Quem precisa se preparar para provas como o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, concursos públicos ligados às áreas do meio ambiente, indústria, saúde, entre outras, ou deve se atualizar a respeito das fórmulas, conceitos e expressões presentes na química, obrigatoriamente deve considerar uma área importantíssima dessa matéria: a química orgânica.

Em um curso de química online, por exemplo, você pode encontrar muitas informações essenciais sobre essa disciplina, mas apenas no Curso Online Conhecimentos em Química Orgânica, do Enfoque Capacitação, há dados direcionados e simplificados sobre a conhecida "química do carbono e seus derivados".

A química orgânica está presente em praticamente todas as nossas ações. Usamos seus compostos para gerar energia, manter funções vitais e realizar tarefas primordiais. Tema de todas essas provas e das áreas que citamos, deve ser dominada por muitos estudantes e profissionais. Por isso, indicamos nosso curso de química orgânica e muitos cursos online a respeito do tema.

Que tal se especializar e ter uma noção geral? Aprenda neste artigo o que é química orgânica, conheça aspectos interessantes e cursos online com certificado perfeitos para seus conhecimentos.

Curso de química online: desvendando aspectos da química orgânica

Introdução aos estudos da Química

Nada de "eu odeio química", como diz a música. Essa disciplina é extremamente relevante para nosso dia a dia. Nesse momento, aliás, você só está lendo nosso texto graças a uma série de reações que acontecem no seu corpo, e quem explica como elas acontecem é a parte conhecida como química orgânica.

Historicamente, ela surgiu para separar os compostos orgânicos – aqueles provenientes e gerados pelos seres vivos – dos inorgânicos, que provêm dos seres inanimados. Mas, com as descobertas e as revoluções na química, com o tempo os cientistas começaram a sintetizar as substâncias orgânicas em laboratório. Logo, elas poderiam ser reproduzidas artificialmente.

Foi com essa base que a química orgânica passou a estudar os compostos e derivados do carbono, ou seja, a química do carbono e de elementos como hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, enxofre e halogênios (flúor, bromo, cloro e iodo). Esses elementos químicos (aqueles listados na popular tabela periódica) estão presentes em muitos compostos e têm forte ligação entre si.

O carbono é considerado um elemento essencial para os seres vivos, tanto quanto o oxigênio e a água. Para se ter ideia, seu grupo inclui lipídios, vitaminas, esteróis, entre muitos outros compostos. Além disso, está presente em produtos utilizados em alimentos, fármacos, cosméticos, tinturas, explosivos, entre muitos outros.

Entender o que é química orgânica já faz total diferença no treinamento para as avaliações e desafios do dia a dia na profissão. Essa bagagem garante ótimos pontos na graduação e mostra que você está por dentro do ramo que deseja seguir. Indicamos um curso online de química para complementar seu conhecimento na faculdade – com certificados que podem ser utilizados como horas complementares – e te fazer um expert no mercado de trabalho. Imagine contar com um curso de química online e demais cursos a distância de qualidade em seu currículo?

Cursos relacionados que podem te interessar:

Classificação do carbono

Essencialmente relevante na química orgânica, o carbono apresenta algumas características postuladas pelo especialista alemão Friedrich August Kekulé. Segundo ele, são três pontos principais – lembrando que eles são tratados em nosso curso de química orgânica e demais cursos online da área:

  • O carbono é tetravalente, precisa necessariamente fazer 4 ligações (compartilhamento de elétrons consigo mesmo ou com outros elementos);
     
  • Todas as ligações são iguais, o que o torna equivalente;
     
  • As ligações são conhecidas por seu encadeamento longo.

Além disso, a classificação do átomo de carbono é feita conforme sua posição em uma cadeia:

  • Carbono primário: um átomo que se liga no máximo a outro átomo de carbono.
     
  • Carbono secundário: ligação de um átomo a dois átomos de carbono.  
     
  • Carbono terciário: um átomo que se liga a três átomos de carbono.
     
  • Carbono quaternário: ligação de um átomo a quatro átomos de carbono.

Para ficar mais claro, veja a imagem:

curso de quimica online

Outra possível classificação inclui o carbono saturado e insaturado. No primeiro caso, o carbono apresenta apenas ligações simples, em que todas são denominadas sigma (σ). Já o insaturado tem duas ou três ligações (dois ou três traços na fórmula), da qual chamamos de pi (π).

