Estudantes e profissionais que se preparam em um curso online de digitação potencializam suas chances de conseguir a tão sonhada vaga de emprego e ainda melhorar o rendimento de diversos projetos. Quando o curso online é bem estruturado, ensina técnicas de como digitar rápido e com qualidade, além de explicar toda a conceituação dessa função. Que tal experimentar essa modalidade para aprender mais e dar um up no currículo?

O Curso Online Noções Básicas para Digitação‍, destaque do Enfoque Capacitação, é uma excelente forma de começar sua formação complementar sobre informática. Elaborado por um setor pedagógico dedicado, esse curso online evidencia tópicos essenciais à prática de digitar e os cuidados com a postura, bem como garantir concentração e produtividade em qualquer trabalho que for realizar no computador.

Nosso curso de digitação online oferece uma didática prática e eficiente para você entender completamente as funções do teclado e utilizá-lo em seu benefício. Leia nosso artigo para saber mais informações sobre como aprender digitação de forma segura por meio de cursos online com certificado. Acompanhe!

Cursos relacionados que podem te interessar:

Mercado de trabalho e curso online de digitação

Não podemos negar que o mundo está informatizado. O computador se tornou uma ferramenta essencial para o dia a dia não só profissional, mas também acadêmico e doméstico. Com o advento da internet, então, parece até que não precisamos mais nem sair de casa para resolver problemas ou sociabilizar. Começando por aí, já podemos entender a alta necessidade dos estudos em um bom curso online de digitação. Todos precisamos estabelecer um contato direto com o teclado, seja do desktop ou notebook. 

Partindo do plano geral para um mais específico - o mercado de trabalho -, não dá para imaginar qualquer setor produtivo que seja sem o uso de computação. Hoje, até as áreas mais alheias ao mundo digital necessitam de tais máquinas para agilizar diferentes processos. Através delas é possível digitar contratos, formulários, cartas, informativos, tabelas, entre muitos outros materiais importantes para empresas privadas e órgãos públicos.

Antigamente, a profissão de digitador era muito comum e requisitada pelo mercado. Hoje, apesar de permanecer operante, a mesma função pode ser designada a qualquer profissional. Ou seja, aprender como digitar rápido através de apostilas, treinamentos ou cursos a distância atualmente é quase que uma obrigação para estagiários e trabalhadores de praticamente todos as áreas de atuação.

Um dos motivos para isso é cultura imediatista provocada pela globalização. As informações precisam ser rapidamente transmitidas, os documentos já não podem demorar tanto para serem emitidos, e como a concorrência entre as empresas aumentou, o nível de eficiência com que os dados se propagam também foi afetado.

Desta forma, caro leitor, toda pessoa que queira se destacar e crescer na carreira precisa saber digitar, e a alternativa que sugerimos é o aprendizado em cursos online com certificado. Além de ensinar com qualidade, eles podem ajudar a comprovar tudo aquilo que foi estudado para instituições de ensino, empresas e concursos públicos, caso o edital permita. 

curso online de digitação

Como aprender digitação: aplicações práticas

Um dos primeiros tópicos do curso de digitação online explora as lições básicas para começar a digitar com confiança. Quem é iniciante nas práticas de informática pode sentir um pouco de dificuldade em compreender as posições das teclas e suas respectivas funções. Essa insegurança inicial é super normal, bem como o embaraço para digitar seguindo uma cadência natural.

Bom, há quem não assuma, mas todo mundo, quando está aprendendo a usar o teclado, digita como se estivesse "catando milho" - como falamos quando é digitada uma tecla atrás da outra com certa demora. Todavia, o curso online de digitação está aí para mostrar que todos são capazes de evoluir, ensinando que a habilidade para digitação só é melhorada com muito treino, persistência e técnicas precisas.

Abaixo vamos identificar alguns pontos explanados em cursos online, que devem ser levados em conta para que o processo de digitação dê certo.

  • A iniciar a digitação, os dedos devem pousar suavemente sobre o teclado. Os indicadores devem estar sobre as teclas F e J - você pode até notar que há duas marcas plásticas nesses botões aí em seu teclado.
  • Cada dedo será o responsável por digitar um grupo de teclas. Com essa divisão, fica muito mais simples aprender a digitar com destreza.
  • É essencial manter a postura alinhada, estar sentado em uma cadeira confortável e que os punhos não estejam apoiadas na mesa.
  • Ao aprender em um curso online relativo e treinar seguindo as instruções, evite olhar para o teclado. Essa é uma tática para memorizar a posição das teclas.

Além dessas informações, há muitas outras que devem ser conhecidas em cursos a distância sobre o tema. Esse estudo é fundamental para garantir mais agilidade na digitação de trabalhos acadêmicos, cópias de rascunhos e outros materiais, elaboração de textos variados, etc. Para complementar esse tipo de aprendizado há o Curso Online Comunicação Escrita e Revisão Gramatical, além do Curso Online Word Básico, duas opções incríveis para deixar o currículo diferenciado.

