O teor do jornalismo na atualidade é algo que faz com que estudantes e profissionais da área de comunicação social e até mesmo a própria sociedade discutam sobre as mudanças globais nos últimos 10 anos. A ascensão da tecnologia e da internet provocou transformações nas formas que utilizamos para nos comunicar e nos informar sobre fatos diversos, desde novidades cotidianas a acontecimentos importantes no mundo. Por conta disso, os jornalistas precisaram se adequar para garantir seu "lugar ao sol" no mercado de trabalho e, até hoje, têm passado por dificuldades para se encontrar nesse novo universo.

Para encarar essa missão, há debates interessantes em fóruns na web, palestras e cursos online sobre o tema. A boa notícia é que aqui no Enfoque Capacitação temos, entre inúmeras opções, o Curso Online Jornalismo na Atualidade‍, elaborado para ensinar conceitos e práticas importantes para interessados em conhecer como está a carreira de jornalista hoje em dia. É um dos cursos a distância mais requisitados do setor de comunicação e marketing do portal, principalmente por possuir um conteúdo diferenciado e super completo.

Com a ajuda deste artigo e de nosso curso online, você conhecerá todas as características do jornalismo atual e como se manter estável neste âmbito. Não deixe de conferir do começo ao fim para tirar todas as suas dúvidas e atestar a qualidade de cursos online com certificado.

Traços do jornalismo na atualidade

O mundo digital está mais presente do que nunca no dia a dia das pessoas e nos mais variados segmentos produtivos. O jornalismo é um deles. Com a explosão da internet no mundo todo, o segmento precisou migrar conceitos e técnicas para a web, se adequando a novas audiências para manter seu principal objetivo: o de informar.

É certo que, com os portais ganhando cada dia mais novos adeptos, a popularidade dos veículos impressos, como jornais e revistas, tende a cair. No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, o meio digital não pode ser enxergado como um inimigo dos meios de comunicação anteriores.

Segundo a professora de jornalismo Maristela Fittipaldi, o jornalismo online pode agregar bastante aos impressos, que permanecem com uma parcela considerável de seu público cativo. Ela afirma que a internet facilita o acesso a informações, ajudando os jornalistas a renovarem suas técnicas e a construírem novos materiais para as edições de revistas, jornais, TV e rádio.

No passado, vale frisar, o mercado de comunicação era dominado pelos impressos e pelo rádio. Hoje, todos os materiais que são produzidos por estas mídias podem também estar na internet e, ainda, serem divulgados pelas redes sociais. É uma convergência muito grande de uma esfera para a outra, mas que está disponibilizando um espaço para todos que se interessam. Ou seja, não é preciso estabelecer um conflito com as mídias online, já que o jornalismo na atualidade pode ser realizado em qualquer âmbito, desde que siga as competências exclusivas da profissão.

Ao buscar cursos para jornalistas que tratem de temas modernos, é preciso considerar os conteúdos abordados. Em nosso curso online, por exemplo, há toda a fundamentação teórica sobre a área e uma série de informações pertinentes ao tema, explanadas de forma coerente com o que vivemos hoje em dia. Não é fácil encontrar cursos online com certificado como este para complementar a formação e melhorar o currículo, portanto, experimente conhecer nossa sugestão.

Cursos relacionados que podem te interessar:

O papel do jornalista

Este é outro ponto retratado em cursos a distância relativos e que não pode ser deixado de lado. Com a diminuição das redações, algo que é recorrente não só pela alta das mídias online, mas também pela crise vivida pelo Brasil, muitos jornalistas precisaram se reinventar para continuar garantindo seu ganha-pão na profissão. Até mesmo aqueles que ainda vivenciam a rotina da notícia impressa ou de rádio e televisão, como analisamos no tópico anterior, precisam ter ciência de que o mundo mudou e está oferecendo uma nova alternativa para informar a sociedade e fazer valer as convicções do jornalismo.

O papel do jornalista atualmente continua sendo aquele de décadas atrás. Podemos pegar como parâmetro o Código de Ética dos Jornalistas, que explana em seus artigos que os jornalistas devem ter compromisso com: a verdade, a apuração precisa e a divulgação correta dos fatos. Nesta via, entendemos que, seja no âmbito online ou nos veículos tradicionais, o profissional de jornalismo deve priorizar a credibilidade de sua reportagem. Não importa se ele a faz para publicar em um blog, em um canal do Youtube ou em um jornal de grande circulação - a meta e a responsabilidade são as mesmas.

