Participar de processos seletivos para um novo emprego é algo que fez ou vai fazer parte da vida de muita gente. E você deve saber que não é uma tarefa simples. São tantas e tantas sugestões de como você deve se portar, se vestir, o que pode ou não falar, que às vezes não nos preocupamos tanto com o que de fato interessa: quais são as nossas competências. Como falar sobre elas de uma forma que exalte o currículo? Neste artigo vamos expor algumas ideias de como você pode se dar bem em uma entrevista de emprego falando sobre tudo o que aprendeu ao longo de sua jornada acadêmica. Afinal, como falar sobre as capacitações que você realizou?

Nestas ocasiões, é importante descobrir meios de abordar, por exemplo, os cursos online que lhe ajudaram em sua formação. Esta modalidade tem ganhado cada vez mais notoriedade no mercado de trabalho e é super aceita pelas empresas hoje em dia. Portanto, você não pode deixar de complementar seus conhecimentos com um ou mais cursos online com certificado, até por que, eles oferecem vantagens impossíveis de encontrar em outros tipos de cursos. Eles são práticos, versáteis, dinâmicos e muito eficientes.

Aqui no Enfoque Capacitação você encontra diversos cursos a distância sobre mais de 20 áreas de interesse, todos voltados para capacitação, aperfeiçoamento e atualização de seus inscritos. A propósito: mais de 160 mil alunos já realizaram nossos cursos EAD e conquistaram muito conhecimento. Por que não aproveitar essa chance também?

Se você está a procura de dicas para entrevista de emprego ou estágio, fique atento a este artigo. Nós vamos te ajudar!

Cursos relacionados que podem te interessar:

Não tenha medo: fale sobre os cursos online que fez

Foi-se o tempo que as empresas e os empregadores davam preferência para quem realizou ensino presencial. Hoje, mais do que nunca, é analisada a habilidade de cada profissional, assim como a abrangência de seus conhecimentos. Nesta via, os cursos online podem ser ótimos nisso, pois trabalham áreas diversas que se complementam entre si. Desta forma, é possível se tornar um profissional muito qualificado a partir dos saberes adquiridos neste tipo de curso.

Não há mais espaço para medos na hora de falar sobre cursos profissionalizantes a distância que realizou. É importante pensar nesse momento que seu currículo está completo e pode estar à frente de outros candidatos, principalmente pelos cursos a mais que fez. E mais, que você é uma pessoa que acompanha uma das maiores tendências modernas: a utilização das mídias digitais e tecnologias para se capacitar. A maioria das empresas valoriza essa característica.

Para te convencer ainda mais de que não é preciso ter receios, uma pesquisa feita pela NZN Intelligence e antecipada pela Veja, em março de 2017, afirma que 90% das pessoas fariam um curso online em algum momento da vida e 61% já realizaram alguma aula na web. Os de idiomas, imprescindíveis para conseguir boas vagas de emprego, são os mais procurados por quem é adepto a cursos EAD. Outros muito buscados são os de gestão e administração, áreas que podem ser de grande valia para quaisquer profissionais.

Viu como cursos online estão entre os objetivos de muitas pessoas? Aposte neles você também para fazer a diferença nos futuros processos de seleção. Agora, vamos elencar 5 dicas sobre o que falar em uma entrevista de emprego, principalmente em relação aos cursos de qualificação profissional que você fizer via internet. Acompanhe.

1 - Dê enfase para as exigências dos cursos online

Cursos online oferecem inúmeras facilidades para seus alunos, como a flexibilidade de horários, por exemplo. Contudo, isso não significa que o aprendizado através deles é algo simples. Estes cursos exigem bastante de você, e é exatamente isso que faz deles uma ótima opção para obter conhecimentos. Por ser online, os cursos a distância demandam muita organização, foco e pró-atividade, competências primordiais para profissionais bem sucedidos.

Desta forma, falar disso em uma entrevista de emprego pode contar pontos positivos para você. Fale ao recrutador ou quem for lhe entrevistar que, para concluir os cursos EAD de seu currículo, precisou de muita determinação e disciplina. Isso por que é você que escolhe seus horários de estudo, os prazos para finalizar cada módulo e para estudar com profundidade cada conteúdo. Ao dizer que fez cursos sozinho, você chamará a atenção para a sua capacidade de resolução de problemas, concentração e responsabilidade. E qual empresa que não quer um empregado com essas características? Pense nisso.