Como digitar rápido e com qualidade

Saber como digitar rápido é um do principais anseios de quem busca aprendizados nessa prática. A garantia de maior produtividade é certa quando a digitação é feita de forma consciente, porém, com maior velocidade. Porém, como atingir esse nível de rapidez? Bom, não é mentira alguma quando dizem que o treino é o que leva à perfeição. Aprendendo o passo a passo e praticando as lições assistidas em cursos online, você conseguirá melhorar a cada dia.

Mas apesar de não haver truques, há algumas questões que devem ser levadas em consideração para que você comece a digitar cada vez mais rápido. Veja só:

  1. Primeiramente, você deve estar em um ambiente agradável: a cadeira deve dar suporte às costas e a mesa deve estar limpa e sem distrações.
  2. O teclado utilizado deve seguir os padrões brasileiros, pois os norte-americanos não possuem a mesma disposição de teclas e pode dificuldade a aprendizagem.
  3. As mãos devem estar suavemente caídas sobre o teclado e nunca apoiadas na mesa - isso prejudica as articulações, podendo provocar tendinite e outras enfermidades.
  4. Posição dos dedos: os indicadores devem estar nas teclas F e J respectivamente. Os demais, devem seguir a mesma fileira destas letras. Essa será sempre a posição inicial de seus dedos quando começar a digitar um documento, ou simplesmente quando fizer pausas entre uma digitação e outra.
  5. Cada dedo deve ser responsável por um conjunto de letras do teclado, sendo que o polegar esquerdo será o responsável por apertar a barra de espaço e mindinho direito pela tecla "enter". 
  6. Memorização: aprendendo a posição correta dos dedos, você deverá memorizar a posição de cada tecla. Uma boa dica é dizer o nome delas, até mesmo dos numerais, em voz alta assim que digitá-las. É uma forma dinâmica de gravar e digitar ao mesmo tempo.
  7. Treino: essa é a parte que deixará você craque no teclado de qualquer computador ou notebook. Treine durante as aulas de cursos online e sempre que tiver um tempo livre.

O que achou das soluções práticas? Com certeza elas vão lhe auxiliar nesse processo. Nossa dica é que você comece digitando frases curtas, depois parágrafos, pequenos textos, até evoluir para documentos mais extensos.

Teclado ABNT e ABNT2

Outro tópico repassado por Curso Online Noções Básicas para Digitação é sobre o tipo de teclado que utilizamos no Brasil. Há notebooks importados que vêm com o teclado baseado nas regras norte-americanas, no entanto, no processo de aprendizado, é importante ter em mãos os teclados que seguem os padrões brasileiros regidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Existem dois layouts comuns por aqui: o ABNT, que é o antigo padrão, e o ABNT2, comercializado atualmente e melhor opção para quem visa saber como aprender digitação. Nos dois modelos existem todas as letras do alfabeto, incluindo o Ç, o teclado númerico, os símbolos diversos, enfim, é tudo semelhante.

A diferença básica entre os dois pode passar despercebida por você. Trata-se da presença da tecla AltGr na versão mais atual, o ABNT2. Combinando o AltGr com outras teclas que contém uma terceira função, você consegue habilitar os símbolos presentes nelas. Em nosso curso de digitação online há todas as dicas sobre os atalhos e teclas especiais, vale a pena conferir.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Curso de digitação: estude, treine e cresça profissionalmente

Os cursos a distância aqui do Enfoque Capacitação são sinônimos de praticidade e segurança. Eles te mostram como aprender digitação de modo completo, sem prejudicar as demais tarefas do dia a dia. Isto é, você pode trabalhar, estudar e ter sua vida social normalmente, além de buscar aprendizados conceituados em cursos online quando e onde quiser, por meio de seu computador ou tablet. Assim fica fácil se tornar um mestre da digitação, não é mesmo? 

Se você curtiu a ideia de se qualificar no Curso Online Noções Básicas para Digitação, saiba que o portal possui uma extensa lista de outros  cursos online com certificado que podem agregar valor ao seu currículo. Podemos citar o Curso Online Pacote Office como exemplo ótimo para começar a melhorar sua formação, o que acha?

Não perca a oportunidade de se dar bem no mercado de trabalho, inscreva-se em nosso portal. Investindo apenas R$69,90, você garante o acesso a diversos cursos online do Pacote Master pelo período de 12 meses. Valorize seu futuro e comece novos aprendizados agora.

Esperamos que tenha gostado do artigo e que volte mais vezes para conferir outros conteúdos. Qualquer dúvida que tiver, estamos à disposição. Até breve!