Há alguns anos era praticamente impossível conseguir se qualificar sem ter que se deslocar, às vezes grandes distâncias, para as escolas, cursos e universidades. Com a chegada dos cursos online no Brasil, essa modalidade de ensino passou a ser uma importante opção para quem precisa de qualificação, formação profissional, pontuação para crescimento na carreira, ou até mesmo obter qualquer tipo de formação por interesse pessoal. O advento dos cursos EAD trouxe a facilidade da realização dos cursos nos horários mais adequados para cada pessoa, sem a necessidade do deslocamento, financeiramente mais acessíveis, enfim, várias vantagens para quem tem pouco tempo para investir no ensino convencional.

Além dessas vantagens, a necessidade de qualificação acabou se tornando mais evidente com a recente crise econômica vivida pelos brasileiros. O risco de demissão, a dificuldade maior em encontrar uma nova atividade obriga o profissional a se “desdobrar”, se especializar na sua área ou até mesmo mudar de atividade. Com isso, a demanda pelos cursos online com certificado voltou a crescer nos últimos anos.

No entanto, algumas armadilhas podem surgir para quem vai iniciar na modalidade de cursos profissionalizantes online. Conheça algumas e saiba como evitar definitivamente estes erros.

01- Não ter um Plano Definido de Estudos 

A flexibilidade de horários poderá ser um fator de sucesso ou fracasso dos seus objetivos com seu curso à distância. Geralmente os ambientes virtuais de estudo fazem a sua parte, oferecendo um roteiro detalhado das disciplinas e conteúdos, de maneira cronológica e organizada. Por isso, esteja atento e organize-se também com o seus estudos. Reserve, diariamente, o tempo necessário para sua leitura, assistir vídeos ou ouvir áudios da disciplina. Geralmente, de uma hora e meia à duas horas são suficientes e bem produtivas. Distribua essas horas durante a semana para não acumular conteúdo ou deixar tudo para a última hora.

Use uma agenda

A agenda facilitará seu planejamento e acompanhamento do seu conteúdo e atividades. Revise-a conforme o cronograma de atividades oferecido pelo curso. Além disso, a agenda continua sendo a melhor ferramenta para que você tenha saiba administrar melhor o seu tempo

Tenha Metas

Outra parte importante do plano de estudo são as metas. Determine exatamente quando vai concluir cada conteúdo, e busque cumprir essas metas com o mínimo de margem de erro. Esse é um bom método para mantê-lo no foco, e acompanhando seu desempenho a cada meta realizada.

Cumprir corretamente o plano de estudos é melhor forma de você aproveitar o conteúdo oferecido, e ter uma boa noção a respeito de quando poderá concluir seu curso online, contemplando o prazo previsto, em plenas condições para obter seu certificado.

02 - Subestimar o Curso EAD 

A troca da sala de aula por um ambiente mais informal, a flexibilidade dos horários, a ausência (física) de um professor criam uma falsa impressão de que os cursos EAD estão numa condição inferior no que diz respeito à qualidade e no conteúdo. Ou ainda que são “mais fáceis” que os cursos presenciais. Vão aqui algumas informações para desmistificar essas impressões a respeito dos cursos on line:

Legislação 

Os cursos à distância são totalmente amparados pela legislação, e, apesar de estarem dispensados de serem reconhecidos pelo Ministério da Educação, devem cumprir várias normas no que diz respeito à carga horária, conteúdos aplicados e certificação para serem reconhecidos em todo o território nacional. Além disso, a validade do certificado tem exatamente o mesmo valor de um certificado de curso presencial, exatamente como previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação do Brasil.

Depende muito do aluno

Já no aspecto prático, é importante frisar que os melhores cursos online têm o seu conteúdo em várias plataformas, através de vídeos, áudios e material para leitura. Ou seja, o comprometimento do aluno, principalmente com a leitura será fundamental para que seu aprendizado seja pleno. Se você não tem o hábito da leitura, comece a praticar.

