Atualmente, muito se fala em Sociologia, a ciência que estuda o comportamento em meios sociais, como associações e instituições. A psicologia, por exemplo, tem o papel de estudar o indivíduo, já a Sociologia, por sua vez, tem a função de estudar de que forma este indivíduo está ligado a outros e suas relações sociais e a importância da cultura e a organização da sociedade em que vive.

Se você quiser entender mais sobre o que é sociologia, como ela está ligada com a educação e qual é sua aplicação no cotiadiano, o nosso portal criou um de seus cursos online para tratar sobre esses assuntos que são tão interessantes e têm grande importância para a formação de um professor ou, até mesmo, para compreender melhor a sociedade em geral, o Curso Online Sociologia da Educação.

A Sociologia da Educação é a parte da ciência que estuda os processos sociais de ensino e de aprendizagem, ou seja, é a área que explora todos os processos que ocorrem dentro do ensino, desde as relações estruturadas até o papel da escola dentro da sociedade. É necessário pensar que a sociedade, a escola e o ser humano estão diretamente conectados e um exerce influência no outro. A escola tem um grande papel na formação do homem, que, por sua vez, tem conexão direta com a sociedade, ou seja, a sociedade nada mais é do que um resultado da educação.

Continue lendo nosso post para saber mais sobre Sociologia e educação e sobre o curso de sociologia online!

O que é Sociologia da Educação e o que ela diz sobre os contextos sociais

A Sociologia da Educação, como já falamos anteriormente, estuda os processos sociais dentro do ensino e da aprendizagem, ou seja, essa área estuda a educação em geral, considerando que a relação entre transmitir conhecimento e absorvê-lo é um processo complexo.

Caso você queira saber o que é Sociologia, nosso portal oferece um de seus cursos a distância que discute exclusivamente esse tema, o Curso Online Sociologia Geral. Este curso trabalha os principais pensadores e, até mesmo, a globalização. Devemos ter em mente que cada pessoa aprende da sua maneira, da mesma forma que cada educador tem sua maneira de ensinar, tornando o estudo uma infinita variedade de sentidos.

Se você quer saber mais sobre como funciona a construção do conhecimento de um aluno, não se esqueça de fazer um de nossos cursos online, o Curso Online Construção do Conhecimento. Este curso aborda a importância da construção do conhecimento, a forma como ele acontece e até o uso de atividades lúdicas. Tudo isso pode lhe ajudar na elaboração do planejamento de uma aula mais dinâmica e interessante para seus alunos.

Além desse curso online, o Enfoque Capacitação oferece diversos cursos nas mais variadas áreas, para você expandir seus conhecimentos de todas as formas possíveis. E o melhor de tudo é que todos esses cursos são oferecidos na modalidade de cursos a distância, para você estudar como, onde e quando quiser.

O nosso portal quer ser seu aliado na hora de você buscar mais conhecimento e, até mesmo, de refinar seu currículo. Por isso, oferecemos cursos online com certificado, para você turbinar seu currículo e ainda aprender cada vez mais!

Na Sociologia, é necessário entender que, para se fazer uma boa análise sociológica da escola, devemos considerar o contexto local e, até mesmo, a forma com que o aluno se socializa com a família. A Sociologia é uma construção humana, ou seja, cada sociólogo pensa de uma maneira. Alguns podem concordar em certos pontos e outros podem ter um pensamento completamente diferente. Então, para explicar melhor o que a Sociologia tem a dizer sobre os contextos sociais, é preciso explicitar o que certos autores, que têm uma grande importância na Sociologia e educação, dizem sobre esse assunto.

Grandes sociólogos como Bourdieu, Passeron, Baudelot e Establet, Bowles e Gintis consideram a escola como um ambiente de reprodução da conservação social, tornando-a uma impossibilidade da mobilidade social e, por consequência, um reforço da ordem de poder já estabelecida em que vivemos. O curso de Sociologia, portanto, discutirá esses autores e muitos mais!

A Sociologia da Educação tem um grande papel dentro da educação, que é o de discutir e abordar as desigualdades sociais, bem como analisar se a escola é realmente um ambiente neutro ou se, de fato, reafirma a discrepância social atual. Bressoux, em as pesquisas sobre o efeito-escola e o efeito-professor, afirma que a escola, sozinha, não tem a capacidade de compensar as desigualdades da sociedade, tendo em vista que a maior parte das diferenças de aquisição vem de fora desse contexto.

