Cursos online reconhecidos pelo MEC: isso é possível? Uma pergunta comum de muitas pessoas é onde as diretrizes do órgão máximo da educação no Brasil se aplica, fato bastante questionado no nosso portal. Afinal, o Enfoque Capacitação é reconhecido pelo MEC?

Ao fazer cursos online, independente do motivo, diversos indivíduos querem saber todos os detalhes da instituição de interesse. Essa é uma tática essencial, afinal, não dá para contar com qualquer escola. Você deve se atentar a todos os detalhes, fazer uma pesquisa otimizada e ter a seu lado cursos a distância com ótimas vantagens e certificados de excelência. 

Nesse contexto, uma das principais dúvidas é quanto ao Ministério da Educação e se ele "permite" que os cursos sejam ministrados pela instituição, como acontece, normalmente, com as universidades. Afinal, toda modalidade de curso deve ter o aval do órgão? MEC significa, essencialmente, qualidade?

Se você também quer saber mais sobre esse assunto e pretende desmitificar tudo que se refere ao reconhecimento do MEC, leia nosso artigo e compreenda definitivamente. Vamos abordar tudo sobre essa pauta e a relação do órgão de educação com cursos online, graduação e demais modalidades. Fique ligado e leia com atenção.

Reconhecimento do MEC e cursos online

Entenda o papel do Ministério da Educação

Há muito tempo, a educação no Brasil é um direito de todos os cidadãos, que podem se qualificar de diversas formas, escolhendo os cursos que mais lhe atraem. Do ensino básico (fundamental ao médio) até os cursos livres, toda pessoa deve sempre se capacitar e profissionalizar com as modalidades e materiais que mais se encaixam em seus planos.

É claro que, com uma gama tão variada de opções em infinitas áreas, surgem instituições e métodos que começam a oferecer cursos de determinado tempo para muitos objetivos. Por aqui, existem centenas de universidades e outras distintas escolas que se valem de alternativas cada vez mais plurais. Nisso, existe a necessidade de um parâmetro de leis e recursos para fiscalizar e garantir que algumas normas sejam cumpridas.

Se você deseja cursar uma faculdade, por exemplo, com certeza pesquisará bastante para saber qual compensa mais, considerando diversos fatores, inclusive se ela tem cursos reconhecidos pelo MEC. Com certeza você já ouviu falar disso e deve levar como ponto forte para escolher a melhor instituição.

De fato, quando se trata da graduação, o aval do Ministério da Educação se faz extremamente necessário. O órgão máximo desse campo no Brasil foi criado em 1953 e, desde então, tem papel centralizador quando se trata do ensino superior e de especialização no país. Ou seja, de acordo com um conjunto de decretos e seguindo as Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o MEC deve orientar e colocar em prática tudo que se refere à graduação e a pós-graduação.

Mas, então o reconhecimento do MEC é aplicado apenas para cursos superiores e de especialização? Isso mesmo. Apenas essas modalidades dependem exclusivamente do órgão para que sejam ofertadas pelas universidades, seja pelo ensino presencial ou ensino a distância. Não é à toa que muitas se valem desse aspecto para divulgar seus cursos e as "estrelas" que possuem – de acordo com a avaliação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o popular ENADE.

De acordo com o portal do MEC, nenhuma universidade – seja pública ou privada – com ensino a distância (remotamente) ou presencial (na sala de aula) está autorizada a ofertar cursos superiores sem o seu aval. A definição é feita pelo  Decreto nº 6.303/2007, que revela: "o funcionamento de instituição de educação superior ou a oferta de cursos superiores sem o devido ato autorizativo configura irregularidade administrativa, nos termos deste decreto, sem prejuízo dos efeitos da legislação civil e penal".

Logo, é essencial que o estudante interessado em fazer uma graduação ou pós faça a verificação por meio do e-MEC, um sistema de tramitação eletrônica dos atos autorizativos do Sistema Federal de Ensino (instituições públicas federais e privadas). Lá estão presentes todas as universidades e cursos reconhecidos pelo MEC, com informações completas para os interessados em começar a estudar durante longo período de tempo ou se especializar na área em que já é formado.