Nem tudo está no Google

Quando as atividades propostas pelos cursos profissionalizantes à distância são discursivas, há uma tendência ao plágio. Esqueça, nem tudo está no Google, e plagiar artigos acadêmicos é crime. O Google é uma excelente ferramenta de apoio, mas nem sempre possui a informação que você precisa. Lembre-se que, o fato de ser um curso EAD não significa mais facilidade na hora de ser avaliado.

Cursos relacionados que podem te interessar:

03 - Pular Etapas 

A correria do dia a dia nos deixam cada vez mais apreensivos e ansiosos para realizar nossos objetivos, concorda? Mas não caia nesta armadilha quando o assunto é a sua qualificação. Será necessário cumprir o cronograma correto, para que você aproveite o seu conteúdo ao máximo. Então, é hora de cultivar a boa e velha paciência, pois pular etapas será extremamente prejudicial.

Os riscos ao pular etapas 

Já imaginou perceber que, justamente o conteúdo que você deixou passar era o que você mais precisava para uma avaliação, ou para aplicar numa situação profissional em que precisará utilizar o conhecimento que adquiriu? Seguir o roteiro faz parte da metodologia de ensino. Aliás, os melhores cursos online já trazem em seu conteúdo um bom roteiro de estudos, prontinho para você seguir. Não tem erro, é só segui-lo e você cumprirá sua carga horária com o melhor aproveitamento possível.

04 - Distrações

Estamos o tempo todo expostos à muitas distrações. Por isso, não exite em desligar o Wi-fi, deixar o celular no modo avião e fechar as abas dos navegadores em que estão as redes sociais. Estas são algumas das primeiras providências para que você aproveite melhor seu curso profissionalizante online. Se você tiver que ler, por exemplo, um artigo de cinco páginas, e a cada três minutos conferir o WhatsApp você levará o dobro do tempo, e não assimilará a informação passada de maneira adequada. Tudo o que vier a lhe distrair tomará seu precioso tempo.

Não precisa cansar 

Uma boa dica é, no caso de uma vídeo-aula de uma hora, por exemplo, dividi-la em dois tempos de 30 minutos e faça uma pausa de 10 minutos, para descanso, assim você assimilará melhor as informações evitando o cansaço e a tentação de querer conferir o celular no momento em que o conteúdo  do curso online estiver sendo passado.

         

Mantenha uma postura correta

Um ambiente livre de distrações e confortável para estudar também é importante para que você mantenha o foco. Evite a cama, por mais tentador e confortável que pareça, ela não é adequada para os estudos e prejudicará sua leitura e sua postura, portanto utilize um cômodo próprio para isso, mesa e cadeira, em um ambiente bem iluminado. Tente também manter cabos e fios organizados, de maneira que não lhe atrapalhem na execução das suas tarefas, e fique com o material de estudo por perto.

Comer distrai 

Além disso, é importante evitar comer na hora em que estiver estudando, a comida distrai mais do que imagina. Se bater a fome, faça uma pequena pausa, e depois retome as atividades. Tenha sempre à mão uma garrafa com água para se hidratar e, se gostar de música, uma música instrumental ambiente torna o ambiente mais agradável e estimulante!

05 - Procrastinação 

Se você reservou um horário para os estudos, inicie naquele horário, não deixe passar alguns minutos em função de algo que pode esperar. Fazer cursos profissionalizantes online ou trabalhar em casa são atividades altamente propensas à distrações que podem nos levar à famosa procrastinação. O procrastinador sempre achará mais importante trocar uma lâmpada, arrumar uma cama, fazer o café, dar uma olhada nos e-mails e redes sociais, do que iniciar suas atividades relativas ao curso, tendendo a deixar tudo para última hora, e claro, fazer as atividades de “qualquer jeito”.

#Atenção

É muito importante identificar as principais distrações que farão você procrastinar, por exemplo: assistir mais um episódio da sua série, ou compartilhar aquele post que achou engraçado para ver a reação nas redes sociais.

Tudo é urgente! 

Uma dica segura e valiosa é dar uma sensação maior de urgência à atividade que vai realizar. Digamos que tem um trabalho para entregar daqui a quatro dias, anote em seu controle e procure mentalizar que deve entregá-lo em apenas dois dias. Essa sensação de urgência o fará começar a trabalhar imediatamente.

