A saúde no Brasil precisa de mais investimento e principalmente de otimização na aplicação desse recurso, isso todos nós sabemos. Mas o que você também precisa saber é que há muitas oportunidades para quem deseja entrar nesse mercado. Vamos te apresentar 15 estatísticas interessantes sobre a área da saúde, muitas delas servirão para te mostrar que é possível investir em cursos online profissionalizantes para se manter no mercado. 

Imagine como pode ser interessante para você entrar para uma área onde há grande demanda por profissionais ou então se especializar em segmentos onde a procura por profissionais é alta. Prefere o ramo da pesquisa? Há muitas áreas que precisam de estudiosos que encontrarão soluções para epidemias, problemas estruturais e etc. 

O que tem faltado para a melhora da saúde? Como você pode se sobressair nesse mercado? Está disposto a transformar essas estatísticas? Vamos te apresentar as respostas para essas perguntas e você poderá se decidir se vale a pena ou não continuar se atualizando na área.

Agora se você ainda não é um profissional da saúde, poderá encontrar nessas estatísticas números que te farão pensar sobre quais são as carreiras que valem a pena investir.

Informações Oficiais Sobre a Área da Saúde

1. Em 12 meses cerca de 71,2% da população brasileira - 142,8 milhões - passou por uma consulta médica;

2. 7% dos brasileiros deixaram de ir ao trabalho, à escola, ou qualquer outra atividade por conta de resfriados, enxaqueca ou porque não se sentiam bem;

3. 95,3% dos brasileiros consultados na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2015 conseguiram ser atendidos no primeiro posto que procuraram ajuda;

4. A queixa principal de 38,8% das pessoas que não conseguiram atendimento de prontidão é a falta de médicos;

5. 32,7% das pessoas que não são atendidas quando procuram ajuda médica alegam que não conseguiram vaga nos postos e hospitais ou que não conseguiram a senha;

6. 53,4% dos domicílios brasileiros já estavam cadastrados em Unidades de Saúde da Família;

7. Entre os cadastrados, 17,7% deles nunca receberam uma visita se quer do agente comunitário ou outro membro da equipe;

8. Nos últimos 12 meses (período pesquisado pelo PNS de 2015) cerca de 12,1 milhões de brasileiros ficaram internados por mais de 24 horas em hospitais;

9. Apenas 27,9% dos brasileiros possuem plano de saúde;

10. Mulheres ficam mais afastadas de seus trabalhos por motivos de saúde que os homens (8% elas e 5,9% eles);

11. Quase 13% da população brasileira já foi infectada pela Dengue;

12. Organização Mundial da Saúde deixou o Brasil em 125º lugar no ranking sobre os sistemas de saúde no mundo (191 países participaram);

13. O Brasil, porém, está na 51ª posição entre 188 países com maior gasto per capita com saúde;

14. O país tem cerca de 1,83 médicos para cada mil habitantes;

15. As regiões Norte e Nordeste são as que menos oferecem atendimento médico.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Como você pode perceber com essa lista de informações sobre a área da saúde, há muito o que melhorar e você pode fazer parte dessa mudança. Uma das formas de mudar a saúde brasileira é investir em cursos na área. Saiba que há uma grande quantidade de cursos disponíveis em diversas esferas que atendem a todos os tipos de formação.

Enfoque Capacitação oferece cursos online para pessoas que desejam se certificar para o mercado, seja se capacitando, atualizando ou se aperfeiçoando. Aqui, você pode conquistar certificados para dar entrada no pedido de progressão de carreira, pode usá-los em provas de títulos de concursos públicos ou mesmo para apresentar na faculdade e eliminar créditos em atividades complementares.

O Que Esses Dados Dizem Sobre o Mercado?

Como informado, mais da metade da população brasileira se consultou com um médico nos últimos meses. O que mostra a importância da área no país. Ainda de acordo com os dados na PNS, nem todos os brasileiros conseguiram se consultar exatamente pela falta de médicos em alguns postos.

Fora isso, vimos nos dados acima que faltam médicos para atender mais pessoas, além de enfermeiros, instrumentistas e tantas outras profissões necessárias para o atendimento da população em postos de saúde e hospitais.

