Quando você pensa em conhecimento, o que vem a sua cabeça? Desenvolvimento, evolução, qualificação... Se tratando desse conceito, só há valores bons que podem ampliar horizontes e realmente mudar realidades. É por meio do conhecimento que tudo cresce, ganha novos recursos, entra em ascensão, entre muitos outros benefícios.

Agora, imagine a possibilidade de armazenar toda informação adquirida em sistemas também inteligentes e com compartilhamento em um grupo comum – uma empresa, por exemplo. A partir daí, torna-se viável alimentá-lo com novos dados, trabalhar tudo que é adquirido e, por meio de um trabalho conjunto, chegar a patamares inatingíveis.

Toda essa introdução inspiradora remete ao tema de nosso artigo de hoje, uma tendência essencial para as organizações que está mais forte do que nunca: a gestão do conhecimento e da informação. Embora pareça confuso entender seus principais aspectos e objetivos, dá para compreender passo a passo contando com o auxílio de bons materiais.

Hoje em dia já existem muitos auxílios interessantes, como os cursos online, que informam tudo que é pertinente a esse conceito tão fundamental. O Curso Online Gestão da Informação e do Conhecimento, do Enfoque Capacitação, é um ótimo exemplo. E, já que é para falar de conhecimento e aprendizado, nada melhor que destacar os melhores cursos a distância do mercado presentes em nosso portal.

Pois bem, se você se interessa bastante por esse assunto, vamos aborda-lo em linhas gerais. Lembrando que é um tema essencial não apenas para administradores, mas para profissionais de todas as áreas. Abrace o conteúdo, fique por dentro e conheça cursos online com certificado incríveis para se capacitar e aperfeiçoar cada vez mais.

Gestão da informação e do conhecimento: entenda definitivamente

O que é gestão do conhecimento?

Cada vez mais forte nos últimos tempos, a gestão do conhecimento trata-se de um conjunto de ações e processos transversais que une diversas áreas, entre as principais a inteligência estratégica, os sistemas de informação e a teoria das organizações, com intuito de identificar e analisar os conhecimentos disponíveis e desejáveis para o desenvolvimento da empresa.

Para isso, seu objetivo principal é apoiar, resguardar, compartilhar e promover a criação, transferência e aplicação do conhecimento nas organizações. Ou seja, desenvolver e gerenciar toda informação que é produzida de modo que se fortaleça, gere mudanças efetivas, mude parâmetros e, claro, leve ao lucro.

Tudo pode ser feito com uma série de recursos, seja em bancos de dados atualizados ou por meio de documentos, planilhas e até nas habilidades dos colaboradores. É praticamente uma valorização das ideias com fatores que, de certa forma, podem evidenciar algum procedimento, serviço ou produto da mesma – ainda mais quando pensamos em exclusividade. Tudo o que é importante e "único" para a empresa pode ser utilizado de modo estratégico e garantir ótimos benefícios, desde que seja bem trabalho e tenha uma ótima gestão.

Para ter noção de uma ideia prática desse conceito, assista ao vídeo explicativo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Continuando nosso artigo, o surgimento da gestão do conhecimento e sua popularidade não são tão novas assim. As primeiras discussões e testes começaram a partir dos anos 80. De acordo com o especialista Karl Sveiby, tem pelo menos três origens distintas:

  1. Nos Estados Unidos, derivado da ascensão da inteligência artificial, com a observação de quanto os sistemas se tornavam obsoletos devido a falta de informações novas, bem como a avaliação da importância da criação, aprendizado mútuo e transferência do conhecimento;
  2. No Japão, com a preocupação frequente em métodos de inovação para que os processos não ficassem estagnados e, assim, destacando os ativos intangíveis;
  3. Na Suécia, com a formação das primeiras medições estratégicas baseadas em competências, abrindo espaço para a valorização das informações e, claro, para a gestão do conhecimento em si.

A partir daí, com o tempo o conceito começou a ganhar força em todo o mundo. Mesmo a ascensão das máquinas e da tecnologia, que resolve muitos problemas e facilita processos, uma boa organização só se faz com pessoas e suas ideias, o capital humano responsável por todos os procedimentos fundamentais à organização.

Sendo assim, esse conceito anda lado a lado com tanto com a gestão de pessoas quanto outros setores – recursos humanos, tecnologia da informação, computação, comunicação e marketing, educação, administração, entre muitos outros. Nesse contexto, é fundamental salientar que a gestão do conhecimento deve ser trabalhada em toda corporação – de multinacionais a microempresas, de universidades a escolas.

O conhecimento é algo que nunca se perde e não diminui, muito pelo contrário: cada vez mais se alimenta e se renova. Intangível, quanto mais é valorizado, aumentam as possibilidades de chegar a boas concepções que trazem soluções, sistemas inteligentes, métodos funcionais, ou seja, realmente uma transformação. Mas, embora seja até simples imaginar esse ciclo, no cotidiano organizacional torna-se um desafio.

