Há um dito popular antigo que diz: "De graça até injeção na testa", mas será que é isso mesmo e que tudo que é oferecido que forma gratuita realmente vale a pena? Lembrando que o mundo evolui tão rápido que até o velho ditado perdeu a força, já que atualmente nem as injeções na testa são de graça. 

Brincadeiras à parte, o assunto sobre o qual vamos falar é bem sério: a oferta de cursos online sem custo algum – isso mesmo, vamos falar sobre cursos online grátis e explicar por que você deve ter cautela ao pensar na possibilidade de fazer um curso que não é tudo aquilo que promete. 

Fazendo uma analogia com a nossa frase de início, há quem pense mesmo assim, que se for gratuito, está valendo. Vamos contestar isso, argumentando que, dependendo do que você busca e da finalidade do que vai aprender, cursos grátis não terão valor algum. 

Cursos online: um panorama atualizado 

Os cursos a distância são atualmente as melhores opções para quem procura se qualificar e atualizar profissionalmente. Eles enriquecem o currículo e podem ser um grande diferencial para quem concorre a uma vaga de emprego. Os cursos online com certificado também podem ajudar com a progressão na carreira pública, com pontuação em provas de títulos e podem valer créditos em atividades complementares nas faculdades. Para muitos, os cursos EAD representam a iniciação profissional, o prendizado que lhes dá a chance de iniciar a sua trajetória em uma carreira.  

último censo EAD, de 2015, apresentado pela ABED em 2016, irforma que o número de alunos em cursos livres foi de 1.880.165. A estimativa ainda aponta que houve um aumento bem significativo com relação ao ano anterior. Isso indica a crescente procura pelos cursos EAD

Com toda essa demanda e com esse cenário de crescimento, os portais de cursos online passam a oferecer cada vez mais opções em áreas e temas. Mas isso implica em outro aspecto, um tanto perigoso: a grande oferta por cursos gratuitos, que não são exatamente o que parecem ser. E tudo fica ainda pior: a oferta de cursos online gratuitos com certificado. Mas que certificado é esse? Que empresa é essa que dá tudo assim, de graça? Vamos analisar ponto a ponto. 

Cursos online grátis: pense bem, pois pode ser furada 

Se existe um olhar meio desconfiado a respeito de cursos EAD, isso se deve ao fato de muitos portais não serem transparentes na sua oferta de serviços. Explicamos: enquanto uma grande parte dos portais deixa bem explícita a forma como trabalha, outros não estão muito preocupados em mostrar issos aos futuros alunos, o que interessa, na verdade é o seu objetivo final: fazer dinheiro vendendo certificados. 

Mas veja bem, o problema não é cobrar pela certificação. Todo mundo entende que cursos livres, como qualquer outro negócio, precisam de uma estrutura para que existam, mesmo que sejam em ambiente virtuais. Há a oferta de um serviço e esse serviço é cobrado. O problema é não haver clareza desde o início, é atrair alunos sem que eles saibam que em determinado momento, serão cobrados por isso.  

Pense assim: de que forma se pode ofertar cursos online gratuitos com certificado se para que esse curso esteja disponível há um custo consideravel de manutenção. Despesas com servidor, webmaster, softwares, equipe pedagógica, equipe de marketing, equipe comercial, atendimento e algumas outras, somam, ao final, um valor bastante significativo. Então como explicar a oferta de cursos grátis

Como pode observar, todo cuidado é pouco para não cair em uma cilada dessas, por que em determinado momento, a conta virá. O objetivo das empresas que usam desse artifício para atrair alunos é se destacar no mercado, mesmo sem ter a preocupação da qualidade do serviço que oferta aos clientes. 

Cursos relacionados que podem te interessar:

Fique atento: 5 dicas para evitar aborrecimentos com cursos gratuitos 

1. Pesquise sobre o portal de cursos

Antes de qualquer outra coisa, há que se fazer uma pesquisa bastante apurada sobre a idoneidade da empresa que está oferecendo os cursos EAD ou os cursos online grátis. Pesquise com que já fez cursos na instituição para lhe fazer ter uma boa ideia do que você está "ganhando" ou "comprando". Por isso, pesquise em todos os canais possíveis. Normalmente as empresas têm, além de depoimentos de alunos e ex-alunos no próprio site, outros canais, como as redes sociais.  