A falta de profissionais, abre oportunidades de trabalho em todo o Brasil. Porém, para atuar na área da saúde é preciso de formação especializada. Uma oportunidade que vimos nos dados apresentados pela PNS está no Curso Online Programa Saúde da Família. Médicos, enfermeiros e agentes comunitários podem fazer esse curso. Quem ainda não está na área da saúde e quer iniciar uma atividade profissional nesse segmento também obterá conhecimentos necessários para entender mais sobre o tema e saber como trabalhar com este tipo de atendimento que deverá estar presente em todos os municípios brasileiros nos próximos anos.

Ainda de acordo com os dados e estatísticas da área da saúde no Brasil, vemos a necessidade de atuar na Capacitação no Combate à Dengue. Doença que já atingiu 13% de nossa população.

Alguns cursos oferecidos pelo Enfoque Capacitação, trazem conhecimentos para áreas que, segundo um levantamento do Bureau of Labor Statistics, são profissões que estarão em alta nos próximos anos.

Gerontólogo

A Gerontologia é a ciência que estuda os processos do envelhecimento. Essa carreira da área de saúde precisa de mais profissionais por conta do aumento da expectativa de vida dos brasileiros.

Para saber mais sobre essa área, faça o Curso Online Gerontologia - Fundamentos Essenciais ou ainda o Curso Online Gerontologia Social.

Enfermeiro

Assim como a gerontologia, a enfermagem terá seu mercado ampliado justamente por conta do aumento da expectativa de vida dos brasileiros. A diferença é que os enfermeiros, além de cursos técnicos e superiores, poderão investir em cursos online e de especialização em atendimento home care, pois essa será a área que mais irá empregar nos próximos anos.

Bioquímico e Biofísico

Profissões especializados em estudar organismos vivos serão essenciais para a área da saúde por manipular o DNA para conseguir tratar e curar doenças diversas.

Biomédico

O biomédico tem várias possibilidades de trabalho, a mais promissora é atuar em busca de respostas para o diagnóstico e tratamento de doenças diversas. Através do Curso Online Noções sobre Biomedicina você consegue se qualificar profissionalmente para atuar na área.

Engenheiro Biomédico

O engenheiro biomédico será um dos profissionais mais requisitados nos próximos anos. Essa especialidade é nova no ramo de engenharia e medicina. Seus profissionais serão responsáveis por desenhar e construir dispositivos inovadores utilizando os avanços tecnológicos para, entre outras coisas, criar órgãos artificiais.

Cientista Médico

Outra profissão que estará em alta nos próximos anos são os médicos que estudam doenças e condições humanas. Esses profissionais ficarão responsáveis por analisar a doenças causadas pela superpopulação e também pela globalização.

Médico-assistente

Esse profissional é um intermediário entre os médicos e os enfermeiros. Ele será o responsável por diagnosticar doenças, examinar pacientes e tratar pacientes com problemas de rotina. Esse profissional terá espaço no mercado por questões de custo.

Cirurgião Plástico

O Brasil é um dos países que mais realiza cirurgias plásticas. Os médicos especializados nessa área encontram um mercado sempre aquecido por conta das mais de 900 mil plásticas que são realizadas todos os anos. 

Outras áreas que valem o investimento são: Nutrição, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia e Estética. E no Enfoque Capacitação você encontra diversos cursos online na área de saúde.

Outras áreas com grande procura são a psicologia e a fisioterapia. A primeira pela quantidade de doenças emocionais que surgem no mundo pós-moderno como o estresse, a ansiedade e a depressão. 

Já a fisioterapia tem sem campo ampliado por conta de diversos problemas também causados pela modernidade. A má postura, por exemplo, tem trazido diversos problemas de saúde, assim como o sedentarismo. Fora elas, há outras doenças que geram problemas na musculatura, tornando necessário passar pelo processo de reabilitação promovido pela fisioterapia.

Quem já é um profissional da área e deseja atualizar seus conhecimentos e estudar novos temas, encontrará no Enfoque diversos temas interessantes com aulas de qualidade e com certificado válido para todo o Brasil.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Qualificação Profissional e Novas Oportunidades de Emprego

Agora se você não é profissional da área, mas busca por uma carreira onde há muitas oportunidades de emprego, podemos te apresentar alguns cursos online para você começar agora mesmo.

