Home / Blog / Dicas / Ensino híbrido: a tecnologia a favor de alunos e professores
  • 04/08/2020

Ensino híbrido: a tecnologia a favor de alunos e professores


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
Educação e tecnologia

Em tempos nos quais a tecnologia faz-se presente em praticamente todas as atividades diárias, profissionais e pesquisadores da área da educação fortalecem suas discussões acerca do uso de recursos digitais dentro da sala de aula. Além de cursos online que podem ser utilizados como boas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem, metodologias que aliem ações on e offline devem ser recebidas positivamente. Dentre todas as opções válidas, o ensino híbrido é um dos pontos que deve ser analisado e, se possível, implementado na rotina escolar e acadêmica.

Muito se fala sobre o uso e implementação do ensino híbrido e utilização de projetos online junto aos projetos tradicionais, mas nem todos entendem, de fato, os benefícios e vantagens desta opção, além das ferramentas e dos recursos digitais. E é exatamente para sanar as dúvidas de profissionais da área da educação, estudantes e demais interessados que elaboramos este artigo. Reunimos as questões mais importantes que envolvem educação e tecnologia, destacando os conceitos de ensino híbrido e como é possível utilizá-lo como caminho para otimização do processo de ensino-apredizagem. Pronto para conquistar novos conhecimentos? Boa leitura!

O que é Ensino Híbrido e por que utilizá-lo?

Não é de hoje que convivemos com o uso de novas tecnologias na educação. Há muitos anos, por exemplo, os computadores são utilizados para complementar o estudo diário dos alunos de níveis fundamental, médio e superior, seja para a realização de pesquisas ou atividades.

Quando apostamos na junção de metodologias diferenciadas, mas que se complementam, chegamos ao tão falado ensino híbrido. Trata-se de uma figura ativa no processo de aprendizagem que aborda a tecnologia como parte fundamental do processo de ensino - e não como ferramenta utilizada esporadicamente. Em suma, é a junção das ferramentas online à tradição do offline. Em tempo: literalmente falando, o termo ensino híbrido significa "ensino misturado" (vindo do inglês learning blended). 

Analisando um pouco das rotinas mais comuns, você se deparará com a aplicação da tecnologia na educação: cursos universitários, independentemente da área de estudos, oferecem aos seus alunos laboratórios de informática para a aprendizagem de softwares e sistemas que serão úteis na rotina profissional. O mesmo acontece com cursos básicos, nos quais os alunos utilizam a tecnologia para criar trabalhos de pesquisa e apresentações, além de fortalecerem os conhecimentos adquiridos em sala de aula. 

O uso das novas tecnologias na educação também se estende à rotina da educação infantil: quando as crianças menores são expostas aos recursos digitais em caráter pedagógico, há um maior estímulo da aprendizagem, devido principalmente pelo conteúdo positivamente apelativo – como os jogos e softwares coloridos, com personagens, músicas e demais atrativos. 

Mas você deve se perguntar por que é recomendado implementar o ensino híbrido nas escolas de hoje, certo? E temos a resposta: o grande triunfo do ensino híbrido é apostar na dupla educação e tecnologia como forma de democratizar o ensino, personalizando-o e tornando-o acessível e flexível. Sabemos que nem todos os indivíduos aprendem da mesma forma, utilizando os mesmos métodos. Alguns são mais produtivos com leitura e escrita formal; já outros adequam-se melhor com os recursos de tecnologia na educação.  

Quando oferecemos ferramentas que flexibilizam o processo de aprendizagem, certamente há um melhor aproveitamento individual. Vale dizer também que o processo resulta em uma maior autonomia dos alunos, possibilitando a adoção de trabalhos em grupos, nos quais são compartilhados os conhecimentos individuais visando a aprendizagem coletiva. Também são observados os grandes benefícios do ensino híbrido no processo se inclusão: atualmente são utilizadas muitas ferramentas digitais com foco na comunicação alternativa para alunos portadores de deficiência física e de aprendizagem. O Educamundo possui, inclusive, alguns cursos a distância que reforçam o uso da tecnologia para fins de inclusão, como é o caso do curso online Tecnologia Assistiva, voltado a interessados no tema, educadores e outros profissionais da área da Educação. 

Apesar de toda essa flexibilidade, o ensino híbrido ainda é considerado uma modalidade de ensino formal, porém, com um viés inovador. A grande sacada é tornar o processo de aprendizagem dinâmico e personalizado – com o intuito de tornar o dia a dia escolar ainda mais produtivo e leve, provocando maior interesse nas aulas por parte dos alunos. 

