Buscar qualificação profissional em cursos online é algo cada vez mais recorrente no Brasil e é uma atitude que, aliás, tem trazido ótimos resultados para muitas pessoas. Entre a gama de capacitações oferecidas pela internet há aquelas que os alunos não precisam desembolsar nenhum dinheiro, no entanto, apesar de parecer muito atrativo, só o fato de ser gratuito já é um motivo para desconfiança.

Sim, caro leitor. Apostar em cursos online grátis pode representar uma cilada em sua vida profissional, que por sinal, deve ser tratada com muita responsabilidade, não é mesmo? Você não vai querer incluir inúmeros cursos EAD em seu currículo sem que eles tenham feito grande diferença em seu conhecimento ou com certificados duvidosos. Ou vai? Acompanhe este artigo e veja por que essa decisão deve ser tomada com cautela.

Cursos online gratuitos? Pense bem antes de se inscrever

Que tal conhecer novos conceitos sobre sua área sem pagar nada para isso? Irresistível. Mas de onde será que vem esse conteúdo todo? Quem foi que formulou? Qual o tipo de material oferecido? O certificado vai atestar o que aprendi e será aceito pelas empresas, faculdades e em concursos públicos? É, são muitas questões que giram em torno desse tipo de curso e por isso nós vamos evidenciar sete motivos para que você fique com os dois pés atrás com cursos gratuitos online. Confira.

1 - Conteúdos defasados

Uma das maiores reclamações que vemos por aí são de pessoas que escolhem um portal para fazer cursos EAD gratuitos, mas quando começam as aulas descobrem que o conteúdo não foi selecionado por um departamento pedagógico capacitado ou é superficial. 

Além disso, pode ocorrer de capacitações gratuitas não oferecerem conteúdos completos, e isso dá para entender, pois montar um material com todos os módulos pertinentes ao tema demanda tempo, dedicação e conhecimento. Em instituições sérias, os cursos online são formulados por profissionais capacitados em cada área ou assunto, oferecendo credibilidade ao conteúdo ensinado. No entanto, quando o curso é gratuito, não é possível fazer um investimento como este. Por isso eles oferecem aulas básicas, com manuais e apostilas como seus únicos materiais, o que, muitas vezes, não supre as necessidades do aluno.

Sendo assim, a maioria desse tipo de curso não consegue qualificar seus participantes, por não oferecerem todos os subsídios indispensáveis. A dica é procurar por um portal que seja mais organizado quanto ao conteúdo e que faça valer a pena o seu esforço. De nada adianta realizar inúmeros cursos a distância, se eles te instruírem pela metade ou com informações desatualizadas e até incorretas.

Para você entender melhor sobre o risco que corre, imagine a seguinte situação: você procura cursos gratuitos online na área de Direito e precisa desse conhecimento para ser promovido no trabalho. No entanto, ao começar as aulas, você percebe que falta bastante conteúdo ou que há incoerências. Resultado: você não garante novos saberes e as empresas, instituições de ensino e os responsáveis por certames públicos podem duvidar de seu diploma.

Por que então fazer cursos online gratuitos com certificado, se eles não vão te dar o respaldo que precisa para crescer na carreira? Pense nisso.

Cursos relacionados que podem te interessar:

2 – Falta de qualidade do portal

Apesar da praticidade e comodidade, estudar em cursos EAD não é tão simples. Além de muita organização e dedicação do aluno, é necessário que as instituições online estabeleçam o AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem para dar mais suporte ao participante. Esse sistema é responsável por deixar os conteúdos dos cursos online segmentados por áreas de interesse, sempre bem organizados para facilitar a conexão entre a instituição, a aula e o aluno.

No entanto, o AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem não está presente em todos os portais que oferecem cursos online grátis. Mesmo sendo muito importante para um aprendizado mais consistente, a maioria desses sites não têm uma estrutura que favorece os estudos. Eles tendem a ser muito mais desorganizados.

A sugestão é que você procure portais que tenham uma boa interface – às vezes só de entrar em um site já dá para ter uma noção de sua sustentação e qualidade. O portal deve oferecer um bom ambiente de estudos, as informações contidas nele devem ser completas e claras, e o curso, obviamente, deve ser do jeito que você esperava.

