A arte pode ser uma importante ferramenta de aprendizado, sabia? Apesar dela fazer parte de nosso cotidiano mesmo sem percebermos, essa prática pode ser introduzida de forma consciente desde muito cedo nas creches e escolas. Suas várias modalidades podem auxiliar professores a ensinar com mais ludicidade e abrir a cabeça de crianças e adolescentes para um novo universo. Para tanto, é necessário que profissionais de ensino, bem como psicólogos, assistentes sociais e demais interessados saibam conceitos e técnicas de como aplicar a arte na educação com eficiência.

Uma maneira de se fazer isso com segurança e praticidade é por meio de cursos online. Se você procura meios de melhorar seu desempenho na profissão e o status de seu currículo, vai adorar descobrir que eles proporcionam conhecimentos abrangentes e ricos. Caso esteja em busca aprendizados na área de pedagogia e/ou arte, nós lhe indicamos o curso online Arte na Educação aqui do Enfoque Capacitação. Ele traz um material completo sobre a temática, tratando desde o conceito de arte até as comprovações de seus benefícios para o desenvolvimento infantil. 

Quer ficar por dentro desse assunto e ter a oportunidade de se qualificar em cursos online com certificado? Acompanhe o artigo e depois conte-nos as suas impressões.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Importância da arte na educação

“Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes: a arte de viver” (Bertolt Brecht). 

E realmente, as várias modalidades de arte contribuem para a formação do indivíduo. Elas melhoram, por exemplo, a cognição, fortalece laços e renova a auto estima, fatos que elevam essa prática a outro patamar: o de instrumento benéfico para a saúde. Assim, enxerga-se que a presença da arte é importante para que as pessoas conheçam sua origem, história e também façam valer sua subjetividade. Isto é, aproveitem o poder que ela tem sobre seus sentimentos, sensações e expressões. 

Ana Mae, pioneira da arte-educação no Brasil, disse em seu livro "A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos" (1991) que assim "como a matemática, a história e as ciências, a arte tem domínio, uma linguagem e uma história. Se constitui num campo de estudos específicos e não apenas em meia atividade. A arte-educação é epistemologia da arte e, portanto, é a investigação dos modos como se aprende arte na educação infantil, no ensino fundamental e médio e no ensino superior". 

Deste modo, é preciso enxergar a arte como um objeto de estudo aprofundado e não somente como uma atividade a mais nas instituições brasileiras. A mesma especialista critica em muitos de seus estudos que a arte ensinada nas escolas hoje em dia é mecanizada. Ela se faz a partir de aulas repletas de métodos engessados, sem levar em conta que ela deve ser mostrada com a finalidade de estimular a criatividade e a capacidade de interpretação.

Além disso, é muito comum que se ensine apenas alguns poucos tipos de arte, sobretudo os conceitos dentro das artes plásticas. Todavia, é essencial que a exposição da arte na educação seja feita de modo completo. Os professores podem inserir teatro, cinema, música, dança, fotografia, entre outras variações para agregar ao conhecimento. Vale saber que esse ensino pode ser realizado, inclusive, de forma multidisciplinar (reunindo inúmeras modalidades em uma mesma atividade).

Mas como exatamente fazer isso? Em um primeiro momento pode ser complicado estruturar um conteúdo programático para crianças e jovens. O que eles precisam aprender em cada fase escolar? Como chamar a atenção e beneficiar a todos? São questões presentes na vida de educadores e que precisam ser esclarecidas para a obetenção de resultados gratificantes. Se esse é seu caso, nossa sugestão é que você busque conhecimentos em um bom curso de arte educação

Ao estudar mais profundamente esse conceito e sobre como transformá-lo em uma prática assertiva, você terá cartas na manga para educar com qualidade. O aprendizado de cursos a distância lhe ajudará a se diferenciar nesse setor e ser mais reconhecido. Afinal, você fugirá do senso-comum e apresentará recursos inovadores a seus alunos e também à instituição onde for trabalhar. 

Os desafios da arte-educação no Brasil

Desde 1996 a área da educação é regida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, mais conhecida como LDB nº 9.394. Em seu artigo 26, é exposto que: "a arte é um patrimônio cultural da humanidade, e todo ser humano tem direito ao acesso a esse saber". A partir dessa determinação, a mesma legislação dita que "o ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos". 