Propostas do Ensino Híbrido 

Personalização, flexibilidade e acessibilidade são os três pilares que envolvem as novas tecnologias na educação. Dentre desta abordagem, podemos destacar 6  importantes propostas levantadas pela implementação do ensino híbrido na rotina escolar: 

Melhor aproveitamento das aulas

Utilizando os recursos tecnológicos para o ensino das disciplinas, os educadores têm acesso a dados que podem ser utilizados como métricas, facilitando a adoção de programas personalizados e diferenciados para cada estudante. É possível saber e acompanhar, por exemplo, as dificuldades e habilidades de cada aluno, considerando o tempo utilizado para complementar cada atividade, bem como o número de erros e acertos por exercício. 

Conexão entre os alunos 

Quando o ambiente escolar oferece recursos que são bem vistos aos olhos de alunos e pertencem à sua vida fora da escola, a aproximação e conexão entre eles é fortalecida. De forma prática, um exemplo: quando um colega de sala está operando uma nova ferramenta e gosta do que está acompanhando, logo chama um outro colega para mostrar a novidade ou compartilhar o conhecimento. 

Elaboração de projetos web 

Utilizando recursos como blogs, sites e redes sociais, a metodologia do ensino híbrido possibilita que o educador estimule o uso destes espaços pelos alunos no compartilhamento de informações, dicas e demais conhecimentos. 

Valorização da interdisciplinaridade 

O uso da tecnologia na educação também tem uma grande importância na comunicação e trabalho interdisciplinar entre os docentes. Possibilita, por exemplo, que sejam elaborados, acompanhados e modificados projetos interdisciplinares em conjunto, o que é um atrativo a mais e facilita o processo de aprendizagem. 

Estreitamento de relações interpessoais 

Sabemos como é difícil manter um bom relacionamento entre escola, professores e alunos, principalmente pelo turbilhão de novidades observadas a cada ano pelos estudantes. Uma das propostas do ensino híbrido é estreitar essas relações, propondo a realização de atividades em conjunto, reforçando o papel do aluno como peça central do processo de estudo. É bem interessante, por exemplo, o aluno trazer para discussão questões observadas em seu meio social, dentro ou fora da escola – o que pode ser realizado através dos blogs, exemplo que mencionamos acima. A dupla educação e tecnologia traz boas opções não só educacionais, mas também de convivência pessoal, levadas para fora do circuito escolar. 

Discussão de temas ausentes no cronograma curricular 

O uso da tecnologia na educação através do ensino híbrido possibilita a discussão e aprendizado de temas que vão além dos propostos pelas grades curriculares das escolas. Utilizando os recursos digitais, por exemplo, os estudantes podem obter conhecimentos relacionados a conteúdo online, uso consciente da internet e muito mais. Alguns cursos EAD, como o curso online Informática Educativa oferecido pelo portal, podem auxiliar os educadores nesta questão, disponibilizando conhecimentos teóricos e práticos sobre como utilizar as ferramentas de informática e tecnologia para fins educacionais. 

Curso online informática educativa

Métodos do ensino híbrido 

Existem dois métodos mais populares que versam sobre a utilização do ensino híbrido: são os modelos sustentados e os modelos disruptivos. Enquanto no primeiro método há uma junção do ensino híbrido ao ensino tradicional, no segundo há um rompimento total do viés tradicional, focado na substituição dos métodos já utilizados por uma abordagem mais moderna e inovadora da educação. Hoje, nas escolas, o modelo mais utilizado é o modelo sustentado, que segue as seguintes características: 

  • Rotação por estações: a sala de aula é dividida por estações, cada uma com uma proposta de atividade. Os alunos devem passar por todas elas, de modo que completem os desafios e passem para as próximas estações - no caso, consideradas "fases". As estações são dependentes e se completam. 

  • Rotação individual: aqui, as propostas são individuais e personalizadas, sendo trabalhadas as dificuldades específicas de cada aluno. Não há a necessidade de completar todas as propostas, apenas aquelas nas quais o aluno sinta-se confortável e reflitam sua necessidade.

  • Sala de aula invertida: na sala de aula invertida, a questão de trazer para a escola as dúvidas obtidas no meio externo é valorizada. Cabe aos alunos buscarem "pautas" para as aulas, mas fora da escola. Com as informações em mãos, a turma – com ajuda do professor – elabora o planejamento das aulas, levando em conta todo o conhecimento obtido. Uma vez discutido o conteúdo, os alunos têm autonomia para utilizar os recursos digitais, dentro e fora do âmbito escolar, a fim de aprimorar e obter novos conhecimentos sobre o tema.