É importante ter em mente que perder tempo é o mesmo que perder dinheiro, informação ou conhecimento. Defina de imediato suas prioridades e inicie o quanto antes suas atividades, sem desperdiçar o tempo que,  é um recurso escasso para a maioria das pessoas. A escassez de tempo, aliás, é um dos maiores motivos para tantos profissionais optarem pelos cursos online com certificado, portanto,  não o desperdice!

06 - Mau uso dos recursos digitais

A revolução que aconteceu nos últimos anos nos cursos à distância se deve, principalmente, à ampliação do acesso à internet e outras tecnologias. Por isso, é de extrema importância dominar e aprender tudo sobre os recursos que sua plataforma virtual oferece. Muitos cursos oferecem, por exemplo, a possibilidade de você acompanhar as aulas por tablets, celulares, com aplicativos próprios e tudo isso deve ser dominado pelo aluno. Note que os equipamentos que for utilizar terão que ter uma configuração mínima recomendada, como o acesso à internet de banda larga por exemplo. Se você não se adapta à leitura no modo digital, também precisará de uma impressora para leitura de artigos complementares. 

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Utilize as ferramentas de comunicação

Além da tecnologia educacional, é importante dominar também ferramentas de comunicação e organização. Muitos cursos profissionais organizam grupos de discussão e trocas de materiais através do Facebook, do WhatsApp e ninguém quer ficar de fora, certo? Esses grupos de interação são fundamentais  para troca de ideias, de materiais, interação com monitores, tutores, sugestões, reclamações, etc. Além disso, a interação sempre será de grande ajuda no seu aprendizado profissional e pessoal e, (porque não?) fazer novas amizades e contatos profissionais. 

Utilize os recursos tecnológicos para organização pessoal

Também tem a questão do uso da tecnologia para organização pessoal e planejamento. Uma das mais conhecidas ferramentas para organização de atividades é o Trello. Trata-se de um software com versões gratuitas ou pagas, onde você monta listas de atividades com data e hora de entrega e será avisado quando os prazos estiverem se esgotando. Seja curioso, aprenda e domine ferramentas que poderão lhe ajudar com seu crescimento!

07 - Não revisar o material de estudo

Este é um pecado clássico. Nem sempre o fato de você ter concluído as atividades propostas significa que absorveu o que foi ensinado com eficácia. É importante revisar o material sempre que sentir que não está seguro a respeito do tema tratado. Como os melhores cursos online oferecem vários formatos de conteúdo, você conseguirá mantê-los sempre por perto. Por exemplo: tem um folguinha nas atividades do dia a dia? Acesse seu tablet e revise uma aula em vídeo ou áudio. Se o material que você tem é escrito faça uma revisão comparativa com suas anotações.

Como? Anotações? 

Sim! Faça sempre anotações durante seu curso, elas serão importantes para lhe auxiliar tanto na absorção de conhecimento, quanto na localização de conteúdos que lhe chamaram a atenção e que você considerou importantes, assim como dúvidas diversas. Elas formarão, junto com seu material didático online ou impresso, um grande banco de conhecimento para futuras consultas. E pode acreditar, uma hora ou outra você acaba precisando. 

Essas dicas servem para qualquer tipo de curso online, seja curso profissionalizante, de graduação, técnico, etc. Estudar à distância exige disciplina, foco e concentração, e ao mesmo tempo que oferece um certo conforto, se não for bem utilizada, pode se tornar uma frustração e, pior, uma grande perda de tempo. Mantenha a visão nos seus objetivos e certamente se dará muito bem com essa modalidade de ensino, e  ao concluir o seu primeiro curso, logo sentirá falta e começará outro, conhecimento nunca é demais, acaba se tornando hábito!

Agora, você já pode ficar tranquilo, afinal já sabe como se livrar das armadilhas que podem surgir durante seus estudos online. Aproveite agora para realizar sua inscrição e começar o ano de 2017 ampliando seus conhecimentos, sua capacitação e sua formação profissional ou acadêmica. E não se esqueça de nos contar o que achou do artigo e, se tiver, compartilhar dicas para evitar outras “armadilhas” que podem surgir no caminho de um estudante EAD. Será uma honra para nós sabermos sua opinião!