares. Por ser uma área em construção, abre margem para muitas teses. Se você se interessa por esse campo, saiba que o domínio dos aspectos teóricos é primordial e ajudam na sua formação pessoal e profissional.

Aqui no Enfoque Capacitação, além do Curso Online Comunicação Social, temos diversos cursos a distância semelhantes e que agregam ainda mais informações para seus estudos. 

Semiótica e Psicologia da Comunicação

Outro tema de curso online de nosso portal é a semiótica. No Curso Online Semiótica - Fundamentos Essenciais‍, apresentamos alguns conceitos dessa vertente e sua associação com a comunicação social, bem como sua relação com outra área: a psicologia da comunicação. Mas, afinal, qual a ligação de todos esses termos?

Bom, semiótica corresponde à compreensão da linguagem de signos e como o público interage com os objetos e figuras que são dispostos de vários modos em inúmeros canais. Trata-se de uma ciência criada por Charles Sanders Pierce que, segundo a especialista Lucia Santaella, "revolucionou os meios de comunicação e se apresenta atualmente em muitas áreas".

Para Pierce, a semiótica segue três dimensões de estudo: o processo de representação dos signos, a natureza da cultura, seu conceito ou ideia. Aplicado à comunicação, o estudo da semiótica pode seguir inúmeras linhas, da profusão de informações na internet até as estratégias que a publicidade encontra para atingir o público por meio dos mais infinitos símbolos.

Atrelada à psicologia, é capaz de coligar-se a fatores que têm como objetivo a persuasão e ações ligadas diretamente ao comportamento de um indivíduo ou de toda a sociedade. Citamos a publicidade porque é um dos principais focos de estudo dessas áreas, mas há que se concordar que todos os parâmetros da comunicação social moderna se valem dessas abordagens para variados objetivos.

Além do curso online exclusivo sobre semiótica, indicamos também o Curso Online Psicologia Social - Fundamentos Essenciais‍ e o Curso Online Publicidade - Fundamentos essenciais‍, excelentes para ter maior noção sobre esse tópico. Aproveite as vantagens do portal e não deixe de se capacitar com os melhores cursos online com certificado do país.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

As teorias da comunicação no campo das ciências da comunicação

Quem busca saber o que é comunicação social se surpreende com tantos aspectos e hipóteses. De fato, além das bases históricas, muitos estudos modernos investigam as tendências e caminhos dessa área em frequente expansão. O sentido amplo e todas as suas vertentes estará sempre presente na abordagem de muitas matérias e campos das ciências da comunicação.

Para se ter ideia, instituições famosas como a Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo possuem uma extensa lista de cursos ligados às questões desse campo. Entre alguns assuntos preponderantes que merecem um estudo aprofundado podemos citar a comunicação interpessoal, a comunicação de massa, a teoria matemática da comunicação, além das ciências que explanamos em nosso artigo: semiótica, cibercultura e tendências comunicação na era digital.

Independente de seu foco nesse campo saiba que esses assuntos são parte da grade de um curso de comunicação social de qualidade. Prepare-se para estudá-los na graduação e em muitos cursos a distância ligados à comunicação em si, portanto, vale a pena saber suas disposições gerais e os detalhes daqueles que têm mais a ver com seu ramo de atuação.

O Curso Online Comunicação Social é uma opção perfeita para a capacitação, atualização e aperfeiçoamento de comunicólogos e interessados em geral. Uma alternativa que revela tudo sobre comunicação social em diferentes abordagens, do surgimento à era digital.

Aproveite cursos online como esse para dar um plus em seus conhecimentos. Inscreva-se no Enfoque Capacitação investindo apenas uma taxa única de R$69,90. Assim, você tem acesso a todos os cursos online com certificado do Pacote Master por um ano. Dá para se especializar em comunicação e em mais de 20 áreas distintas, que tal?

Chegamos ao fim. Conte suas opiniões pra gente e fortaleça esse debate, afinal, a comunicação depende disso. Esperamos que tenha gostado e esteja animado para aprender mais com os cursos a distância. Até a próxima.