Há muito o que se pensar em relação à questão ambiental mundial. Sabemos o quão a natureza está sobrecarregada pelas ações dos seres humanos e por conta disso há a necessidade de criar políticas e renovar as que já existem para evitar que ela se degrade ainda mais. É missão de profissionais da área de meio ambiente, professores, pesquisadores, cientistas políticos, entre muitos outros, descobrir fatores atualizados a respeito da questão do lixo no Brasil e no mundo e quais são os meios de combater esse problema sério. 

Nesse sentido, indicamos o curso de Gestão de Resíduos Sólidos‍, um dos cursos online mais requisitados aqui do Enfoque Capacitação. Ele é ideal para estudantes, profissionais e demais interessados em saber tudo sobre a destinação correta do lixo urbano, as leis que regem essa ação e muitos dados atuais. Com uma metodologia moderna e dinâmica, os conhecidos cursos a distância ensinam conteúdos de qualidade acerca de variadas áreas de atuação, incluindo a de meio ambiente.

Acompanhe nosso artigo e descubra como os cursos online com certificado acerca desta temática podem fazer a diferença em sua carreira e em seu dia a dia como cidadão.

Resíduos sólidos: o que são e como classificá-los

Segundo a ONU, mais de 1 bilhão de toneladas de resíduos são produzidas por cada habitante da Terra diariamente. Difícil de acreditar, não é mesmo? Pois é, mas os dados são oficiais e precisam ser estudados para que a situação melhore.

Para quem não sabe, os resíduos sólidos nada mais são do que o próprio lixo que produzimos a partir de qualquer atividade. A notícia ruim é que a quantidade de resíduos liberada no ambiente é muito grande e não há uma preocupação em separá-los e fazer seu manejo correto. A diminuição da produção de lixo e ainda, a separação dele conforme suas características, são essenciais para que as cidades tenham um gerenciamento de resíduos sólidos colaborativo.

Em 2010, o Brasil elaborou a Lei 12.305, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Esse documento oficial deve ser utilizado como base para qualquer etapa do gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil, pois há diretrizes específicas sobre como a sociedade deve manusear, separar e fazer o tratamento de resíduos sólidos de modo correto. É um pilar pensado pelo governo para ajudar a solucionar uma das questões mais alarmantes no país.

Conhecer quais são os tipos de resíduos é primordial para uma ação mais efetiva de qualquer pessoa. Essa informação é destrinchada com excelência em cursos EAD, que visam ensinar de forma diferenciada. Ao fazer nosso curso de gestão de resíduos sólidos você aprende tudo sobre a classificação do lixo urbano e métodos eficazes de destinação.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Resíduos sólidos orgânicos

Consistem em lixo de origem animal ou vegetal, ou seja, restos de alimentos produzidos em todo e qualquer tipo de local. Eles são considerados rejeitos, pois não podem ser reciclados, e por lei, devem ser destinados aos aterros sanitários e receber tratamento de resíduos sólidos adequado, como: incineração, compostagem e biodigestão.

Importância das Usinas de Compostagem

A compostagem é um dos processos para tratar os lixos orgânicos e é o mais recomendado por ter caráter natural - ele acontece por meio da decomposição da matéria orgânica na presença de oxigênio. O procedimento se dá pela quebra de moléculas ocorrida por microorganismos, que são transformadas em gás carbônico, água e minerais. Ao final, é gerado um produto excelente para ser usado na agricultura, seja a nível profissional ou doméstico.

Quem procura se especializar nesse tema, tanto para participar de concursos, conseguir uma promoção ou atuar com mais eficácia, pode investir no Curso Online Gestão de Resíduos Sólidos e também no Curso Online Conhecimentos em Química Orgânica‍, que mostra aspectos sobre as subtâncias obtidas em processos como o de compostagem, de incineração e até mesmo de biodigestão.

Conheça mais dados sobre processos realizados na agricultura e meio ambiente, incluindo tratamento de resíduos sólidos, em cursos online com certificado e em nossos artigos 10 dicas incríveis de cursos sobre o meio ambiente - vai perder essa?‍  e Agricultura: 8 melhores cursos online que estão em alta no mercado‍.

gestão de resíduos sólidos

Resíduos de serviços de saúde

Laboratórios, hospitais, clínicas e outros ambientes semelhantes trabalham com substâncias e equipamentos que não podem ser descartados em lixo comum. Desta forma, esses estabelecimentos devem seguir a padronização determinada no manual da Anvisa para manejar, armazenar, transportar e despejar esses itens. Bons cursos online exibem materiais completos sobre essas ações, como o nosso Curso Online Descartes de Resíduos em Laboratórios - Noções Gerais‍, muito procurado pelos inscritos.

