Home / Blog / Dicas / Cursos online grátis: uma opção barata que pode sair cara
  • 10/06/2016

Cursos online grátis: uma opção barata que pode sair cara


  • Autor: Anny Lima
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
cursos online matrícula grátis

Os cursos online surgem como boas opções tanto para as pessoas que procuram complementar os estudos, quanto para as que buscam se capacitar. Aperfeiçoamento e atualização, para atingir um bom posicionamento no mercado ou progressão na carreira, são também motivos recorrentes para a procura de educação à distância. Antes de dar início aos estudos, além de ter em mente o que são cursos online e saber sobre os aspectos legais dos mesmos, é necessário observar algumas questões, como a escolha da empresa ou instituição de ensino, serviços prestados e os custos. Ficamos motivados a logo optar pelos mais baratos, contudo, estar atento apenas a preço quase sempre não é uma boa opção, já que todos os serviços da empresa ou instituição de ensino demandam gastos, por exemplo, com profissionais especializados e toda sua estrutura física e tecnológica.

Várias empresas, impulsionadas por essa preferência equivocada, oferecem cursos online gratuitos, gerando uma grande competição no mercado. Com a finalidade de se manterem bem colocadas nessa disputa, essas empresas vendem os “benefícios” desse tipo de curso aos alunos. Mas, é importante lembrar: o barato quase sempre vai lhe sair caro.

Antes de decidir realizar sua matrícula em portais gratuitos de Cursos EAD, preste muita atenção, compare com outros portais e sempre desconfie.

Veja 4 pontos que deve analisar antes de se matricular em algum portal de cursos online

  1. Reputação da empresa ou instituição de ensino

    Faça uma apuração detalhada sobre a reputação das mesmas. Na atualidade, com a ajuda do desenvolvimento tecnológico, o acesso à informação é cada vez mais rápido e prático. É possível disseminar opiniões em questão de minutos. Use isso a seu favor, pesquise em sites como Reclame Aqui e redes sociais. Pondere a visão de alunos que compartilham suas opiniões e alertam outras pessoas em relação à reputação das empresas e instituições. Meça a quantidade de reclamações e se a empresa se preocupa em solucionar o maior número delas. Assim, é possível perceber a conduta das instituições diante de situações conflituosas e ter uma ideia de como essas se comportarão caso você tenha algum tipo de problema com os serviços oferecidos.

    O impacto na credibilidade das empresas pode ser observado também nos portais. Leia os depoimentos de alunos que fizeram os cursos e veja se as informações contidas nos site são tratadas com transparência.

  2. Qualidades dos serviços

    Preze sempre pela qualidade dos cursos online. Ao decidir matricular-se em cursos à distância, é esperada uma qualidade tanto no atendimento dado ao aluno quanto nos conteúdos disponibilizados. A qualidade interfere diretamente na eficácia do aprendizado. Os portais que oferecem a gratuidade do ensino podem desprezar essa questão, já que o investimento em profissionais capacitados é uma grande despesa. Faça uma busca para saber como são selecionados os materiais de estudos e se a empresa ou instituição que você está contratando detém de um setor pedagógico especialmente dedicado na criação e atualização constante de todo conteúdo.
  3. Certificados e período de estudos para liberação

    Procure saber das exigências sobre o período de estudos e das condições sobre certificação. Alguns sites disponibilizam a certificação do curso realizado logo após o pagamento de taxas, ou seja, não é exigido um período mínimo de estudos. Desconfie! A agilidade do serviço pode aparentar um bom atributo para a empresa, mas o que não percebemos é a desconsideração do real aprendizado do aluno. Prefira cursos que demandem dedicação e opte por empresas e instituições que estimulem a busca de conhecimento pelo estudante. Além disso, a credibilidade dos certificados rápidos é muito baixa. Se você realiza um curso com alta carga horária e consegue recebe o certificado em poucas horas de estudo, ao apresentá-lo em um processo de seleção, é certo que irão desconfiar de tal certificação. Não existe profissional bobo mais. Ainda mais em um mercado tão concorrido como o de hoje.

    Ainda, confira se as informações sobre os valores do processo de certificação aparecem de forma clara nos portais. As empresas precisam lucrar de alguma forma e, ao dificultar o acesso a certas informações, podem aproveitar para cobrar taxas abusivas para emissão de certificados ou para acessar o conteúdo completo de algum curso, por exemplo.

    Outra dica importante é verificar se as instituições de ensino e empresas oferecem cursos livres com a modalidade de certificação que você necessita. São exigidas modalidades diferentes para cada objetivo, seja para fins curriculares, provas de títulos ou progressão na carreira e algumas empresas oferecem apenas um tipo de curso. Quem busca uma promoção em seu trabalho ou qualificar-se para uma determinada função é recomendada a modalidade capacitação. Aperfeiçoamento é indicado para aqueles que buscam o desenvolvimento de competências. Por fim, a modalidade de atualização é para aqueles que querem rever os conceitos da atividade profissional e modernizar-se.

    Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




    Prova de Títulos em Concursos Públicos

    Horas complementares para faculdades

    Complemento de horas para cursos técnicos

    Progressão de carreira em empresas

    Turbinar seu currículo

    Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
  4. Funcionamento e metodologia

    Pesquise sobre o funcionamento dos sites e a metodologia. Entenda todas as etapas de funcionamento dos portais, desde o momento do cadastro e acesso ao conteúdo até a finalização do curso e recebimento da certificação. Cada portal tem uma dinâmica diferente de atuação. Alguns vendem a gratuidade do serviço, mas cobram taxas absurdas por outras coisas, disponibilizam o acesso a somente um curso ou disponibilizam apenas uma carga-horária. Fique atento a essas questões.

    Atente-se também para o método de aprendizagem. Com a falta de tempo recorrente no nosso cotidiano, temos tendência a procurar por cursos que possuem maior flexibilidade de horários. Para atender essa demanda, opte pela metodologia de auto-aprendizagem. Nesse método, o aprendizado fica por conta do aluno, o que é bem vantajoso pois não depende de horários fixos de outros profissionais, dando mais flexibilidade para seus estudos. Além de ter autonomia no ritmo de estudos, é possível desenvolver a capacidade de construção de conhecimento, a capacidade crítica e aprofundar nos temas que mais lhe interessa. A metodologia de auto-aprendizagem possibilita que o aluno realmente entenda os conceitos ao invés de memorizá-los, que podem ser esquecidos após certo tempo.

    Siga nossas dicas, pesquise bem e não se deixe cair no conto da carochinha de cursos online grátis. Sua realização profissional e acadêmica merecem um cuidado maior e uma escolha mais criteriosa.

    Você já realizou cursos online grátis e o barato lhe saiu caro? Compartilhe conosco suas experiências nos comentários.

Pesquisar