Como ser mais produtivo durante o dia? Essa é uma queixa recorrente de pessoas atarefadas, que normalmente trabalham, vão à faculdade e realizam outras atividades e obrigações. O mundo moderno exige que a gente faça muitas tarefas simultaneamente e cumpra prazos que às vezes não deixam sobrar tempo mais para nada. No entanto, é preciso aprender a se organizar para estudar com mais qualidade e obter os resultados esperados. 

O Enfoque Capacitação, por exemplo, pode ser uma ótima ferramenta para lhe ajudar a produzir melhor e otimizar seu tempo. Aqui há capacitações ideais para quem tem uma rotina corrida. O sucesso do portal se deve à disponibilidade dos cursos, disponíveis 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana, e ao conteúdo de excelência, claro. Que tal conhecer mais sobre a praticidade dos cursos online e outras táticas para garantir mais produtividade e aprender como estudar melhor? Acompanhe este artigo e anote as dicas.

Produtividade: o que pode te prejudicar?

Temos tantas responsabilidades que chegamos a desejar que o dia tenha, no mínimo, 30 horas, não é mesmo? Mas por mais que a gente queira, não é possível "abraçar o mundo". O que conseguimos, com muita paciência e com técnicas específicas, claro, é ajustar nossas atividades para que elas não causem um efeito negativo na rotina, como picos de ansiedade e a típica, estafa - aquele cansaço inexplicável no final do dia ou de uma semana bem cheia.

É importante saber, no entanto, que a produtividade é variável. Quando acontece algum problema, por exemplo, pode ser que afete o rendimento no trabalho, na faculdade, em cursos a distância, entre outros. Mas além de momentos pessoais e específicos, existem alguns fatores que prejudicam bastante a eficiência em qualquer coisa que a gente se proponha a fazer. Nesses casos, a mudança de hábito é crucial. Selecionamos dois fatores comuns à sociedade moderna que acabam com a motivação para estudar e trabalhar, confira abaixo.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Não usar a tecnologia a seu favor

Estamos desde a década de 60 na era pós-industrial, caracterizada pelo constante avanço tecnológico. Com a chegada do século XXI então, presenciamos uma avalanche de novidades, que nos deixariam anos aqui elencando cada uma delas. Há facilidades para tudo, principalmente para obter informações sobre qualquer assunto, e os benefícios disso são inegáveis. O que é necessário, nesse caso, é evitar o uso excessivo de tecnologia.

Segundo o especialista Daniel Tornaim, para que as tecnologias não atrapalhem a produtividade, é preciso fazer uma administração do tempo que elas serão utilizadas. “São ferramentas criadas pelos homens, para homens e que os homens adoram. O desafio para toda a sociedade é conseguir equilibrar essa balança de maneira que consiga aproveitar ao máximo os benefícios e ter o mínimo de prejuízo”, explica ele.

Esse equilíbrio deve ser encontrado por cada um para aprender como ser mais produtivo, e conseguir realizar suas tarefas, como projetos e relatórios para o trabalho, textos para a faculdade, e até mesmo capacitações online. No caso do Enfoque, como dissemos, é oferecido uma vasta lista de cursos 24 horas por dia, sendo que o aluno determina qual o melhor horário para ele. Desta forma, fazer um planejamento das atividades do dia a dia e estabelecer prazos para realizá-las é a melhor saída.

Nossa dica é que você utilize a inovação em seu benefício. Apostar em cursos online, por exemplo, é uma maneira inteligente de usar a tecnologia a favor de seu conhecimento. Aqui no Enfoque Capacitação, para você ter uma ideia, mais de 160 mil alunos já se beneficiaram realizando aulas a distância. O que acha de experimentar também?

Manter péssimos hábitos no dia a dia

Maus hábitos são os fatores que mais prejudicam o rendimento de uma pessoa e estão muito presentes na vida de muita gente. A correria do dia a dia parece nos obrigar a tomar atitudes que favoreçam a entrega de trabalhos, comparecimento em ocasiões diversas. Entre todos esses compromissos acontece a negligência com os cuidados básicos com o corpo e mente, como a alimentação, exercícios físicos, descanso, lazer, as raras idas ao médico. E isso é péssimo para a produtividade.

Por exemplo: com uma alimentação rápida e em locais onde os alimentos são processados e industrializados, as pessoas não garantem os nutrientes necessários para manter a saúde em ordem, nem mesmo para obter energia para trabalhar um dia inteiro, ficando estagnadas em um projeto por mais tempo do que deveria.