Desafios perante a web e as redes sociais

Uma discussão que há acerca do jornalismo na internet e que também é trazida em nosso curso de jornalismo online, é como se manter necessário em meio à divulgação em massa na web, sobretudo nas redes sociais. Ao mesmo tempo que os sites de relacionamento são excelentes ferramentas para atrair os diversos públicos, fazendo os conteúdos serem conhecidos e criando uma maior interação entre as pessoas, eles conferem algumas dificuldades para quem gere veículos de comunicação.

Entre os principais obstáculos dos jornalistas diante da revolução tecnológica proporcionada pelas redes sociais estão:

  • Escutar: antigamente, os jornais e revistas ficavam sabendo da repercussão das notícias publicadas dias ou semanas depois, quando chegavam nas redações as cartas com críticas, elogios ou sugestões. Hoje, assim que uma matéria é publicada na internet e na rede social, esse retorno do público é imediato, e a compreensão disso não é tão fácil quanto parece para os profissionais de jornalismo, mas se faz altamente necessária.
  • Participar: depois de entender o papel que a internet tem para a interação do público com as informações passadas pelos veículos, o jornalista tem a missão de participar desse processo ativamente. Em outras palavras, o profissional deve ter tato e senso de responsabilidade ao ouvir a opinião pública. É a partir dela que os jornais, revistas, canais de TV, de rádio e, claro, os portais de notícias e até mesmo blogs saberão atender da melhor forma possível o que seus leitores e ouvintes esperam e acham do trabalho desenvolvido.
  • Verificar: a veracidade é algo que deve ser inerente ao jornalismo. E é importante dizer que, numa era em que as pessoas têm acesso rápido à informação e em grande quantidade, é impossível calcular a dimensão que uma postagem ganha após ser compartilhada, sendo ela verdade ou mentira. Mesmo diante dessa dificuldade, o jornalismo deve atuar em prol da verdade sempre, sendo que seu profissional é o mais apto a contextualizar, investigar, atestar e aplicar a ética, diferentes de quando qualquer pessoa publica sua versão sobre algum fato em seu Twitter ou Facebook.
  • Contextualizar: da mesma maneira que o jornalista tem o know-how para comprovar os fatos, também é ele que tem mais conhecimento para contextualizar os fatos da forma mais adequada a cada tipo de público. Com uma profusão imensa de informações na internet, cabe ao jornalista selecionar as questões mais importantes e de interesse público, além de prever as possíveis consequências antes de divulgar tais notícias.

Estes são considerados os principais percalços que o jornalista pode vivenciar ao divulgar seus materiais nas redes sociais ou até mesmo trabalhar em portais e blogs. Todavia, eles não são impossíveis de serem ultrapassados, pelo contrário, como dito no primeiro tópico, a internet veio para ser uma aliada. O mais indicado para sobreviver nesse meio é se atualizar sempre, buscando aprendizados eficientes em cursos para jornalistas como os que oferecemos aqui no portal.

Temos duas opções incríveis de cursos a distância que podem ajudar bastante no processo de migração para o universo online. Um deles é o Curso Online Comunicação Social‍, que explana sobre fundamentos especiais acerca de todos as habilitações da comunicação, mostrando que, hoje, elas se interligam para atender à necessidade que a internet tem de ser multifacetada. O outro é o Curso Online Comunicação Assertiva‍, alternativa para quem quer aprender como utilizar todos os recursos possíveis para atingir os públicos certos. Que tal?

jornalismo na atualidade

Jornalismo Digital

Informar e editar com rigor e talento já não bastam para que o jornalista tenha sucesso tanto no mercado de trabalho quanto para com o seu público. Para atender os requisitos do mundo digital, o segmento pede que o profissional coloque em prática novas habilidades, que podem ser aprendidas de diversas formas, inclusive em cursos online com certificado, opções seguras e eficazes. 

São inúmeras ferramentas e novos conceitos que precisam ser descobertos para se diferenciar e chamar a atenção nesse mar tecnológico de "produtores de informação". Além de trazer uma nova interface, o jornalismo digital inclui outras disciplinas às atribuições dos jornalistas, sendo elas essenciais para a disseminação qualitativa e segura de informações para qualquer público que seja.

Além de aprender técnicas em um curso de jornalismo online, estudantes e profissionais que queiram se manter intactos neste setor devem conhecer instrumentos novos de edição de textos, vídeos, áudios e fotos; monitoramento de audiência nos portais e redes sociais; como elevar a posição de suas matérias nos mecanismos de busca e demais ferramentas de marketing de conteúdo; entre muitos outros.