Rámon Pena Castro, professor da UFSCAR, afirma que devemos pensar no real sentido que a escola tem, que normalmente é reduzido apenas para sua função econômica, ou seja, apenas para a preparação do aluno para o mercado de trabalho. Ele também liga o atual fracasso escolar às mudanças que a sociedade está vivendo, onde a falta de emprego traz uma nova realidade para os estudantes.

Cursos relacionados que podem te interessar:

A Sociologia do Trabalho é uma das áreas da Sociologia que estuda especificamente o trabalho e os processos sociais do homem e de produção. Um de nossos cursos online, o Curso Online Sociologia do Trabalho, discute este assunto.

O sociólogo canadense André Petitat estudou o que ele chama de “dualismo escolar”, onde existem dois tipos de escolas: aquelas que preparam seus alunos para estudos superiores e aquelas que preparam os pobres para o mundo do trabalho.

O ensino sofreu uma grande democratização, tendo em vista que os números de vagas estão sendo cada vez mais ampliados. Porém, pesquisas apontam altos índices de reprovação, interrupção escolar e, até mesmo, desistência, o que nos faz pensar se a inclusão está realmente acontecendo. Maria Tereza Esteban também se questiona sobre esse alto nível de desistência, tentando compreender o que a escola realmente significa para uma criança de classe popular.

Pode parecer que a Sociologia está apenas apontando os erros cometidos pelas escolas, mas não é isso. Os sociólogos têm o papel de estudar profundamente a importância da escola e qual é o seu papel no mundo, pois eles sabem que ela é imprescindível para a sociedade. Durkheim, o pai da Sociologia da Educação, já dizia que a educação é uma ferramenta poderosa para a construção de uma moral coletiva, o que é essencial para a sociedade.

O curso de Sociologia online trata esse aasunto e outros relacionados à Sociologia, como os principais autores da Sociologia da Educação, a visão da escola e a sociedade. Então, não deixe de fazer o nosso Curso Online Sociologia da Educação.

o que é sociologia

A importância da Sociologia na educação

A educação é uma prática social, ou seja, ela está inserida em um meio social com práticas que são aceitas ou não, de acordo com a cultura. A educação tem o papel de fazer com que o aluno entenda que está vivendo em uma sociedade e que esta deve ser compreendida como um todo.

O Enfoque Capacitação discute, em um de seus cursos a distância, a globalização e a criança. O Curso Online A Criança e a Globalização aborda a consequência da globalização para o mundo infantil, a influência das tecnologias na infância e a formação moral de uma criança.

A Sociologia, por sua vez, tem a função de tentar compreender as causas e as consequências do que ocorre ou já ocorreu no mundo, para conseguir transformar a história ou, até mesmo, para antecipar certos eventos para as outras gerações. Então, por consequência, a sociologia da educação procura entender de que maneira a sociedade seleciona, transmite e avalia os saberes considerados significativos e de que forma isso reflete a distribuição do poder na nossa sociedade atual.

Se você é professor e está procurando mais conhecimento dentro dessa área, fazer um curso de Sociologia online pode ser uma boa opção. Afinal, nele, você aprenderá mais sobre o que é Sociologia e de que forma ela influencia a sociedade atual. Isso é muito importante para a criação de um currículo que possibilita ao aluno a oportunidade de compreender a ligação do conteúdo com a nossa sociedade, além de provocar uma reflexão por parte da escola. Devemos sempre ter em mente que o ensino é o caminho para quebrar as relações de poder existentes e é nele que devemos investir.

A sociologia da educação é importante, independente do meio, para a compreensão da realidade social, econômica, cultural e até mesmo política do nosso país. É necessário que os professores tenham uma visão crítica e questionadora, para formar alunos que compreendam e consigam modificar a realidade em que vivem. O nosso portal oferece um ótimo curso online, o qual debate a Sociologia Política, o poder, o Estado e os deveres políticos, o Curso Online Sociologia Política

Já o curso de Sociologia da Educação tem como foco a escola e a sociedade, apresentando a importância de o aluno realmente entender o meio em que vive e de conseguir fazer a mobilidade social. A educação, portanto, tem o grande papel de mostrar para o aluno que ele realmente é capaz e consegue, sim, fazer a mobilidade social.