Anote essa dica de nosso curso de química online: a ligação sigma sempre tem uma unidade de valência (um traço), seja simples, dupla ou tripla. Em uma ligação tripla do átomo de carbono, por exemplo, um traço sempre será sigma e os outros dois pi. 

Formas de representação das cadeias carbônicas

Já vimos que o carbono tem como propriedade realizar quatro ligações, ou seja, ele é tetravalente. Essa relação pode ser feita tanto com outros átomos de carbono quanto com de outros elementos, nos quais os mais comuns são oxigênio, nitrogênio, enxofre e fósforo.

Uma cadeia carbônica está estabelecida em quatro formas possíveis:

  1. 4 ligações simples;
  2. 2 ligações simples e uma ligação dupla;
  3. 1 ligação simples e uma ligação tripla;
  4. 2 ligações duplas.

Já a forma de representação pode ser tanto estrutural plana - a conhecida fórmula de traços - ou então pelo método condensado, que facilita a compreensão e análise de cadeias carbônicas grandes e encadeadas (lembra-se que uma das características do carbono é o encadeamento?). Desse modo, são utilizados índices, que revelam a quantidade de átomos ligados ao carbono. Confira um exemplo:

curso de química online

Perceba que o número abaixo do elemento químico mostra sua quantidade, o seu índice dentro da cadeia carbônica: 1 átomo de carbono + dois átomos de oxigênio, o que evita desenhar a fórmula completa, com tantos traços que acabam confundindo. Assim, fica mais interessante e fácil de entender não é? Fique tranquilo que no curso online Conhecimentos em Química Orgânica, opção de curso online do Enfoque Capacitação, o conteúdo é apresentado assim, de modo prático e dinâmico, favorecendo seu estudo.

Reações Químicas

As reações químicas têm grande espaço na formação dessa disciplina, assim como em nosso curso online de química. Aprender a defini-las e reconhecê-las é garantia de sucesso em vários ramos profissionais, por isso, vale a atualização e o aperfeiçoamento constante com cursos online com certificado.

Essas reações acontecem a todo tempo no ambiente entre diversos elementos, além de serem fabricadas em laboratórios também. Entende-se que elas se estabelecem assim que uma substância se altera e deixa seu estado inicial (reagente), rompendo os átomos e moléculas. É assim que são produzidos muitos dos produtos que utilizamos no cotidiano.

Podemos perceber uma reação química quando aparecem tais fenômenos: mudança de cor, formação de sólido, formação de gás, cheiro característico, aparecimento de chama, variação de temperatura, bem como a oxidação. Um exemplo comum é quanto cortamos uma fruta e ela escurece – depois de uma reação química, ela adquiriu outra coloração.

Quanto às reações orgânicas, destaque de nosso tema, são classificadas em:

  • Reação de adição: como o próprio nome revela, ocorre quando um átomo de substância orgânica ou inorgânica é adicionado a um composto orgânico. A adição de água e aromáticos são alguns destaques dessa reação que ocorre em hidrocarbonetos insaturados.
     
  • Reação de substituição: acontece quando um átomo ou um grupo de átomos de um composto orgânico é substituído por outro(s). Esse processo se dá por halogenação – em que os elementos mais utilizados são cloro e bromo -; nitração (hidrocarboneto + ácido nítrico (HNO3)) ou sulfonação (hidrocarboneto + ácido sulfúrico (H2SO4)).
     
  • Reação de eliminação: inverso da reação de adição. Nesse caso, exclui-se da molécula orgânica um átomo isolado ou um grupo de átomos. As principais são: eliminação de halogênios, eliminação de hidrogênio, eliminação de halogenidreto, eliminação de água. A fabricação de polietileno (para obter plástico) provém desse procedimento.
     
  • Reação de oxidação: para que essa reação seja possível, as substâncias orgânicas devem ser catalisadas por um agente oxidante. As mais comuns são: oxidação energética dos alcenos (alceno + oxidante [ácido sulfúrico, por exemplo] para a fabricação de produtos); oxidação de álcool primário (formando aldeídos ou ácido carboxílico) e oxidação de álcool secundário (cetonas).