É necessário dizer que, os jornalistas digitais podem trabalhar tanto em agências de comunicação, veículos de imprensa, quanto em seus próprios empreendimentos voltados para comunicação ou mesclar essas duas formas de trabalhar. Não é incomum encontrarmos por aí jornalistas que trabalhem em dois, três ou mais lugares ao mesmo tempo, produzindo conteúdo diversificado para cada um deles. As plataformas estão disponíveis para que o profissional as use com responsabilidade, seguindo a ética e demais critérios da disciplina.

Entre as características mais marcantes do jornalismo digital são o imediatismo, a interatividade e o caráter multimídia. São as três principais qualidades desse nicho que atraem quem está atrás de informações hoje em dia. Com a correria do dia a dia, as pessoas buscam meios eficientes, confiáveis e que sejam constantemente atualizados para descobrir o que se passa em qualquer lugar do mundo.

No entanto, há ressalvas para quem quer seguir para esse lado do jornalismo: muito mais do que do que informar, por exemplo, a cotação do dólar em tempo real, os portais e blogs precisam correr atrás de pautas diferenciadas e exclusivas para chamar a atenção positivamente. 

Descubra muito mais sobre esse assunto em nosso curso online jornalismo na atualidade. Além dele, você pode se especializar em muitos outros cursos online disponibilizados aqui no portal. O Curso Online Jornalismo Impresso‍ é uma das dicas para agregar conhecimentos sobre o ramo e elevar seu nível de atuação profissional, não deixe de participar.

TV digital

No âmbito digital, tanto a TV quanto o rádio podem se reinventar, podendo ter seus materiais disponibilizados em sites próprios ou até mesmo em portais de compartilhamento de vídeos, como o Youtube. Desta forma é possível criar mais interatividade com o público, que está cada vez mais exigente.

Com as mudanças globais trazidas pela tecnologia, há quem diga que a internet tem potencial para substituir de vez a televisão, no entanto, tal afirmação deve ser feita com cuidado. No Brasil, por exemplo, mesmo com a parcela de pessoas com acesso à web crescendo, ainda não passa de 58%. Além disso, a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016 expõe que 63% da população brasileira ainda têm a TV como o principal meio de informação. Por conta disso, ao discutir sobre o futuro da TV perante a internet, é preciso ter um olhar amplificado e baseado em dados como estes.

É importante debater o papel social que a TV desempenha. Ela leva informação - até mesmo de forma coletiva, por meio de estabelecimentos ou casas de terceiros em pleno século XXI - a populações que ainda não possuem condições de ter nem mesmo computador, quiçá internet.

No entanto, da mesma forma que os jornais impressos não podem ser inimigos dos portais de notícias, a televisão convencional não precisa criar um embate direto com a TV digital. Aliás, muitas emissoras tanto de televisão quanto de rádio têm estudado e colocado em prática estratégias para alavancar sua audiência através da internet. Inúmeros jornalísticos podem ser conferidos por meio de sites oficiais depois de serem exibidos em seu horário normal ou são veiculados ao vivo, por meio de plataformas digitais, criando uma interação muito maior com o público.

É uma forma criativa e muito atual de manter o telejornalismo vivo dentro das mídias digitais e fazer crescer o interesse das pessoas por essa dinâmica. Em um curso online bem estruturado você encontra aulas precisas sobre esse assunto, sobretudo quando se trata de um curso de jornalismo online. Conhecer a situação do jornalismo na TV nos dias de hoje e o que pode acontecer com ele futuramente é imprescindível para se tornar um profissional mais completo.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Complemente sua formação com cursos online de excelência

Neste artigo, procuramos explorar o cenário do jornalismo na atualidade de forma clara e objetiva. Em cursos online, porém, você tem a chance de entender passo a passo toda essa realidade, perpassando por conceitos históricos e previsões de especialistas acerca de todas as mídias que cercam o segmento de comunicação social. 

Nosso Curso Online Jornalismo na Atualidade não deixa a desejar em nenhum quesito. Ele oferece um conteúdo de alto nível, ideal para quem está começando na área, aqueles que já atuam nela há muitos anos e para pessoas interessadas em desbravar as novidades que envolvem essa temática.

Se você ficou animado em estudar em um curso online de qualidade como este, não perca mais tempo. Faça já sua inscrição no Enfoque Capacitação e garanta o acesso, durante um ano, a todos os cursos do Pacote Master investindo uma taxa única de R$69,90.

Esperamos que tenha curtido a abordagem deste artigo e que deixe seu comentário sobre suas impressões. Compartilhe com seus amigos e não demore para começar seus estudos em nossos cursos para jornalistas. Até uma próxima!