Segundo um artigo da revista ACB, a maior dificuldade da gestão do conhecimento nas empresas é "transformar o conhecimento tácito em explícito, e consequentemente organizá-lo para torná-lo disponível". Como uma espécie de matéria prima, moldá-lo e garantir que chegue a um ponto tangível é bem difícil, ainda mais quando não se há incentivo ou caminhos que facilitem essa ação.

Em uma grande corporação, por exemplo, muito se fala na descoberta de talentos. O problema, porém – bastante comum na gestão de pessoas – é dar voz e espaço para esses indivíduos. De certa forma, muitos líderes ainda preferem pensar apenas em produção e não dão margem para as ideias, as opiniões e as visões plurais. E esse é apenas mais um dos problemas que prejudicam a gestão do conhecimento e seus referentes.

Portanto, deixar de lado as velhas amarras, pensar em meios realmente positivos e funcionais e estar aberto a toda essa informação são passos preliminares que levam a boas vantagens. Com o controle, a facilidade de acesso e o gerenciamento integrado dos dados e seus meios, o conhecimento pode gerar impactos primordiais e trazer resultados realmente objetivos.

Felizmente, hoje em dia há diversos gestores e demais responsáveis se atentando a esse conceito. Muitos se informam por meio de um curso de gestão do conhecimento e demais cursos EAD relativos, como as opções presentes no Enfoque Capacitação. Quando se trata da área de administração, nosso portal conta com cursos a distância ideais para diversas metas.

Cursos relacionados que podem te interessar:

7 características da gestão do conhecimento

O especialista José Cláudio Cyrineu Terra revela em seu livro "Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial" quais são as técnicas proativas de uma gestão realmente competente.

Cultura organizacional

A cultura organizacional tem como objetivo explorar o capital humano e orientar os membros de uma organização, de acordo com práticas, hábitos, símbolos, comportamentos e princípios que interagem e criam realmente uma "cultura" própria à empresa.

Estratégia e alta administração

Determina a visão, a missão e as metas, ou seja, trata-se de todo o planejamento estratégico em si. Esses conceitos juntos são resultado da gestão do conhecimento com os demais objetivos da empresa, buscando sempre meios valorosos e colaborativos.

Organização e processos de trabalho

Trata-se de todos os procedimentos essenciais à empresa e como são realizados. Uma gestão do conhecimento nas empresas só funciona eficientemente quando todos os setores trabalham em harmonia e os processos são realmente justos e competentes.

Políticas e práticas para a administração de recursos humanos

Esse termo refere-se às práticas direcionadas para o capital humano, para que possa se manter sempre motivado e pronto para atender as expectativas da empresa. Tanto a gestão de recursos humanos quanto a gestão de pessoas se encaixam nesse quesito.

Sistemas de informação e comunicação

São sistemas fundamentais para documentação, armazenamento, análise e consulta de toda informação gerada e que deve ser trabalhada na cultura organizacional. Sem esses parâmetros, é difícil contar com uma gestão do conhecimento competente.

Mensuração de resultados

A verificação das metas e de seus resultados também é um ponto forte. É justamente uma medição e acompanhamento de um serviço ou produto, por exemplo, com avaliação das métricas e os pontos positivos e negativos. Além da área de administração, é um termo bastante comum em marketing.

Aprendizado com o ambiente

Por fim, uma gestão excelente se faz com o aprendizado diário, ou seja, ele nunca acaba, sempre se renova. A partir daí, acontece a elaboração de novos projetos, visões e técnicas, considerando todo o ambiente e suas respostas.

Esses pilares, quando bem alinhados, abrem caminho para um trabalho eficiente e equilibrado entre toda a organização. Em um curso de gestão do conhecimento, por exemplo, essas especificações ficam mais claras e aprofundadas, sobretudo considerando ambientes diferenciados, como a Administração Pública, a saúde, a escola, entre outros.

No Curso Online Gestão da Informação e do Conhecimento, essas técnicas são destacadas em todos esses espaços e auxiliam profissionais das mais variadas áreas a conhecer e se engajar nesse tema. Por isso, vale a pena contar com cursos online com certificado como esse para otimizar os processos e torna-los primorosos, com resultados inspiradores.

curso online gestão da informação e do conhecimento

Gestão da informação x gestão do conhecimento

Mas, afinal, há diferenças entre esses termos? Dentre esses conceitos, você sabia que o curso de gestão da informação também é bastante popular, procurado entre pessoas que desejam seguir a carreira administrativa? Pois é, justamente porque tem relação direta com a gestão do conhecimento, mas geralmente com práticas mais direcionadas – uma parte que compõe todo esse método, no caso.