No estudo de cada uma dessas reações é ideal ter total dedicação, pois elas costumam se destacar em muitas provas de vestibulares e no ENEM. Cursos a distância e um bom curso online de química são boas fontes para esse objetivo, já que estão sempre a sua disposição e podem ser revisados sempre, além de contar com uma avaliação para certificação que auxilia bastante como teste preliminar. Aprender com um curso online é muito vantajoso, ainda mais em comparação com um curso presencial. 

curso de quimica online

Energia nas Reações Químicas

Para complementar a abordagem sobre as reações químicas, é primordial salientar também a importância da energia, a forma de calor necessária para iniciar esse processo. A queima de combustível (gasolina) para que o carro funcione é um exemplo claro, e nessa reação ocorre tanto a liberação quanto a absorção de energia.

Portanto, vale a pena memorizar: uma reação química que libera energia é chamada de exotérmica. Já uma reação química que absorve energia é conhecida como endotérmica. No primeiro caso, a energia do reagente é maior que a do produto, enquanto no contrário, a energia do reagente é menor que a do produto.

É bom destacar também que toda substância possui certa quantidade de energia armazenada (energia química), que pode ser maior e menor dependendo do reagente/produto na reação, conforme nossa explicação anterior. Exemplo prático: quando aquecemos o açúcar, ele absorve energia e se transforma em calda, ganhando uma nova aparência e sabor – uma reação endotérmica.

Cinética das Reações Químicas

Já a cinética refere-se à velocidade que as reações acontecem (o tempo em que os reagentes são consumidos e os produtos são formados) e os fatores que influenciam (concentração, catalisadores, pressão, temperatura e superfície de contato). Com tantos termos a considerar, testes, pesquisas e variáveis, o ramo da cinética química tem ganhado importância fundamental ao longo do tempo.

No campo da indústria, por exemplo, essa análise é recorrente. Em laboratórios também deve-se seguir esses conceitos tanto para realizar a preparação do espaço e dos materiais necessários para o processo quanto para garantir a segurança, a qualidade e o desempenho da reação. Conforme salientamos, ela é responsável pela produção de muitos utilitários essenciais para nosso cotidiano.

A lei cinética de uma reação e os mecanismos necessários para a formação de um produto/consumo do reagente obedece a fórmulas e cálculos padrão, comuns tanto no ramo da química orgânica quanto de toda a disciplina em si. Essa é mais uma área muito trabalhada nas avaliações de concursos públicos e de entrevistas de emprego, bem como no dia a dia de áreas de meio ambiente, laboratorial, de saúde, indústria e tecnologia.

A qualificação para se dar bem nessas metas deve ser constante, compreendendo desde parâmetros básicos até aqueles mais complexos. A partir de um curso de química orgânica e cursos online ligados a todo esse campo – como o Curso Online Química - Conteúdos do Ensino Fundamental e Médio‍ -, você pode se capacitar, atualizar e aperfeiçoar em vários aspectos, uma dica que vale para educadores também.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

A importância de aprender Química

Agora você já sabe o que é química orgânica e tem noção que essa matéria se apresenta em ramos distintos. Independente se você deseja seguir a área de humanas, saiba que será necessário estudar química para conseguir uma boa classificação na prova do Enem, por exemplo, porta de entrada para a universidade em programas como Sisu e Prouni.

Já para os amantes de biológicas e exatas, o aprimoramento em química é essencial. Querendo ou não, seus conceitos estarão presentes em sua grade curricular na faculdade, na empresa que trabalhará, nas avaliações de vestibulares e concurso público, entre muitos outros campos. Então, não há desculpa: aprender química é realmente muito importante.

Quem não tem tempo para cursos presenciais e procura opções versáteis, autônomas, práticas, seguras e qualitativas pode investir em um curso online, tendência moderna e dinâmica que atrai milhões de pessoas atualmente. Aqui no Enfoque Capacitação, uma instituição referência nesse quesito, além do Curso Online Conhecimentos em Química Orgânica temos centenas de cursos a distância para seu aprendizado.

Investindo apenas R$69,90, você pode acessar todos os cursos online com certificado do Pacote Master pelo período de um ano. Não há mensalidades, e você ainda possui a opção de certificado. As cargas horárias variam de 5 a 360 horas. Uma vantagem exclusiva e diferenciada que já atraiu mais de 160 mil alunos. Que tal se juntar a eles e fazer sua matrícula agora? Uma oportunidade assim não dá para deixar de lado.

Aproveite para comentar nosso artigo e compartilhar essa ideia com seus amigos. Qualquer dúvida, estamos à disposição. Boa sorte e até a próxima.