Toda essa abordagem é necessária para que todos entendam que o reconhecimento do MEC se dá apenas nesses dois casos. Em outras situações, esse padrão muda: em cursos técnicos e no ensino regular, as responsáveis são as secretarias de educação de cada município/região. Já nos cursos livres/profissionalizantes, trata-se de uma prática diferenciada que não depende desse órgão para que sejam ofertados pelas instituições de ensino, seja por meio presencial ou ensino a distância/cursos EAD.

Cursos relacionados que podem te interessar:

MEC significa qualidade?

Pensar na qualidade de um curso vai muito além do reconhecimento do MEC. Como já dissemos, a responsabilidade do órgão é apenas autorizar, fiscalizar e classificar o ensino superior no país, permitindo que sejam ofertados pelas faculdades. No mais, é necessário se atentar a diversos outros fatores.

Embora alguns locais usem esse termo para fins publicitários, enaltecendo o fato de tal curso ter cinco estrelas no MEC e similares, a pesquisa por uma boa universidade deve ser feita além disso. Você precisa conferir qual é o conteúdo de toda a modalidade, como é o corpo docente, as instalações e a estrutura do local, ouvir a opinião de alunos e ex-alunos, conhecer todos os cantos da universidade, considerar seus planos pessoais e profissionais, entre outras coisas.

E isso vale para o cursos a distância também. Quem prefere cursar uma graduação remotamente deve se atentar a vários detalhes, inclusive se a metodologia segue os mesmos parâmetros da presencial, como são as provas, os professores e tudo que é necessário para um bom ensino.

Então, ao procurar cursos online reconhecidos pelo MEC tenha em mente que: isso só se aplica à graduação e especialização e qualidade vai muito além desse selo. Já no caso de um curso livre, tenha em mente que você deve seguir outro caminho de avaliação. É aí que entra nosso portal e a pergunta que não quer calar: o Enfoque Capacitação é reconhecido pelo MEC?

O Enfoque Capacitação é ou não reconhecido pelo MEC?

Como uma instituição referência em cursos online com certificado no Brasil, o Enfoque Capacitação oferece apenas a modalidade de cursos livres profissionalizantes, seja para atualização, aperfeiçoamento ou capacitação dos interessados. Sendo assim, esse tipo dispensa o aval do MEC.

Você pode se perguntar se não há problema nisso, mas, conforme já citamos, o órgão não é necessariamente sinônimo de qualidade e sua função é apenas legislar sobre os cursos de graduação e pós-graduação. Logo, quando se trata de cursos livres, pode ficar tranquilo que não é preciso o reconhecimento do MEC, porém essa modalidade deve seguir regras estabelecidas pela legislação vigente. 

No caso, se encaixa no artigo 42 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que revela: "as instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade". Nesse caso, os cursos devem ser oferecidos como estímulo à sociedade para profissionalização e qualificação, para objetivos variados. A carga horária geralmente é variável (muitas opções vão de 5 a 360 horas) e não há emissão de diploma, e sim de um certificado de acordo com a avaliação final.

E no caso dos cursos online reconhecidos pelo MEC? Bom, nesse caso, as universidades se referem à graduação e pós por meio do ensino a distância, que está cada vez mais crescente no país. Eles possuem as mesmas metodologias e estrutura dos presenciais tradicionais, apenas são administrados e estudados pelo aluno remotamente, por meio do computador, em um recurso conhecido como ensino híbrido.

Assim, a pessoa escolhe o melhor lugar para estudar e pode tirar dúvidas com os professores online. Além disso, deve fazer os mesmos trabalhos e entregar da forma que o responsável achar conveniente. Outra regra de muitos lugares é a realização de avaliações presencialmente, na sala de aula. Então, quando ver cursos online reconhecidos pelo MEC, pense sempre nessa situação.

Por outro lado, se você prefere mesmo estudar com um curso livre e flexível, sejam cursos EAD ou presenciais, fique ligado e dispense o tal reconhecimento do MEC. Foque em outros atributos e aspectos essenciais, como a publicidade que a instituição utiliza e a estrutura de seu portal e metodologia em geral, ainda mais quando se trata do ensino a distância. 