Resíduos da construção civil

Popularmente conhecido como "entulho", esse tipo de resíduo é um dos que mais preocupam as autoridades brasileiras, por não haver a cultura de reaproveitamento deles - sim, é possível construir casas reutilizando materiais de desabamento, restos de construções, etc. Assim, esse lixo é todo conduzido para os aterros, uma destinação incorreta e improdutiva. Quem é do ramo e quer crescer nele deve estar atento às novidades tecnológicas para renovação dessas "sobras". A nossa dica mais uma vez engloba cursos a distância: trata-se do Curso Online Reciclagem de Resíduos Sólidos na Construção Civil‍, ótima opção para agregar ao currículo de arquitetos, engenheiros e demais profissionais desse nicho.

Resíduos de vidro

Um dos mais antigos materiais do planeta pode ser reaproveitado em 100% e reciclado também. Utilizado em muitas embalagens atualmente, ele é composto por variados minerais como areia, barrilha, calcário e feldspato, e exatamente por isso oferece ótimos resultados em sua reciclagem, que podem ser feitas muitas vezes.

Esse processo de sustentabilidade deve ser adotado pela indústria vidreira. Já que tributariamente ele não oferece vantagens, é algo que deve ser feito prioritariamente pensando no aspecto social (pois envolvem cooperativas e catadores) e também na qualidade do vidro da embalagem, que será muito mais resistente após a reciclagem. Você pode conhecer mais sobre esse tipo de material em cursos EAD voltados para reciclagem e desenvolvimento sustentável como o Curso Online Gestão de Resíduos Sólidos.

Resíduos de plásticos

O material mais consumido e descartado no mundo é o plástico e o grande problema é que o ritmo de reciclagem não acompanha esse fator. Para você ter ideia, foi divulgada uma pesquisa pelo Jornal O Globo, que mostra que até 2021 a população mundial consumirá cerca de meio trilhão de garrafas plásticas anualmente. Assustador, não é mesmo? E como dissemos, reciclar um número tão exorbitante é praticamente impossível - a solução, então, seria reduzir drasticamente a compra desses itens, preferindo os de vidro, por exemplo. 

Outra informação perturbadora é o descarte indevido desse material no solo e nos oceanos. Isso por que podem poluir, e dependendo de sua característica pode levar de 50 a 500 anos para se decompor. Além disso, oferecem risco à vida marinha, causando a morte ou intoxição de animais. No curso online Gestão de Resíduos Sólidos você conhece conceitos estruturais e boas práticas voltadas para o gerenciamento de resíduos sólidos, a seleção correta, as leis e seu tratamento.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Resíduos de equipamentos eletrônicos

Além destes lixos que citamos, há ainda os resíduos de equipamentos eletrônicos, que inevitavelmente fazem parte do cotidiano moderno. São pilhas, baterias, fios elétricos, equipamentos de informática, etc, que vão se acumulando em casa ou no escritório, sem receber a destinação adequada. Segundo estudo da ONU sobre o lixo eletrônico divulga que o Brasil é o maior produtor desses resíduos por pessoa entre as nações emergentes. Esses dados preocupam por que os componentes tóxicos prejudicam o meio ambiente e os seres vivos.

Busque qualificação de excelência em cursos online

Ficar atento quanto a essa pauta ajuda você a se estabelecer no mercado de trabalho, pois ela é extretamente atual e necessária. Buscar qualificação a mais é sempre interessante no contexto no qual vivemos e cursos online com certificado têm sido a escolha de muitos estudantes e profissionais. Você viu por aqui cursos a distância que mostram a conjuntura relacionada ao meio ambiente, mais precisamente o Curso Online Gestão de Resíduos Sólidos. Mas o Enfoque Capacitação oferece diversos cursos EAD sobre mais de 20 ramos, que podem ser feitos com o investimento de apenas R$69,90. Ótima notícia, não é mesmo? Faça sua inscrição e garanta toda a praticidade e eficiência dos cursos online.

Agora queremos saber de você: o que achou de nossa abordagem? Deixe um comentário dizendo suas impressões e dúvidas, compartilhe com seus amigos e capacite-se no curso de gestão de resíduos sólidos para fazer a diferença. Boa sorte!