Faça uma varredura no Twitter, Facebook, Linkedln ou qualquer outra rede social que a empresa disponibilizar. Leia os comentários e se possível, converse com as pessoas que estão interagindo no canal. Além do que você ler, tire alguma outra dúvida, caso você ainda não tenha sido contemplado com o que viu até então. Essa é a forma mais direta de você conhecer o portal no qual pensa em estudar. 

Às vezes o próprio Google pode ajudar, uma vez que ele centra tudo que acontece no ambiente virtual. Basta colocar o nome do portal lá e checar cuidadosamente todos os resultados. Outra ferramenta de ajuda é o site de reclamações Reclame Aqui – mas atenção, nem tudo que vai para o site de reclamações é coisa grave. Muitas vezes é apenas um detalhe que passou, um mal-entendido que ocorreu e que rapidamente é resolvido. Por isso, leia tudo com atenção e verifique a gravidade do que aconteceu. 

Você pode ainda conversar com os atendentes do próprio site e tirar todas as suas dúvidas. Um portal sério e comprometido com o que oferece a seus alunos, terá canais de atendimento – seja chat online, contato por email ou um telefone para onde o aluno possa ligar.  

Uma outra forma de saber se você está lidando com uma empresa de ensino a distância séria é verificar se ela é associada à ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. 

2. Modalidade de curso: verifique se o portal oferece o que você precisa 

Você pode ficar muito tentando pelos cursos online grátis que estão pipocando na sua tela – e com um atenuante: você precisa fazer um curso para conseguir uma promoção no emprego, aí a tentação só aumenta. Nesse caso, mora um grande perigo. Você sabe que há modalidades de cursos a distância para cada finalidade? Pois é, e normalmente quem oferece cursos gratuitos não prevê isso, pois como já dissemos, o objetivo de algumas empresas é puramente financeiro, ganhar de forma fácil, sem se preocupar realmente com as necessidades dos alunos. O que acontece? Você pode fazer um curso sem nenhum direcionamento - pode não ter tido investimento financeiro (até o momento), mas teve investimento de tempo.

Por isso, ao procurar por cursos online com certificado, certifique-se que ele identifica as modalidades de cursos, que são as seguintes: 

  • capacitação: é a qualificação para uma determinada função. Esses cursos são altamente indicados para quem quer tentar uma promoção no emprego. Quantas vezes estamos em uma função que poderia ter um "adicional" e nem nos damos conta? Um administrador, por exemplo, pode ter dificuldades para organizar o seu tempo e dar conta de todo o seu trabalho. Isso não aconteceria se ele conhecesse as técnicas de otimização do tempo, que poderia ter aprendido em um curso online. Além desse, outros cursos a distância também poderiam fazer uma diferença enorme na carreira desse administrador: gestão de recursos humanos, curso sobre licitações, planejamento estratégico e muitos outros. A capacitação é isso, adquirir conhecimentos em áreas afins. 

  • atualização: quem precisa desenvolver competências deve optar por esta modalidade. Empresas até incentivam e, não raro, oferecem cursos de atualização para seus funcionários, pois sabem que o retorno será certo, seja em produtividade, seja em mais comprometimento com a empresa. Mesmo para quem está fora do mercado de trabalho é interessante fazer cursos de atualização, pois ao informar as atualizações no currículo, a pessoa pode estar dando um passo gigante a uma possível contratação - o mundo corporativo vê com bons olhos que não fica parado vendo o tempo passar sem buscar renovação e atualização do conhecimento. 

  • aperfeiçoamento: imagine se um massagista fizer um curso de massoterapia e aprender as várias técnicas que podem ser utilizadas tanto para massagens relaxantes quanto para as que ajudam a aliviar dores. Esse profissional está se aperfeiçoando, ou seja, melhorando a sua função. Ao passar a aplicar o novo conhecimento, terá dado um grande passo na carreira, além de ver os resultados diretos do seu investimento: aumento da procura pelos seus serviços, novos clientes e consequentemente, um ótimo retorno financeiro. 

Agora que você sabe sobre as modalidades, verifique se os cursos grátis lhe oferecem os conteúdos sob medida à sua necessidade. Saiba se há essa preocupação, como a que tem um portal sério, de lhe informar sobre isso. Muitas vezes as pessoas fazem os cursos, pagam uma fortuna pela certificação e de repente ficam sabendo que ele não vale para a finalidade que elas precisam. Muita atenção. 

Cursos online grátis podem ser uma cilada

3. Conheça como o curso funciona 

Procure conhecer tudo sobre os portais que lhe disponibilizam cursos online. Pesquise sobre a inscrição, taxas cobradas, metodologias, materiais, disponibilidade dos materiais, acessibilidade à plataforma, recursos de apoio, suporte pedagógico, avaliações e certificação.        