Vale saber que no caso dos cursos do Enfoque Capacitação, você é avaliado com questões sobre cada tema estudado, a fim de garantir que realmente aprendeu. A avaliação consiste em um questionário com perguntas fechadas de verdadeiro ou falso. É uma maneira facilitada para você testar seus conhecimentos e já correr atrás de outras capacitações para incrementar seu currículo.

2 - Exponha as habilidades adquiridas nesta modalidade

Quando você se dedica e obtém produtividade, consegue adquirir as habilidades que deseja por meio de cursos online com certificado, determinando o seu crescimento pessoal e profissional. Por isso mesmo que você não pode se esquecer de falar de tudo o que aprendeu em suas capacitações - principalmente o que tem a ver com a vaga requisitada.

Mas caso você tenha realizado muitos cursos EAD deve tomar cuidado para não se perder na hora da entrevista. Uma dica é escolher entre os cursos profissionalizantes a distância que você realizou, aqueles que têm maior prioridade para a vaga de trabalho em questão. Isso vai lhe ajudar a garantir mais objetividade durante a entrevista e a mostrar que você é focado. E essas características, geralmente, agradam bastante os entrevistadores.

Por exemplo, se você é profissional de enfermagem e quer prospectar um emprego no setor de pediatria, pode realizar cursos online desta área para elevar seu nível de conhecimento, como os de Amamentação, Estimulação Precoce e Aspectos Relacionados às Doenças em Crianças. Ao falar de suas habilidades adquiridas em cursos a distância, é indicado que você cite estes primeiramente, para mostrar que você é qualificado no segmento e tem muito a oferecer para a empresa.

entrevista de emprego

3 - Destaque os materiais estudados

Este tópico deve ser levado em conta imediatamente após o anterior. Quando você fala das habilidades que têm por que realizou cursos de qualificação profissional específicos, deve elencar juntamente quais os materiais que estudou para dar ainda mais credibilidade a sua formação. Vale lembrar que boas instituições de ensino a distância proporcionam aos alunos conteúdos de qualidade. Todos os cursos do Enfoque Capacitação são elaborados e selecionados por uma equipe pedagógica especializada, o que transmite muita confiança. Além disso, por aqui você encontra materiais diversos, que atendem as suas necessidades, como vídeos, links, artigos, pesquisas, apostilas online, entre outros, todos reunidos para que seu conhecimento seja abrangente. 

Então, uma de nossas dicas para entrevista de emprego é você mostrar quais as aulas online que você teve, como elas contribuíram para sua qualificação e o que você realmente os aprendeu. Mostrar competência técnica é primordial para que você seja mais reconhecido profissionalmente.

Podemos citar o caso do Curso Online Auxiliar de Escritório / Administrativo, que tem cinco módulos e conteúdo complementar, contando com temas como "rotinas práticas do auxiliar de escritório" e "como preparar uma ata de reunião". Quem visa um emprego nesta área, com certeza vai se beneficiar com aulas como estas e poderá falar sobre elas na entrevista. Por oferecer manuais completos para os alunos, elas vão ajudar a desempenhar todas as funcionalidades exigidas pela empresa, vale a pena apostar.

4 - Exalte o ambiente virtual das aulas

Uma das maiores vantagens de se estudar a distância é o fato de serem aulas online, as quais você pode realizar por meio de computadores ou tablets, de onde você quiser e na hora que preferir. Isso sem dúvidas é o que mais enche os olhos das milhares de pessoas que se qualificam em cursos profissionalizantes a distância. Porém, é válido ressaltar que somente as instituições EAD de excelência oferecem um espaço organizado e prático para seus alunos. O sistema mais moderno hoje em dia e utilizado pelo Enfoque Capacitação é o AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, que dispõe uma interface intuitiva para auxiliar no processo de assimilação do conhecimento pelo aluno.