Entre eles: Cuidados de Idosos, Cuidador Infantil, Nutrição em Home Care, Nutrição em Hospitais, Agente de Combate às Endemias e outros.

As estatísticas apontam que os cursos à distância estão entre os que mais crescem no mundo e quem tem interesse em trabalhar com profissões da saúde encontra ótimas opções em nossos cursos.

Interessados em trabalhar cuidando de idosos, uma profissão cada vez mais em alta, podem realizar aqui no Enfoque, Curso Online Cuidados com Idosos, e dessa forma, se capacitarem para o mercado.

O curso online Gestão Hospitalar é ótimo para quem quer trabalhar na área da saúde, mas sem se tornar um médico, enfermeiro ou outra atividade do segmento, voltado para administração, é uma excelente opção para pessoas que gostar de gestão e de números.

Medicina do trabalho é outra matéria bastante interessante e não é por menos: quem tem esse conhecimento atua não apenas na área da saúde, mas prestando atendimento para empresas de outros setores.  O Mesmo acontece com o curso de Enfermagem do Trabalho e Odontologia do Trabalho, carreiras cada vez mais essenciais para empresas dos mais diferentes ramos de atividade. 

Ainda neste ramo, temos o curso online Higiene Ocupacional, próprio para formar profissionais que irão cuidar do dia a dia dos trabalhadores que são colocados em ambientes com riscos diversos.

Carreiras Mais Bem Pagas na Aérea da Saúde

Investir na área da saúde é ter como retorno trabalhar em atividades bem remuneradas. A maior prova disso são as estatísticas sobre as carreiras mais bem pagas do mercado.

O salário médio de um médico no Brasil é de R$ 8.400,00 segundo dados do Ipea. Esse valor é de quem já completou a graduação e tem ao menos dois anos de especialização em uma das 53 especialidades reconhecidas.

Objetivamente que no início de carreira, esses médicos chegam a ganhar em torno de R$ 3.000,00 durante a residência. Mas com o passar dos anos os ganhos aumentam e há médicos que com rendimentos de até R$ 70.000,00 reais por mês. O mínimo recomendado pela FENAM (Federação Nacional dos Médicos) é o salário mensal de R$ 11.675,00.

Os dentistas ficam em segundo lugar entre os mais bem pagos da área de saúde. Quem investe nessa profissão tem o salário equiparado aos dos médicos no valor mínimo de R$ 11.675,00. Mas antes de atingir esse patamar, muitos formados em Odontologia ganham cerca de R$ 3.300,00 em média. O que aumenta com o tempo de trabalho e as demais especializações que são feitas.

Veterinários também são bem pagos e o mercado é cada vez maior para quem quer ter o seu próprio consultório. Em média, o salário do veterinário é de R$ 4.314,00. Mas quem trabalha no Ministério da Agricultura, por exemplo, chega a ganhar R$ 12.539,00.

Farmácia é outro ramo lucrativo na área da saúde, o salário médio dos profissionais é de R$ 4.067. Os dados do Ipea apontam que nessa área há uma grande quantidade de empregos, tanto que 94% dos formados já estão empregados.

E com a Enfermagem é a mesma coisa. Os salários médios são de R$ 3.500,00, mas cargos de chefia chegam a dar R$ 10.000,00 por mês ao enfermeiro-chefe.

Formados em carreiras da área de saúde encontram diversas oportunidades de emprego, principalmente através de concursos públicos que empregam a grande maioria desses profissionais oferecendo os maiores salários do mercado.

A iniciativa privada também oferece milhares de empregos para áreas da saúde. Dados do Ipea dizem que médicos formados, por exemplo, conseguem emprego não apenas em concursos ou hospitais particulares, mas também abrindo os seus próprios consultórios.

O mesmo acontece com dentistas que é uma área que permite o empreendedorismo. Isso faz com que o número de desempregados na área seja praticamente zero.

Dependendo do curso realizado, como o curso online de cuidador de idosos por exemplo, é possível se tornar prestador de serviço e garantir emprego na área através de empresas de terceirização de mão de obra.

Quer conhecer mais sobre nossos cursos online? Ficou com alguma dúvida a respeito do nosso Portal? Pergunte-nos e também comente abaixo sobre suas experiências na área. Inscreva-se