Agora que você já sabe que o Enfoque Capacitação e seus cursos online não precisam do aval do MEC para serem ofertados, vale a pena conhecer alguns motivos para se matricular no portal e como esses cursos EAD e seus certificados são de grande valor para sua carreira, seus conhecimentos pessoais e uma série de locais.

reconhecimento do MEC cursos online

Por que fazer cursos online?

Cursos a distância na categoria livre têm chamado a atenção de milhares de pessoas atualmente. Com mais de 160 mil alunos, o Enfoque Capacitação se destaca como uma das maiores instituições do ramo no Brasil. Os cursos são preparados especificamente por uma equipe pedagógica direciona e exclusiva que está sempre atualizando os conteúdos e pensando no melhor para seus estudos.

Você pode contar com centenas de cursos online nas mais diversas áreas: administração, comunicação e marketing, direito, psicologia, educação, saúde, entre muitas outras. São mais de 20 ramos, com opções exclusivas e que você não encontra nos concorrentes. Além disso, nosso portal se vale de uma publicidade séria e honesta que dá para confiar sempre.

Quando se trata de cursos livres, além de alguns lugares usarem de forma errônea o termo cursos reconhecidos pelo MEC, ainda há aquelas que dizem oferecer cursos online grátis ou com certificados rápidos. Esses pontos são extremamente problemáticos. No primeiro caso, a aplicação não existe. Já nos cursos gratuitos, é bom pesquisar para ver se não é cilada (muitas vezes, o material é ruim e defasado ou o certificado caríssimo); e quanto aos certificados em tempo recorde, é sem sentido imaginar que dá para estudar em poucas horas, passar por uma avaliação e já conseguir um comprovante na hora. Pelo jeito, a escola só está interessada em lucrar e não se importa com a organização dos estudos de seus alunos.

Pois é, parece simples escolher bons cursos a distância, mas é sempre fundamental observar todos os detalhes e ter a seu lado boas opções. Assim, dá para aproveitar as inúmeras vantagens dos cursos online com certificado e apostar nessa modalidade sempre, como:

  • Segurança ao estudar em casa e no ambiente que você achar mais conveniente e confortável, sem precisar se locomover;
  • Acesso a ambientes virtuais de aprendizagem modernos e dinâmicos, que podem ser abertos em computadores, tablets e smartphones;
  • Economia ao gastar pouco para estudar, pois trata de um ótimo investimento que – no caso do Enfoque Capacitação – está a sua disposição por um ano, pagando apenas um valor único, sem mensalidades;
  • Organização do tempo e conforto, já que você é o responsável por sua rotina e pode escolher a melhor hora/dia para estudar aonde quiser;
  • A possibilidade de se certificar com ótimos materiais que são aceitos para diversos fins: como prova de títulos em concursos públicos, em horas complementares na graduação, para dar um plus em seu currículo e suas qualificações, para progressão de carreira e até para aprender mais sobre determinado assunto e se aperfeiçoar totalmente em algum campo.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Não dá para negar toda a força dos cursos online com certificado, e no Enfoque Capacitação a qualidade vem sempre em primeiro lugar. Somos parceiros da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância e estamos sempre a disposição para todos os alunos e interessados em começar a estudar conosco, uma das instituições que mais cresce no país atualmente.

Portanto, se você não quer fazer uma graduação ou especialização, fique tranquilo que nas outras modalidades não é necessário o reconhecimento do MEC. Dê espaço para demais valores e vantagens reais, como a possibilidade de fazer centenas de cursos online por um ano investindo apenas R$ 69,90. Conte com ótimos materiais e uma equipe pronta para te auxiliar quando preciso, além de certificados de confiança que dá para utilizar em muitas metas.

Agora não precisa mais se perguntar se o Enfoque Capacitação é reconhecido pelo MEC. Conheça o portal, aproveite os benefícios e inscreva-se já. O poder dos cursos online já conquistou muita gente e é tendência. Entre nessa também. Esperamos que tenha gostado do artigo. Comente e compartilhe. Boa sorte e até mais.