Sem dúvidas, falar em uma entrevista que você obteve conhecimentos precisos em um ambiente destes vai lhe exaltar profissionalmente. A interação com sistemas de tecnologia, facilidade para trabalhar na internet e de se organizar em um sistema de aprendizagem virtual são pontos extremamente cativantes em uma entrevista atualmente. Nossa ideia é que você conte como era ou é sua rotina ao estudar online dentro do AVA, sobre como essa interface ajuda na captação de conteúdos, etc. Com essa informação, você também deixará claro para o entrevistador que os cursos que você fez têm ótima procedência e são confiáveis.

5 - Mostre que cursos online ensinam com qualidade

Em seu currículo profissional você não precisa diferenciar os cursos a distância dos cursos presenciais, até por que, quando as modalidades são equivalentes, por exemplo: graduação EAD e graduação presencial, curso livre EAD e curso livre presencial, e assim por diante, ambos são válidos. Portanto, a sugestão é que você apenas coloque o nome do curso, da instituição, a data que o realizou e um breve resumo do que você aprendeu nele. Vale também colocar a carga horária. Essas informações serão suficientes para que saibam no que você se capacitou.

Se durante a entrevista de emprego você for questionado sobre a modalidade cursada, especifique com segurança. Quando realizamos cursos online, assumimos a responsabilidade de mostrar que eles oferecem condições iguais de aprendizado, não deixando a desejar para outros tipos de curso. Discorra de forma clara e fluente que estes cursos EAD realmente lhe ajudaram para obter qualificação profissional. O entrevistador verá que você tem uma posição séria em relação a sua formação, garantindo respeito por parte dele. 

Mas lembre-se, para que seu currículo seja bem visto e os cursos online valorizados, é imprescindível que você escolha uma boa instituição para estudar. É preferível pesquisar bastante sobre ela, ver se há reclamações de antigos alunos e conhecer sua reputação.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

6 - Fale também sobre os certificados

Ao estudar a distância, a maioria das pessoas busca a obtenção do certificado. De fato, eles são muito importantes na hora de requisitar uma vaga de emprego, uma promoção no atual trabalho e para deixar o currículo com muita credibilidade. Portanto, uma dica sobre o que falar em uma entrevista de emprego é que você tem os certificados para comprovar as habilidades adquiridas. Geralmente, as empresas valorizam muito mais o curso realizado quando há um documento para comprovar o aprendizado.

Portais qualificados oferecem documentações respeitadas, como é o caso do Enfoque Capacitação. Por aqui, os certificados emitidos são validados e levam em consideração o tempo que o aluno estudou e se ele realmente entendeu o conteúdo passado. É você que escolhe a carga horária que deseja cumprir e se vai querer o certificado ou não.

Tome cuidado também com empresas que oferecem certificados em poucas horas ou mais de um ao mesmo tempo, pois isso não condiz com a realidade e com certeza o seu entrevistador irá desconfiar de seu estudo. Afinal, ninguém consegue justificar uma situação como esta: você realiza um curso online de 120 horas, mas o diploma poderá ser emitido em dois dias. Ou seja, o documento será emitido muito antes de você obter todas as horas que precisa para se qualificar. Não caia nesta armadilha e faça cursos online com certificado em um portal de qualidade.

Busque conhecimento sempre e seja reconhecido no mercado

Você viu que os cursos online não devem ser tratados como bicho de sete cabeças, não é mesmo? Conhecendo exatamente o que falar em uma entrevista de emprego, sobretudo se tratando de cursos online, você ajudará a desmitificar alguns conceitos errados que existem acerca dessa modalidade. Além de falar sobre as competências já adquiridas, aproveite o momento em que você estiver em processo de seleção para mostrar aos recrutadores a sua vontade de sempre aprender e aperfeiçoar suas habilidades. Uma dica é dizer quais são os próximos cursos de qualificação profissional que deseja fazer. Isso demonstra proatividade e preocupação com o futuro.

Para lhe ajudar ainda mais, indicamos o curso online Como Obter Sucesso Na Entrevista de Emprego, que é perfeito para quem procura o primeiro emprego, quer se recolocar no mercado, mudar de área, etc. Aproveite todas as nossas dicas e vá em frente com sua vida profissional. Inscreva-se agora no Enfoque Capacitação e realize todos os cursos EAD que desejar por apenas R$69,90.

Esperamos que tenha gostado das dicas para entrevista de emprego. Caso tenha alguma dúvida, mande-a para nós. Esclareceremos o mais rápido possível. Até uma próxima!