Contudo, como nós sabemos, a educação básica no Brasil ainda engatinha e precisa de uma renovação para atingir resultados melhores. Do ensino fundamental ao médio os problemas mais recorrentes a falta de professores, baixa qualidade e desinteresse do aluno. Os dados são da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

Por essas e outras que é necessário começar a mudar essa realidade, sendo que você pode fazer a sua parte. Afinal, parte dessa problemática se resolve com capacitações e metodologias desenvolvidas para atrair os alunos. Como educador, você pode trabalhar a arte de forma lúdica e interessante em sala de aula, ouvindo a opinião dos estudantes, utilizando o que eles trazem do mundo externo à escola, entre outras didáticas. Esses novos parâmetros você pode adquirir em um curso de arte educação, o que acha?

Obter conhecimento específico em um curso de artes com viés educacional pode ser o que você precisava para complementar conceitos já aprendidos e melhorar o nível de seu currículo. Além de exercer melhor a sua profissão, seja no magistério, na psicologia, pedagogia, música, artes cênicas ou outra que se correlacione, terá subsídios para disputar vagas de trabalho ainda mais desafiadoras.

curso online arte na educação

Benefícios da arte no contexto escolar

A arte pode fazer toda a diferença na vida de muitas pessoas, sobretudo na infância e adolescência. Segundo a especialista Ana Mae Barbosa, "é absolutamente importante o contato com a arte por crianças e adolescentes. Primeiro, porque no processo de conhecimento da arte são envolvidos, além da inteligência e do raciocínio, o afetivo e o emocional, que estão sempre fora do currículo escolar. Além disso, grande parte da produção artística é feita no coletivo. Isso desenvolve o trabalho em grupo e a criatividade".

Nesta via, um dos papéis do educador é proporcionar a estes jovens um curso de artes amplo e que valorize a capacidade de cada um. É tendo contato com as variadas vertentes que eles poderão se beneficiar com tudo o que elas podem oferecer. No Curso Online Arte na Educação é explicado para os participantes como essa prática atua no desenvolvimento de bebês, crianças e adolescentes. Para introduzir essa temática a você, elencaremos as seis principais vantagens, veja só:

  1. Ensina a lidar com os sentimentos: A arte amplia a forma que as crianças têm de se expressar. De acordo com a psicóloga Lucilene Zavadzki, "por meio do criar em arte e do refletir sobre os trabalhos artísticos, pessoas podem ampliar o conhecimento de si e dos outros, lidar melhor com a raiva, tristeza, estresse, experiências traumáticas  e desenvolver recursos físicos, cognitivos e emocionais. A exploração do conteúdo artístico pode ser um recurso valioso para qualquer profissional da saúde".
  2. Eleva a autoestima: estar em contato com as artes é estar sujeito às falhas. São elas que ajudarão as crianças, jovens ou adultos a aperfeiçoarem suas técnicas, ou seja, se superar. Com isso, elas ganharão uma boa dose de coragem para poder melhorar cada vez mais, desenvolvendo a autoconfiança e autoestima, essenciais para o bem estar de qualquer pessoa.
  3. Incentiva a criatividade: os professores de artes, de quaisquer que sejam as modalidades, devem incentivar seus alunos a pensar e criar seus próprios objetos artísticos. Pode ser uma pintura, desenho livre ou composição de uma música, por exemplo.
  4. Impulsiona a coletividade: qualquer arte trabalha a introspectividade, mas há algumas que impulsionam bastante as atividades em grupo, como teatro, música e cinema. Portanto, elas são uma ótima forma de combater o bullying, a solidão, a depressão e timidez. 
  5. Transmite consciência corporal: bebês e crianças ganham muito com o aprendizado de artes, como a coordenação motora e a noção de espaço. Através do tato, do contato com tintas, pincéis, sons, eles interpretam o mundo que os rodeia e aguçam a curiosidade. Muitos cursos EAD podem ajudar a entender esse fundamento, como o Psicomotricidade na Educação Infantil, que aborda a integração das funções motoras e psíquicas durante o desenvolvimento da primeira infância.
  6. Ajuda em outras disciplinas: para Marcos Méier, educador e psicólogo, o papel da escola é flexibilizar a mente das crianças por meio da arte. Isto é, aprendendo música, dança, artes plásticas, entre outros, elas poderão melhorar seu desempenho em outras disciplinas também, pois desenvolve a cognição. Experiências com artes ajudarão na resolução de problemas, na construção de textos e a enxergar questões diversas com um olhar crítico.