3 – Certificação rápida e sem credibilidade

A maioria das pessoas que busca cursos a distância para se qualificar em uma área específica, quer obter o certificado. Afinal, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, esse documento tem o mesmo valor de cursos presenciais quando as modalidades são equivalentes, por exemplo: o diploma de uma graduação a distância tem a mesma validade de uma graduação presencial, o de um curso livre online a mesma de um curso livre presencial, e assim por diante. O certificado pode ajudar bastante no crescimento profissional, porém, nem todos os portais que oferecem cursos EAD gratuitos deixam claro para o aluno como é o processo de certificação.

Muitos sites prometem diplomas rápidos. Isso é bastante atrativo para quem procura qualificação profissional, afinal, teoricamente, você obteria resultados positivos com mais antecedência. Contudo, essa pode ser considerada uma das maiores ciladas. Tome muito cuidado, por que você pode estar se envolvendo com falsificadores. Certificados emitidos por entidades sérias precisam ser validados levando em consideração o aprendizado do aluno. Há locais que oferecem certificados em poucas horas ou mais de um ao mesmo tempo, mas isso não condiz com a realidade do curso que deve ser estudado pelos alunos.

Quer compreender melhor? Imagine a seguinte situação: você realiza um curso online de 80 horas, mas o portal te informa que o diploma será emitido em dois dias – você receberá antes de obter todas as horas que precisa de conhecimento. Estranho, não é? Com certeza qualquer lugar que você apresentar este documento vai desconfiar.

Além disso, é muito comum empresas de cursos grátis na internet cobrarem valores absurdos pelos certificados depois que o aluno terminar a capacitação. Algumas chegam a cobrar R$400 por esse documento. Essa é uma maneira de enganar o público, pois geralmente a informação da “venda” do certificado não é designada pela instituição e o aluno imagina que o terá gratuitamente também. Isso também qualifica a instituição como descompromissada com seus alunos, já que preza mais pelo dinheiro arrecadado nos certificados do que no conhecimento transferido a eles.

Instituições de credibilidade ajudam os inscritos a se capacitarem de verdade, estimulando sempre o aprendizado, e seus cursos online com certificado exigem um período mínimo de estudos. A certificação, neste caso, é a consequência do esforço e dedicação do estudante. Portanto, desconfie de qualquer empresa que venda seus serviços de maneira semelhante a essa: “cursos online gratuitos com certificado” ou “cursos online grátis com certificação rápida”. O mercado de trabalho está muito concorrido e você não pode ficar fora de um processo de seleção por ter seu certificado não reconhecido.

Vale saber que tanto os cursos e quanto os certificados podem ser cobrados, claro, até por que eles demandam profissionalismo e pesquisa para serem criados, precisam seguir metodologias sérias de ensino e ser atualizados constantemente. O serviço de cursos online tem custos e cobrar um valor justo por eles é necessário.

Cursos online grátis

4 – Diplomas passíveis de fraude

Além de cursos online gratuitos com certificado que podem não ser aceitos em concursos públicos, empresas ou faculdades, há situações em que esse documento não tenha a segurança necessária. Assim, ele pode vir a sofrer uma fraude e você ter seu diploma invalidado.

As empresas de cursos a distância precisam fazer o monitoramento da emissão de certificados, e isso pode ser feito de diversas maneiras particulares a cada uma delas, no entanto, a adoção de QR-Code e chaves de autenticação no documento são umas das mais modernas. Essas são duas medidas ótimas para combater fraudes em diplomas, afinal de contas, hoje em dia é preciso se precaver, pois há grupos especializados em falsificar documentos sem proteção.

5 – Cursos sem foco definido

Quando queremos nos capacitar, temos em mente uma finalidade. Geralmente, ao fazer cursos EAD, buscamos uma promoção no trabalho, uma qualificação profissional a mais, maiores chances de passar em concursos públicos, desenvolver competências ou simplesmente rever conceitos já aprendidos em algum lugar.

E se você não sabe, há metodologias diferentes destinadas para cada tipo de curso e é muito importante que isso seja definido pela instituição também. Existem as seguintes modalidades:

  • Capacitação: é um tipo de curso para quem deseja se tornar apto para uma determinada função, visando se diferenciar no mercado de trabalho. É voltado para profissionais de diversas áreas, por exemplo: arquitetos, designers ou engenheiros podem se capacitar em AutoCad
  • Aperfeiçoamento: essa modalidade de curso é destinada para profissionais que já possuem experiência em uma determinada área de atuação (com ou sem formação superior) e querem expandir seu leque de conhecimentos específicos. É um tipo de curso muito procurado por quem deseja uma promoção no trabalho ou complementar o currículo com capacitações em seu setor. Um exemplo: um enfermeiro ou auxiliar de enfermagem pode se aperfeiçoar em enfermagem do trabalho ou amamentação.
  • Atualização: já os cursos de atualização são voltados a quem precisa reforçar conhecimentos já vistos, seja na faculdade ou em ambiente profissional. Afinal, a cada ano acontecem mudanças quanto a conceitos, técnicas e práticas em diferentes áreas de atuação. É bem difícil que cursos gratuitos tenham conteúdos atualizados a partir de pesquisas recentes, determinações legais, e por isso pode representar um risco para quem for fazê-los.

