Quando o assunto é descarte de resíduos químicos em laboratórios, felizmente temos muito o comemorar. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, que resultou no relatório do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2015, mais de 4.500 municípios possuem programas de coleta especial para os resíduos gerados nas unidades de saúde. Há de se saber que estes resíduos, quando não coletados corretamente, causam um grande impacto negativo à saúde humana e meio ambiente. Por isso, além dos programas e ações direcionadas, é essencial que as três esferas do poder - municipal, estadual e federal - bem como organizações não governamentais, estimulem a conscientização e aperfeiçoamento dos profissionais da área e população no geral.

Um bom curso descarte de resíduos, como o curso online Descartes de Resíduos em Laboratórios, é a porta de entrada para aprofundamento no tema, discussões e obtenção de novos conhecimentos. Principalmente para quem está almejando uma oportunidade de carreira focada em sustentabilidade, saúde e meio ambiente, apostar em cursos relacionados à área é um caminho mais do que acertado. A decisão também é pertinente àqueles que desejam colaborar com a preservação do meio ambiente, destinando e descartando de forma correta resíduos sólidos. O grande segredo, na verdade, é buscar conhecimento através de materiais atualizados e com boas referências e, principalmente, escolher uma boa plataforma de cursos a distância, como o Enfoque Capacitação, que é referência em ensino a distância.

Pensando em lhe oferecer um panorama geral sobre a carreira no segmento de descarte de resíduos químicos em laboratórios, além de trazer conceitos, definições e informações correlatas, elaboramos este artigo bem completo. Trata-se de um verdadeiro guia sobre o assunto, que servirá como uma forte base para seus estudo, juntamente ao curso descarte de resíduos. Pegue papel, caneta e aproveite ao máximo nossas informações.

Curso Descarte de Resíduos: domine o tema e destaque-se na carreira

Para se tornar um bom profissional, independentemente da área de atuação, é preciso se qualificar, seja por meio de cursos online com certificado, workshops, seminários etc. Quanto mais rico um currículo, melhores serão suas oportunidades na carreira. Quando falamos sobre descarte de resíduos químicos em laboratórios, a qualificação também é necessária, uma vez que muitos são os conceitos, definições e discussões sobre o tema.

Você sabe, por exemplo, qual a importância da biossegurança em laboratório ou de um plano de gerenciamento de resíduos? São questões que devem estar claras na mente dos aspirantes à área, as quais abordaremos detalhadamente a partir de agora. Tais discussões também estão presentes em muitos cronogramas de cursos a distância relacionados ao descarte de resíduos - sendo um deles o curso online Descartes de Resíduos em Laboratórios, bem popular e oferecido pelo Enfoque Capacitação.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Fique por dentro da Biossegurança em Laboratório

As discussões que envolvem o descarte e gerenciamento de resíduos laboratoriais trazem à tona a importância dos processos de biossegurança em laboratório. Um profissional da área deve, obrigatoriamente, dominar este conceito. Além disso, deve saber como implementá-lo na rotina do laboratório ou unidade de saúde, ensino ou pesquisa que armazene agentes e substâncias.

O conceito de biossegurança é relativamente novo. Surgindo em meados de 1970, o termo relaciona-se ao agrupamento de medidas de segurança que previnem, prioritariamente, os riscos de contaminação dentro dos departamentos laboratoriais - com destaque para as análises clínicas. Na época, os profissionais que atuavam em laboratórios apresentavam mais quadros de infecção por agentes e microorganismos, comparando-se aos profissionais de outros segmentos da saúde.

Cada laboratório é responsável por seu processo de biossegurança, uma vez que devem ser avaliados os riscos de contaminação por cada tipo de agente ou substância química. Essa avaliação é caracterizada pela chamada Análise de Risco, que deve trazer informações relacionadas a prevenção, controle, redução e eliminação total do risco.

Ao elaborar o seu próprio Manual de Biossegurança, algumas questões devem ser explicitadas pelo departamento responsável, como identificação dos materiais junto ao seu risco biológico, manuseio correto de materiais e agentes, utilização de EPIs (equipamento de proteção individual), cautela com o uso de materiais perfurocortantes, dentre outros.Tópicos como estes e outros relacionados à biossegurança são amplamente discutidos nos melhores cursos online sobre o tema. Entende a necessidade de se qualificar profissionalmente para alavancar sua carreira?