É bom destacar que todas as informações geradas devem ser coletadas, processadas, armazenadas e distribuídas em banco de dados e sistemas eficientes. Cabe ao profissional dessa área fazer a análise e organizar o fluxo por meio de ferramentas diversas, sobretudo as tecnológicas. Nesse caso, quem realiza o curso de gestão da informação trabalha em conjunto com aqueles que se especializam em sistemas de informação e fazem a implantação dos mesmos.

Conforme já dissemos, o conhecimento é muito amplo e une praticamente todos os ramos de uma empresa, logo, todos os processos referentes aos dados completam esse método, atuando em paralelo com os demais campos. Desde que a gestão da informação seja bem feita, com consultoria, gerenciamento, análise, tomada de decisão e recuperação, a transmissão é otimizada e alimenta todo o ciclo.

Então, ao ter contato seja com um curso de gestão da informação ou com um curso de gestão do conhecimento, saiba que ambos se complementam e, caso estejam juntos, seu aprendizado pode ser ainda mais satisfatório. Assim, dá para ter noção dos dois conceitos e ficar a par das estratégias em meios teóricos e práticos.

O Curso Online Gestão da Informação e do Conhecimento, do Enfoque Capacitação, é um exemplo positivo dessa junção, ideal para que os interessados se capacitem, atualizem e aperfeiçoem em tudo que permeia tais áreas. Com esse conteúdo disposto em um dos melhores cursos EAD do ramo, fica mais fácil se qualificar e promover a diferença em sua empresa. Que tal investir nessa proposta?

Gestão do conhecimento nas empresas: como começar?

Jayme Teixeira Filho, outro especialista em administração e na gestão do conhecimento nas empresas, garante que aqui no Brasil ainda falta muito para que as empresas atinjam um grau de excelência nesse conceito, devido grande parte à dificuldade em implementá-lo nas corporações.

Os casos mais comuns definidos por Teixeira são em multinacionais que utilizam modelos coordenados por sua matriz. Há muitos casos estadunidenses, por exemplo, ainda mais naquelas ligadas à tecnologia, como a Microsoft e a IBM. Por aqui, os mais famosos e latentes são vistos no Sebrae, na Embraer e no Ministério da Ciência e da Tecnologia.

É nesse cenário que se vê a necessidade de profissionais qualificados que possam implementar sistemas inteligentes e integrados que destaquem a gestão do conhecimento e mudem a realidade da empresa. Uma administração eficaz só se faz quando há atenção a todos os parâmetros essenciais, independente do ramo, porte, serviços e demais características da corporação.

Na gestão escolar, por exemplo, pensar nas melhores maneiras de controlar esse processo pode ser bastante proveitoso para o funcionamento de diversas ações, não é à toa que um curso de gestão do conhecimento é indicado para pessoas com cargos de liderança – e demais interessado em progressão de carreira, por exemplo – em se especializar.

A coleta, o controle, o armazenamento e a transmissão de todos os dados pertinentes a um meio gerador de ideias garante que o conhecimento seja realmente aproveitado, renovado e transformado em medidas totalmente efetivas, que promovam mudanças salientes e surpreendentes. Pode ter certeza que os projetos de sucesso das grandes empresas consideram todos esses conceitos.

É claro que pode ser bastante desafiador para muitas pessoas, mas pense que essa é uma tendência que só tende a evoluir no mundo globalizado. O conhecimento "garante" que sua própria gestão também cresça e ascenda, com cada vez mais indivíduos dedicados em dominá-lo, utilizando no cotidiano seus preceitos de maneira tangível e proveitosa.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Especialize-se e domine esse conceito com cursos online

Se você está animado e motivado para entender e se qualificar na gestão da informação e do conhecimento, precisa obrigatoriamente buscar ótimas ferramentas para isso, ainda mais para se atualizar de tempos em tempos. Essa é uma proposta recorrente dos cursos online, alternativa flexível e versátil que requinta sua sabedoria e te deixa pronto para mudar realidades.

Nossa dica fundamental para se aprimorar é realizar o Curso Online Gestão da Informação e do Conhecimento e demais cursos a distância relativos à área administrativa do Enfoque Capacitação. São centenas de cursos online perfeitos para seus objetivos, com carga horária variável – de 5 a 360 horas – e total versatilidade, preparados por uma equipe pedagógica exclusiva em ambientes virtuais de aprendizagem dinâmicos e modernos.

Para contar com essas vantagens, basta se inscrever no portal e ter a sua disposição os melhores cursos EAD por um ano, investindo uma taxa única de R$ 69,90. Não há mensalidades e você ainda pode conseguir um certificado ideal para várias metas. Assim, dá para se tornar um expert tanto na gestão do conhecimento quanto em demais conceitos essenciais. Que tal?

Chegamos ao fim do artigo e queremos saber sua opinião sobre o tema. Conte pra gente nos comentários, compartilhe e não deixe de conhecer nossos cursos online com certificado. Até a próxima.