O Enfoque Capacitação oferece mais de um curso de sociologia para você se aprofundar nessa área fascinante. Dessa forma, você tem a possibilidade de se aperfeiçoar constantemente para progredir em sua área de atuação.

Além disso, o investimento é de apenas R$ 69,90 por ano, o que lhe dá acesso a todos os cursos online do Pacote Master. E o melhor de tudo é que todos os cursos são oferecidos como cursos online com certificado, para você aprimorar seu currículo cada vez mais!

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

A educação deve sempre buscar formar adultos que tenham uma visão de como a vida em sociedade funciona e qual a sua importância. Porém, para que isso aconteça, é necessário haver uma preocupação por parte da escola em proporcionar atividades que façam o aluno refletir e problematizar as relações como um todo. Além disso, a sociologia e educação são essenciais para que o professor consiga lidar com alunos de diferentes realidades e mesmo conseguir fazer uma construção do conhecimento de forma eficiente para todos, mas sempre levando em conta a realidade do aluno.

É necessário que o professor tenha em mente que a criança é muito mais que um aluno, ou seja, ela é um indivíduo que tem uma realidade que pode ser muito diferente da conhecida. Além disso, a criança pode ter uma relação com familiares conturbada e, muitas vezes, até passar por grandes dificuldades financeiras.

A Sociologia na educação brasileira

A Sociologia costumava ser uma matéria obrigatória entre 1925 e 1942, tornando-se optativa depois desse período. Porém, boa parte das escolas continuaram ofertando essa matéria. A obrigatoriedade do ensino de Sociologia foi apenas estabelecido, novamente, em 2 de Junho de 2008, através da Lei nº 11.648, que tornava tanto Sociologia quanto Filosofia matérias obrigatórias no ensino médio nacional.

Porém, em 2001, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso, presidente do Brasil naquela época, revogou a lei que obrigava o ensino dessas matérias na educação em geral. No entanto, apenas em 2006, Sociologia e Filosofia se tornaram, novamente, obrigatórias. Nesse momento, não foram definidas as séries do ensino médio nas quais tais matérias seriam ministradas. Em 2008, através do Parecer nª 22, do Conselho Nacional da Educação (CNE), a Sociologia realmente voltou a ser obrigatória em todo o ensino médio.

Se você quer saber mais sobre as mudanças na sociedade, não deixe de fazer um dos nossos cursos online com certificado, que destaca o funcionalismo estrutural, o marxismo e a sociologia clássica, o Curso Online Sociologia Contemporânea.

Geraldo Balduino Horn, doutor em Educação, expressou suas dúvidas sobre o ensino de Sociologia já em 2008, em seu livro Diálogos e Perspectivas de Investigação. Horn questionou como a Sociologia seria ensinada, que Sociologia estaria sendo ensinado e até se os professores estariam preparados para cumprir com os objetivos da disciplina.

Esse tipo de questionamento continua sendo feito e, dessa maneira, podemos afirmar que cada vez mais o profissional de Sociologia está sendo preparado para ser um professor crítico e para cumprir o objetivo da disciplina.

A Sociologia no ensino médio tem como objetivo o confronto da nossa realidade social e política, para que os alunos se tornem mais análiticos e tenham uma visão crítica da realidade. O papel da Sociologia, como um todo, é inserir na vida das pessoas um momento reflexivo sobre a forma que vivemos em geral, o que deve ser feito no ensino médio.

Você viu como a Sociologia é, realmente, uma área ampla e deve ser levada a sério? É a partir dela que podemos formar alunos mais conscientes, trazendo melhoria para a nossa sociedade em geral. Pois, como Durkheim já afirmava, é a educação que edifica e representa o que há de melhor em nós, acentuando o nosso lado humano e, quem sabe, até tornando o mundo melhor.

Não esqueça de se inscrever no nosso portal para começar agora mesmo a fazer os nossos cursos a distância. Se você gostou do assunto do artigo, não se esqueça de comentar, compartilhar e fazer nosso Curso Online Sociologia da Educação.