Mas além da alimentação, há outro hábito que destrói a motivação para estudar, seja na escola, na faculdade, para concursos públicos e vestibulares, em cursos EAD, entre outros: as noites mal dormidas. A falta de um sono saudável é um problema da sociedade moderna e até tem levado muita gente a clínicas e hospitais para se tratar das conhecidas como doenças do sono. "Os sintomas são ronco, sonolência diurna, fadiga, esquecimento, dificuldade de concentração e falta de ar para atividades diárias” explica Amanda Sachetti, fisioterapeuta especialista em distúrbios do sono.

Uma de nossas dicas para você que deseja saber como ser mais produtivo é realizar a capacitação memorização e leitura dinâmica, um dos cursos que vai fazer você utilizar as 24 horas do dia de forma otimizada. Capacite-se e dê um passo importante em sua carreira.

cursos 24 horas

7 passos para ser mais produtivo

Agora que você já conheceu os fatores que mais têm prejudicado a produtividade na atualidade, chegou a hora de conhecer algumas ideias para retomar a eficiência nos estudos e no trabalho, com muito mais foco. Experimente as sete dicas quando for trabalhar ou realizar cursos a distância e depois nos conte se deu certo contigo!

1 - Evite fazer muitas tarefas ao mesmo tempo

Você se acha incrível por conseguir realizar muitas tarefas ao mesmo tempo? Mas será que realiza todas elas com a mesma eficácia? Segundo Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade, na maioria das vezes isso não traz resultados positivos para quem deseja ganhar tempo e produzir com qualidade. "Como você alterna entre as tarefas, você acaba perdendo mais tempo, pois sempre existirá um delay em seu cérebro para retomar o foco e iniciar uma nova atividade", explica o profissional e ainda afirma que "a perda de tempo média ao multitarefar é de aproximadamente 20%. Ou seja, se você passa um dia de 10h realizando inúmeras tarefas ao mesmo tempo, você poderia economizar algo em torno de 2 horas diárias". 

A dica então é você se dedicar 100% em uma atividade para conferir mais exatidão e bons resultados. No caso de cursos EAD, por exemplo, você precisará entrar de cabeça em um módulo primeiramente, e não seguir em frente até adquirir todo o conhecimento naquilo. Se você passar os módulos com pressa, sem absorver o necessário, talvez precisará retornar àqueles que ainda não entendeu. Uma boa sugestão para ter sucesso no aprendizado e estudar mais rápido, mas com muita assertividade, é aprender técnicas de aprendizagem acelerada.

2 - Não seja tão perfeccionista

Ficar preso em uma atividade, seja ela acadêmica ou profissional, muitas vezes indica excesso de perfeccionismo. Não conseguimos produzir quando pensamos que aquilo não está bom, que poderia ser melhor, que você não vai conseguir terminar, entre outros. Desta forma, nenhuma ideia será desenvolvida, mas o tempo já terá passado no relógio. É o que chamamos de "bloqueio criativo".

Há uma máxima da escritora Jade Picoult que evidencia bem o porquê não podemos ser tão perfeccionistas assim: "podemos editar uma página ruim, mas é impossível editar uma página em branco". Por isso, se você precisa começar aquele projeto do trabalho ou fazer seus rascunhos de estudo em cursos online não hesite, vá em frente, e depois, quando tiver terminado, faça uma edição bem feita. É muito melhor do que ficar pensando, pensando, pensando... e não produzir nada. 

3 - Estabeleça uma meta para o dia

Uma dica super eficiente é você começar a estabelecer metas para as suas tarefas diárias, e fazer a administração do tempo hábil que há para que você as cumpra. A ideia aqui é ser coerente e se dispor a realizar somente aquelas atividades que você realmente tem capacidade para fazer e/ou entregar.

cursos 24 horas

4 - Meça o tempo

Aprender a utilizar o tempo que você tem é uma das principais armas para garantir mais produtividade. Como falamos no tópico anterior, você deve projetar o seu dia para realizar determinadas tarefas, mas para que tudo ocorra conforme o previsto será preciso estabelecer um prazo para cada uma delas.

E quando falamos em cursos online com certificado - aqueles que são importantíssimos para alavancar a sua carreira -, devemos levar em conta a carga horária que precisamos para cumpri-lo e o tempo que temos para isso. No Enfoque Capacitação, o aluno que tem muitas atividades durante o dia não se preocupa, pois pode acessar nossos cursos 24 horas por dia.