Entenda o que é um Plano de Gerenciamento de Resíduos

Junto à biossegurança em laboratório, é imprescindível que o aspirante à carreira na área de descarte de resíduos saiba o que é e como funciona um plano de gerenciamento de resíduos. Na prática, trata-se de um documento de caráter técnico, o qual reúne informações detalhadas sobre os tipos de resíduos e suas quantidades de geração. Além disso, oferece subsídios para adoção das melhores estratégias de gerenciamento, desde a geração à destinação final.

Existe uma legislação específica que trata desta questão. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, regida sob a Lei Federal nº 12.305/2010, diz que o plano de gerenciamento de resíduos é de responsabilidade de todos os geradores de resíduos. Incluem-se neste grupo as unidades de saúde que geram resíduos hospitalares e laboratoriais, empresas do setor público que lidam com o saneamento básico dos municípios, empresas do setor de mineração e construção civil, companhias do setor de transporte e empresas que exercem atividades agrossilvopastoris, ou seja, atividades de agricultura, pecuária e silvicultura em um mesmo espaço.

Fica a dica: um bom curso descarte de resíduos, como o disponibilizado pelo Enfoque Capacitação, trata do tema sob uma ótica abrangente, contribuindo com a qualificação do futuro profissional ou até mesmo daqueles que já atuam no setor e precisam reciclar seus conhecimentos. Que tal conhecer, em detalhes, nosso curso online Descartes de Resíduos em Laboratórios?

curso descarte de resíduos

Oportunidades profissionais na área de gestão de resíduos

Principalmente após a criação da lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos, mais especificamente no ano de 2010, as empresas públicas e privadas, bem como os pequenos produtores, passaram a avaliar com mais afinco a necessidade de se criar medidas e programas para descarte de resíduos. A necessidade de não somente reduzir os resíduos sólidos, mas também descartá-los de forma correta, elevou a demanda de profissionais especialistas capazes de elaborar e implementar um plano de gerenciamento de resíduos eficaz.

Apesar de o mercado oferecer boas oportunidades profissionais quando o assunto é sustentabilidade, meio ambiente e saúde, destacam-se dentre os demais concorrentes aqueles profissionais bem qualificados, com um currículo recheado de cursos bem direcionados. No Enfoque Capacitação, por exemplo, você encontra uma grande diversidade de cursos online com certificado, cujas cargas horárias variam de 5h e 360h em todos os cursos.

Atuação profissional como Gestor de Resíduos

Você já se imaginou trabalhando como um gestor de resíduos? Algumas matérias sobre o tema já tratam essa como sendo uma das “profissões do futuro”. Com tudo o que discutimos até aqui, dá para entender porque se trata de uma boa chance para quem é ligado em meio ambiente e sustentabilidade, não é mesmo? Com a preocupação cada vez maior com o descarte de resíduos, o profissional tende a ser muito requisitado em empresas de todos os portes.

O que faz um gestor de resíduos? Na prática, o gestor avalia os resíduos produzidos pelas organizações, com um olhar um tanto diferenciado. Enquanto os demais profissionais se preocupam em manusear os resíduos de forma correta, o gestor vai mais além. Ele é o responsável por traçar estratégias de reaproveitamento dos materiais e resíduos gerados e, quando for pertinente, descartá-los da maneira ideal. Aqui, um bom curso descarte de resíduos também faz-se necessário, já que traz conhecimentos teóricos sobre o tema - os quais podem auxiliar diretamente nos projetos diários.

Dependendo da empresa, o profissional pode ser contratado na modalidade CLT, especificamente como gestor de resíduos. Porém, há a possibilidade de as atividades pertinentes serem realizadas por qualquer outro profissional responsável pelas questões de meio ambiente e sustentabilidade.

Formação técnica em Processos de Reciclagem

Existe, ainda, a formação técnica em Processos de Reciclagem, oferecida em inúmeras escolas técnicas do país. O leque de formação deste profissional engloba, em suma, os processos de gestão e reciclagem de diversos tipos de resíduos, oriundos tanto das unidades geradoras quanto das cooperativas de catadores. A principal função é receber estes resíduos, avaliá-los e dar a destinação ideal, preservando a saúde humana e o meio ambiente.