Viu como cada modalidade tem um objetivo? Muitas instituições de cursos online com certificado, principalmente os gratuitos que não têm muita estrutura, oferecem somente um tipo de curso para os participantes, sem foco estabelecido. Desta forma, você não terá a oportunidade de se qualificar da maneira que esperava e talvez não consiga atingir seu objetivo, seja profissional ou acadêmico. E isso é ruim, não é mesmo?

6 – Falta de atendimento

Sites de cursos gratuitos online geralmente, por não terem muitas condições, como já falamos, não oferecem um bom atendimento aos alunos. Assim, mesmo tendo a oferta de cursos grátis e a promessa de certificação, você não tem como saber mais informações, tirar dúvidas, principalmente se algo der errado.

É essencial que o local escolhido para seus estudos tenha uma equipe disposta a ajudar caso precise. Veja se o portal em questão tem canais de atendimento, como a sessão de “fale conosco” no próprio site, blog com área para comentários, páginas em redes sociais, como Facebook, Google +Twitter.

Analise se o portal, além de contar com esses meios de comunicação, interagem com o público e publicam novidades. Caso contrário, é possível que essa instituição deixe seus alunos sem suporte. Veja ainda se o público aprova o atendimento – se não há reclamações sobre a ausência ou demora de respostas, falta de respeito, discriminação, entre outras coisas.

7 – Empresa sem reputação

Na mesma via que o tópico anterior e um dos quesitos mais importantes para verificar a qualidade de cursos online grátis, é pesquisar sobre a reputação da empresa. Isso é imprescindível hoje em dia, até por que existem inúmeras formas de descobrir se eles oferecem um serviço seguro ou não.

Há sites que recebem informações a respeito da reputação de empresas diversas, como o Reclame Aqui. Nele você pode ver se há indícios de serviços ruins, certificados falsos e também da resolução dos problemas pelas instituições.

As redes sociais também são um ótimo termômetro para quem quer ingressar em capacitações na internet. Assim como falamos anteriormente, as empresas devem ter pelo menos um canal em mídias de relacionamento para estreitar a comunicação com os clientes. Lá você poderá conhecer como o portal é classificado por quem já realizou os cursos, depoimentos de ex-alunos, dúvidas respondidas, entre outras informações.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Escolha bem o portal e lembre-se: o barato pode sair caro

Evidenciamos por aqui sete ciladas que podem te afastar definitivamente de cursos EAD gratuitos. Se você procura uma qualificação confiável e eficaz em todos os sentidos, deve prestar atenção em cada dica acima e buscar referências sempre.

Aqui no Enfoque Capacitação você garante conhecimento e certificação conforme a sua necessidade. Há cursos online com certificado em mais de 20 áreas para você progredir na carreira de diversas formas, apresentando em prova de títulos, como horas complementares, incluir em seu currículo profissional, etc.

Vale saber que nós não oferecemos cursos online gratuitos. Como dissemos, qualquer instituição séria conta com profissionais qualificados para a produção e atualização dos cursos, portais modernos que beneficiam o aprendizado e certificados autênticos. Tudo isso demanda custos e aqui, o valor é justo: você vai investir somente R$69,90 para realizar qualquer curso disponível no portal no período de um ano. Não há mensalidades.

Quanto aos certificados, eles são opcionais – pensamos nisso por que nem todas as pessoas visam a certificação e o serviço se torna ainda mais especializado. Todos os cursos têm a opção de emissão de diploma e a carga horária é o aluno quem escolhe. Está pronto para estudar em um ambiente que incentiva o seu crescimento? Não perca essa chance e inscreva-se agora.

O artigo conseguiu tirar suas dúvidas? Conte para a gente se você já teve alguma experiência com cursos online gratuitos com certificado e ajude a enriquecer esse debate. Qualquer dúvida que tiver a respeito das modalidades, certificações, áreas dos cursos oferecidos ou outros temas, deixe um recado abaixo que iremos te responder. Até mais!