Se você quer se aprofundar ainda mais nesse quesito, aproveite que nós temos aqui o curso online Administrando Melhor o Tempo. Ele tem dicas exclusivas para quem quer aprender como estudar melhor, se programar, fazer planejamentos, utilizar a tecnologia em seu benefício, entre muitas outras lições.

5 - Pense nas prioridades

Talvez o que esteja prejudicando a sua produtividade seja o desconhecimento do que é ou não prioridade. É comum acontecer de realizarmos algum trabalho que nem é tão urgente assim justamente por ser mais fácil ou por termos afinidade, e deixarmos de lado aqueles que têm um prazo mais fechado por serem mais complexos e demandarem mais tempo de concentração.

Essa é a tão conhecida procrastinação. Fazemos o que é mais simples e procrastinamos o que é mais difícil. É uma das maneiras que nosso cérebro tem de ficar na zona do conforto, contudo, é uma cilada gigantesca para profissionais e estudantes que querem ter sucesso em suas tarefas do dia a dia.

Para ser produtivo, faça uma lista com as prioridades do dia - ou se preferir, da semana. Mesmo que a atividade seguinte seja mais difícil, começe-a, não deixe-a para depois em hipótese nenhuma e siga a sua lista. Há, hoje em dia, muitos programas para computador e dispositivos móveis que ajudam nessa organização, como o aplicativo Trello, que dispõe as informações que você colocar em formato de listas, o que facilita muito na administração do tempo e na realização de projetos.

6 - Faça anotações

Para que você não se esqueça de nada do que tem que fazer, anote tudo em um caderninho - até mesmo as tarefas mais triviais, como "passar no supermercado". Além disso, escrever quais são suas obrigações diárias tem o poder de "esvaziar" a mente, algo que é perfeito para quem está se qualificando em cursos online com certificado e precisa dessa comprovação para o mercado de trabalho, mas não consegue se concentrar muito bem.

Anotar as tarefas diárias vai ajudar bastante nisso, pois você saberá que tem que fazê-las, mas que elas serão realizadas somente depois de seus estudos.

7 - Saiba evitar distrações

Comece limpando toda a sua mesa de estudo ou de trabalho. Deixe ela limpa e sem objetos que proporcionem distrações, como revistas, rádios, entre outros. Para que aquela mensagem no Whatsapp ou uma notificação no Facebook não atrapalhe sua produtividade, procure deixar seu celular no silencioso. As redes sociais são algumas das principais culpadas por tirar nossa concentração, pois a cada parada que você dá em seu projeto ou curso online, a sua mente demora muito mais para retomar.

Experimente também retirar os sites de relacionamento que usa dos favoritos. Se você quer uma dica para ter mais efetividade, há determinados aplicativos que bloqueiam ou reduzem a frequência com que você checa as mídias sociais, como o StayFocusd, que é uma extensão para Google Chrome.

Tente ao máximo trabalhar sem barulho (a não ser que você tenha motivação para estudar ou trabalhar com música), telefonemas, mensagens de texto ou até mesmo sem conversas paralelas com outras pessoas. Você verá que assim será muito mais simples de conseguir dedicar a atenção e o foco que o seu estudo em cursos online merece.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Faça cursos online e aprenda a ser mais produtivo nas 24 horas de seu dia!

Nós entendemos que a vida não está nada fácil, mesmo. É preciso encarar rotinas lotadas de atividades para garantir um emprego melhor, que tenha uma remuneração satisfatória e que, como um todo, te deixe feliz. E foi por isso que trouxemos essas dicas de como estudar melhor, fazer a administração do tempo e ser mais produtivo. Não perca a chance de seguir esses passos para ter bons resultados no trabalho, na faculdade, em cursos a distância, entre muitas outras atividades que você realizar.

E falando em economia de tempo e benefícios no aprendizado, saiba que no Enfoque Capacitação é possível atrelar esses dois fatores. Você pode realizar os diversos cursos EAD aqui do portal investindo apenas R$69,90. Que tal se dar muito bem aprendendo a potencializar sua dinâmica de trabalho e estudos, e depois se qualificar em vários cursos online com certificado, responsáveis por comprovar para todo mundo que você realmente aprendeu conteúdos importantes? Inscreva-se agora!

O que achou do artigo? Conte para a gente. Qualquer dúvida que tiver a respeito do tema ou de nossos cursos, não hesite em nos enviar. Nós responderemos o mais rápido possível. Até breve.