É muito importante entender que as técnicas artísticas são versáteis e democráticas. Atualmente, elas são tão valorizadas para melhorar a qualidade de vida que fazem parte de um método eficiente para terapia. Por aqui você encontra cursos online sobre o assunto, como de Arterapia, que evidencia todos os fatores relacionados a esse tipo de aplicação. É um conteúdo interessantíssimo e que certamente ajuda no ensino de artes nas escolas.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Como aplicar um ensino de artes de qualidade

Graças à tecnologia, professores e demais pessoas que trabalham com educação podem garantir uma formação mais abrangente. Os cursos online com certificado surgem como uma ferramenta organizada e precisa para conhecer técnicas, conceitos e práticas para aplicar em diferentes níveis educacionais. Aqui no Enfoque Capacitação, inclusive, é possível encontrar diversos cursos EAD sobre artes e educação, apropriados para estudantes e profissionais da área.

Para você ter ideia do quão abrangente é a nossa grade de cursos a distância nestas áreas de atuação, vamos elencar os principais e mais buscados aqui do portal, além do Curso Online Arte na Educação. Veja só:

  • Artes Visuais para a Educação Infantil: voltado para educadores e auxiliares de educação infantil, o Curso Online Artes Visuais para a Educação Infantil ensina como introduzir aulas de pintura, desenho, escultura, entre outras artes para crianças de até 5 anos. O material abrange planejamento de aulas e é super inclusivo.
  • Capacitação em Arte: excelente capacitação para professores de arte, além de artistas e interessados no tema. O Curso Online Capacitação em Arte perpassa pela história da arte no Brasil e a importância do ensino da arte nas escolas regulares. É um curso de artes ótimo para ajudar a despertar a sensibilidade e a criatividade nos alunos.

  • Releitura de Obras de Arte na Educação Infantil:Curso Online Releitura de Obras de Arte aborda as artes visuais nas escolas de educação infantil, como elas são representadas pelas crianças e quais as didáticas mais indicadas para trabalhar em sala de aula.

  • Música na Educação Infantil: é muito mais gostoso aprender com música e, consequentemente, mais simples de ensinar. O Curso Online Música na Educação Infantil evidencia os benefícios da iniciação musical no desenvolvimento e no processo de aprendizagem das crianças. Ele também ensina jogos e brincadeiras musicais que podem ser utilizados no dia a dia escolar.

Além desses cursos online com certificado, é primordial que o profissional busque meios de aprender mais sobre inclusão no ambiente escolar. Assim, ele terá recursos suficientes para atender todas as crianças e jovens de maneira igualitária, mostrando que há formas de arte voltadas para todo mundo. Nesse viés, você encontra o Curso Online Educação Inclusiva, conteúdo exclusivo do Enfoque Capacitação. Ele complementa qualquer curso de arte educação que você fizer, vale a pena realizá-lo.

Arte na educação: aprenda já em cursos online eficientes

Viu como a arte na educação é importante para o desenvolvimento da infância e juventude? Procure se capacitar para promover essa interatividade em sala de aula e passar esse conhecimento a outros colegas de profissão. Os cursos a distância se mostram ideais para melhorar currículos, contar como pontuação em provas de títulos de concursos públicos ou como atividades complementares na faculdade. Aproveite os conhecimentos para colher ótimos frutos no futuro.

Se você gostou de nossas sugestões e quer correr atrás de uma formação mais completa, inscreva-se no Enfoque Capacitação. Aqui, você pode aprender mais no Curso Online Arte na Educação e nos diversos cursos EAD que disponibilizamos por apenas R$69,90. É isso mesmo, com este investimento você se torna um profissional pronto para subir na carreira e ajudar outras pessoas.

Agora é com você, leitor! Conte para a gente as suas impressões sobre este artigo. Para você, qual o papel da arte na educação hoje em dia? Contribua com a sua opinião para enriquecer ainda mais essa discussão. Qualquer dúvida que tiver a respeito do tema ou dos cursos online, deixe um comentário que nós responderemos em breve. Até uma próxima!