O que mais acontece em portais de cursos gratuitos é a falta de uma boa estrutura nos sites. São os layouts mal organizados e a ausencia de AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem - que mais contribuem para a dispersão e desencantamento com essas plataformas. Por um lado, elas mesmas indicam que estar ali pode não ser boa coisa.    

4. Rapidez na entrega de certificados? Desconfie!    

Todo curso tem um cronograma a ser seguido. São necessárias horas de estudo para, após isso, prestar uma avaliação e, enfim, ser certificado. Alguns dos portais que oferecem gratuidade usam também, como chamariz, certificar de imediato, no mesmo dia. Isso só é possível para certificados com número de horas bem baixo, como 5 horas, por exemplo. Atente-se também que muitos oferecem a certificação imediata com a informação de que o certificado será emitido logo após a confirmação do pagamento. Veja bem, se o seu certificado é de 120 horas, por exemplo, ele não pode ser emitido no dia em que você iniciou o curso. Isso é ilegal. Apresentar um certificado com data retroativa ao início do curso ou mesmo com datas que não batem, poderá lhe causar uma baita dor de cabeça.    

5. Busque informações sobre o certificado    

Quando visitar o portal, busque por informações sobre o certificado que ele emitirá. Observe se o portal fala sobre as legislações que amparam a certificação de cursos livres e sobre os dados que serão constarão no documento.    

Verifique se o portal possui algum tipo de segurança contra fraudes, como uma chave de autenticidade, por exemplo, e também se o portal atende o que instituições e empresas públicas e privadas exigem para aceitar o certificado. 

Se desconfiar de algo, fuja!

Se você foi atrás de informações sobre os cursos que são oferecidos de forma gratuita e ficou desconfiado com tanta generosidade, confie na sua intuição. Atente-se para o fato de que se a chamada é "cursos online gratuitos com certificado", isso já lhe diz muita coisa, afinal o "gratuitos" se refere aos cursos, e não à certificação. Tenha em mente que vale mais a pena investir um dinheiro em algo certo do que se aventurar e arriscar em algo que pode lhe sair ainda mais caro.  

Preste atenção também ao conteúdo oferecido, se é atualizado, se é de qualidade, se houve a preocupação em diversificar o conteúdo e os exercícios. Outro ponto que pode "entregar" os cursos oferecidos de forma gratuita: como ter uma equipe especializada somente para criar e selecionar conteúdo bom, atualizado e relevante se não há capital girando, para esse investimento? 

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

O que o portal Enfoque Capacitação oferece ao aluno 

O Enfoque Capacitação tem o compromisso de mostrar transparência a seus alunos e futuro clientes. Veja tudo que o portal de cursos online tem a lhe oferecer: 

  • informações claras a respeito de todo o processo, do início ao fim do curso – inclusive sobre valores;

  • material sempre atualizado e desenvolvido por especialistas na área de educação e nas áreas dos cursos;

  • valores bem acessíveis (uma parcela única que dá acesso a todos os cursos por um ano inteiro);

  • diversos cursos em várias áreas do conhecimento;

  • avaliação e certificação de acordo com a carga horária escolhida pelo aluno;

  • certificados online e impresso, válido em todo o território nacional e que atende as exigências dos setores públicos e privados;

  • suporte ao aluno;

  • material disponível durante todo o ano de acesso e em tempo integral (24 horas por dia);

  • portal afiliado da ABED - Associação Brasileira de Ensino a Distância.

Como você pode observar, levamos a sério nosso trabalho. São mais de 160 mil alunos satisfeitos com nossos cursos online. O Enfoque Capacitação é referência na oferta de cursos online com certificado e em possibilitar a entrada de pessoas no mercado de trabalho, por meio dos cursos de capacitação, aperfeiçoamento e atualização. Faça a sua inscrição e conheça todas as possibilidades que oferecemos. O investimento é mínimo: R$ 69,90 que lhe garante acesso a todos os cursos do portal, e tem mais, durante um ano inteiro - não tem mensalidade, é pagamento único. A certificação é opcional e você investirá somente se necessitar do certificado. Visite cada cantinho do nosso site e veja tudo que há a sua espera, além de todas as informações necessárias a esclarecedoras sobre todo o funcionamento do portal.

Se tiver algum comentário ou sugestão, nos conte. Queremos muito saber a sua opinião. Boa sorte e até mais!