  • Laboratório rotacional: os laboratórios rotacionais são as ferramentas mais populares do ensino híbrido. Trata-se do uso de laboratórios de tecnologia como complementação à sala de aula. É de responsabilidade do professor adequar o período de utilização em cada um dos espaços (salas e laboratórios), de modo que os recursos sejam totalmente aproveitados; no caso dos laboratórios, as ferramentas online; no caso da sala de aula; os conteúdos orais e escritos ministrados pelo educador.

É interessante salientar que as escolas e os professores devem se preparar para a implementação do ensino híbrido. No caso das unidades escolares, é preciso contar com uma estrutura física ideal para o uso de novas tecnologias, como os laboratórios de informática, por exemplo. Quanto aos educadores, apostar em formação específica garante que o ensino híbrido seja implementado corretamente, contribuindo de fato com o processo de aprendizagem.

Qualificação profissional com o curso online Informática Educativa 

Ao longo de todo o artigo batemos nesta tecla: para que o ensino híbrido seja efetivamente implementado e, consequentemente, aproveitado de forma positiva, a qualificação profissional dos educadores deve ser o primeiro ponto a ser considerado no planejamento. Dominar todos os recursos digitais e saber como trazê-los para a sala de aula é o que propõem alguns cursos a distância. Uma boa dica para que você que deseja se especializar nesta temática é o Educamundo, que disponibiliza diversos cursos online com certificado, como o curso online Informática Educativa. Como este curso está totalmente relacionado ao ensino híbrido, daremos mais detalhes sobre ele para você. 

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Com um conteúdo excelente para quem busca capacitação, qualificação ou atualização profissional, o curso online Informática Educativa é um dos vários cursos online que versam sobre o uso das novas tecnologias dentro de sala de aula. Durante o curso, cujo conteúdo é organizado em módulos para um melhor aproveitamento e organização, os inscritos absorvem dicas e informações relacionadas à história da informática educativa no Brasil, à abordagem professor-tecnologia dentro de sala de aula, às questões da inclusão digital como promoção da cidadania e aos avanços tecnológicos como partes importantes do processo de aprendizagem. Trata-se de uma opção muito interessante para aqueles que desejam a presença de cursos online com certificado no currículo, bem como aos que buscam se destacar no mercado de trabalho. 

Além do curso online Informática Educativa, os educadores podem realizar outros cursos que também promovem uma qualificação profissional na área de ensino híbrido. Dois bons exemplos são o curso online Informática na Educação e o curso online Tecnologia Educacional e a Informática nos Tempos Atuais, ambos oferecidos pelo nosso portal. Os cursos, que possuem emissão de certificado, podem ser utilizados como forma de enriquecer o currículo, complementar carga horária em cursos de graduação e até mesmo como prova de titulação em concursos públicos.

Agora que você já obteve informações completas sobre o ensino híbrido e sua importância para a educação, uma boa dica é correr atrás de qualificação profissional, até porque todos os dias surgem novas tecnologias que podem se tornar boas ferramentas para o estímulo da aprendizagem. É preciso saber que de nada adianta uma escola oferecer os melhores recursos tecnológicos se não existem profissionais qualificados para utilizá-los da forma mais proveitosa possível, certo?

Aproveite a dica que já te demos: Inscreva-se no Educamundo e tenha acesso a diversos cursos na área da Educação e demais áreas de estudo. Para você ter uma ideia, mais de 160 mil alunos já realizaram nossos cursos EAD. Talvez essa dimensão de inscritos prove a nossa qualidade, dedicação e compromisso com quem deseja se qualificar profissionalmente, não é mesmo? 

Além da boa reputação, nosso portal traz um diferencial mais do que vantajoso: diferente de outras instituições que oferecem cursos a distância, no Educamundo o investimento único de R$ 79,90 permite que você acesse, pelo período de 1 ano, todos os cursos online com certificado disponíveis no portal. Além disso, possuímos outros benefícios incríveis: 

  • Cursos EAD com certificado impresso e digital (opcionais); 

  • Certificações com cargas horárias que variam entre 5 e 420 horas; 

  • Conteúdo selecionado por equipe pedagógica altamente capacitada; 

  • Plataforma flexível que pode ser acessada por desktop, tablets e smartphones; 

  • Avaliações pela internet, com questões simplificadas no formato "Verdadeiro ou Falso". 

E aí, que tal começar a dar um upgrade na sua carreira desde já? Faça sua inscrição nos cursos online do Educamundo hoje mesmo! Caso tenha qualquer dúvida, compartilhe conosco através dos comentários, ok? Estamos prontos para te atender. Até a próxima e bons estudos!

Pesquisar