As oportunidades são bem interessantes para o profissional que traz essa formação em seu currículo, além do upgrade com cursos online relacionados à temática descarte de resíduos. Empresas privadas, públicas e do terceiro setor, organizações de comércio e beneficiamento de recicláveis e cooperativas de catadores são algumas destas possibilidades.

Você sabia que os cursos online com certificado do Enfoque Capacitação oferecem a possibilidade de certificação com carga horária personalizada? Ao finalizar o seu curso Descarte de Resíduos ou qualquer outro de nossa grade, é possível submeter-se à certificação, que varia entre 5h e 360h. Você escolhe: recebe o certificado impresso em casa ou em formato digital. A certificação é opcional, mas dá um up em qualquer currículo. Vai perder?

A área de atuação também é abrangente. Além de trabalhar diretamente com gestão na coleta seletiva e economia solidária, o profissional pode atuar em programas de educação ambiental e segurança do trabalho, políticas públicas ambientais, tratamento de resíduos orgânicos e processos de logística. São dezenas de possibilidades para quem se mantém qualificado, seja através de cursos a distância, workshops, leitura de periódicos etc.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Tecnólogo em Processos Ambientais

Quem almeja um leque de oportunidades ainda mais abrangente, há a possibilidade de optar por um curso tecnológico em Processos Ambientais. Disponível em muitas universidades, a formação oferece conhecimento teórico e prático visando a gestão e controle de resíduos sólidos, químicos e urbanos, elaboração de técnicas destinadas ao reaproveitamento dos materiais e resíduos, implementação de sistemas de gestão ambiental - SGA, dentre outros.

Para aqueles que já possuem formação na área, os cursos a distância surgem como um plus interessantíssimo: como os conteúdos são atualizados e refletem as discussões presentes no mercado, é bem mais fácil manter-se atualizado e preparado para lidar com as novas questões que surgem todos os dias. Se você pretende iniciar os estudos, há outra vantagem em fazer um curso online: você sabia que os certificados emitidos pelo nosso portal, por exemplo podem ser utilizados como complementação de carga horária na faculdade? Taí uma excelente chance de turbinar ainda mais seus estudos, não?

O papel da comunidade no descarte de resíduos

Mesmo com toda a qualificação proposta pelo curso online e demais linhas de estudo, o profissional que lida diretamente com o descarte de resíduos enfrentará alguns desafios ao longo de sua carreira.

Segundo Zilda Veloso, diretora de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a preocupação com a gestão e descarte correto dos resíduos não é só uma preocupação dos grandes geradores de resíduos mas, também, da população. Enquanto a grande indústria precisa investir em estratégias e elaboração de planos de gerenciamento de resíduos, os cidadãos precisam adotar tais práticas também dentro de casa, como separar resíduos orgânicos e recicláveis, secos e úmidos.

Para ampliar o processo de conscientização, é preciso criar campanhas que alertem para a necessidade de cuidar com mais cautela da destinação dos resíduos. Ações e programas de reciclagem e coleta seletiva, bem como a adoção de um curso online na área como fortalecedor da aprendizagem, são essenciais para a comunidade.

Qualificação profissional e conscientização com cursos online

Trouxemos para você muito mais do que um panorama completo sobre o descarte e gerenciamento de resíduos. Explicitamos a necessidade de investir em qualificação profissional e, também conscientização acerca do tema. Não teremos um planeta saudável se não iniciarmos, desde agora, ações que visem reduzir o impacto ambiental negativo causado por uma má gestão de resíduos laboratoriais, sólidos, orgânicos e químicos. O ideal, então, é escolher uma boa plataforma de cursos online e focar nos estudos.

Você conhece, em detalhes, o Enfoque Capacitação? O portal disponibiliza uma diversidade de cursos online em áreas como Meio Ambiente, Administração, Saúde, Bem Estar e muitas outras. Com um investimento único de R$69,90 quem se matricula tem acesso a todos os cursos do Pacote Master pelo período de 1 ano, 24 horas por dia, 7 dias por semana. E o melhor: sem mensalidades!

Que tal começar agora mesmo? Faça sua inscrição, escolha seus cursos preferidos e mãos à obra. Ah, caso tenha qualquer dúvida sobre os cursos online, inscrição ou processos de certificação, deixe seu comentário que logo em breve responderemos. Bons estudos e nos vemos!