Das vendas diretas ao recrutamento de novos consultores, o marketing multinível está em pleno crescimento no mundo. Para se ter ideia, esse sistema movimenta bilhões de reais e gera muitos empregos no país – sobretudo para pessoas interessadas em empreender e formar planos de negócio consistentes.

Mas, será que funciona mesmo? É possível ter boa lucratividade apostando no marketing multinível no Brasil? Nas redes sociais e espaços de divulgação muitas pessoas dizem que sim, porém há muito que atentar para decidir se é bom ou não para seus planos. É fundamental saber o que é marketing multinível e como funciona passo a passo para desassociá-lo de pirâmide financeira e compreender seus conceitos na prática.

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O que é marketing multinível?

O marketing multinível (MMN), conhecido também como marketing de rede, foi lançado na década de 1940 pelo estadunidense Carl Rhenborg com o objetivo de aprimoramento do sistema unilevel – aquele em que o vendedor ganha uma comissão individualmente ao fechar uma negociação. Para o administrador, esse esquema não era incentivador e tampouco atraía novos distribuidores para uma empresa. Logo, a ideia era promover mudanças e otimizá-lo, abrindo possibilidade de premiações mais instigantes, considerando além de uma maior liberdade para vender, o convite a novos interessados em tornarem-se colaboradores.

Visto como uma novidade, o marketing multinível começou a ser utilizado por várias empresas nos Estados Unidos até ser legalizado pela Comissão Federal do Comércio do país – que estabeleceu regras para o sistema e começou a fazer o cadastramento das corporações legítimas. Embora crescente, somente a partir dos anos 1990 surgiram leis mais efetivas que separavam definitivamente o MMN de pirâmides financeiras – uma necessidade após várias denúncias e muitas polêmicas.

Com a legislação, o marketing de rede se estabeleceu como um conceito baseado em transações diretas, com rendimento principal conforme as vendas de cada consultor. Ou seja, o profissional conquista determinadas vantagens de acordo com a quantidade de vendas e o plano de compensação da empresa. Sendo assim, o foco do marketing multinível atual não é a seleção de pessoas, esse pode ser apenas mais um método de comissionamento – é indicou, ganhou. Vale salientar que nem todas as empresas aderem ao recrutamento, já outras incentivam o perfil empreendedor nos colaboradores, tudo depende caso a caso.

Com a popularização em todo o mundo, o marketing multinível no Brasil teve seu boom no início da década de 2000 com marcas como Herbalife e Forever Living. Atualmente somos o quarto país que mais investe nesse sistema, com mais de 4 milhões de indivíduos cadastrados em variadas empresas, revela a ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas).

As perspectivas de crescimento são altas e o MMN é seguido por cada vez mais organizações e pessoas. Bancos e companhias aéreas já começam a apostar nesse conceito enquanto muita gente vê o sistema de marketing multinível como uma opção para sair do desemprego e trabalhar de modo autônomo em meio à crise econômica.

Para quem tem um perfil vendedor, gosta do contato direto com os clientes e visa aprimorar tendências de liderança, essa pode ser uma boa solução. Mas é essencial ter em mente que os ganhos só virão com o trabalho duro, assim como em qualquer outra atividade, pois o marketing multinível está longe de ser "milagroso" ou uma proposta para ganhar dinheiro rápido e fácil.

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Principais características do MMN

  1. Vendas diretas: o consultor atende o cliente diretamente demonstrando e oferecendo os produtos, seja porta a porta, em eventos, via catálogo, etc.
     
  2. Investimento e autonomia: para representar uma empresa, geralmente é necessário fazer aderir a um plano pago ou consignado. Conforme a saída dos produtos, o vendedor vai subindo de nível e pode fazer desse sistema sua única fonte de ganhos, estabelecendo seus horários de trabalho com total autonomia. Segundo a ABEVD, o marketing multinível gera 8 mil empregos diretos no Brasil.
     
  3. Plano de compensação: os representantes que mais se destacam são recompensados. Além da comissão relativa às vendas, há prêmios em dinheiro, viagens e outras bonificações conforme o colaborador atinge determinado nível. 
     
  4. Treinamento e suporte: toda empresa séria e responsável estará disposta a prestar o máximo suporte a seus representantes, oferecendo materiais, cursos online e treinamentos para que o indivíduo conheça o produto e entenda suas funcionalidades para passar a melhor informação aos clientes.
     
  5. Indicação de novos colaboradores: em praticamente todos os sistemas de MMN é possível recrutar pessoas interessadas a tornarem-se consultores. A cada indicação o vendedor recebe uma comissão e em muitos casos ele pode montar e gerenciar sua própria rede.

Agora que já desvendamos o que é marketing multinível, vamos falar sobre as diferenças para os esquemas de pirâmide para evitar a confusão entre os dois casos. Lembrando que em nossos cursos a distância há informações ainda mais aprofundadas sobre o tema.

O que é pirâmide financeira?

“Pirâmides financeiras têm por finalidade obter recursos dos novos integrantes e é essa prioridade que acaba influenciando as características da oferta, quando elas assumem a forma de marketing multinível”, revela o Boletim de Proteção ao Consumidor do Senacon.

Embora similar aos objetivos do MMN, pirâmide - ou mandala financeira - não é um sistema legalizado, muito pelo contrário, é visto como fraude e considerada crime contra a economia popular. Para reconhecer esses esquemas, é preciso se atentar a alguns pontos:

  • Planos extremamente caros para adesão, com valores que extrapolam os quatro dígitos;
     
  • Foco no recrutamento de colaboradores em sobreposição às vendas. Geralmente os produtos e serviços são usados como fachada, já que a ideia principal é chamar mais e mais investidores para o esquema;
     
  • Promessa surreal de ganhos em pouco tempo, o que já atribui o sistema a algo ilegal, para desconfiar;
     
  • Empresas desconhecidas e que usam abordagens pouco claras. Para chamar atenção, usam "métodos motivacionais" e pouco explicam sobre o trabalho a ser realizado.

Além de se atentar a esses detalhes, é fundamental verificar se a organização está cadastrada no site da ABEVD, além de fazer boas pesquisas sobre sua reputação em sites de proteção ao consumidor, redes sociais, em um curso online relativo e outros canais. Fique atento e busque empresas que comercializem produtos e serviços reais em que a remuneração seja baseada nas vendas diretas.

Fica a dica: antes de aderir ao sistema de marketing multinível de corporações renomadas, você pode atualizar seus conhecimentos sobre o assunto em cursos online com certificado ligados a toda a área de marketing, administração e até gestão de pessoas, alternativas interessantes para auxiliar em sua formação profissional.

Já sabe o que é marketing multinível e quais são suas características? Caso ainda tenha dúvidas, o Curso Online Marketing Multinível traz um conteúdo completo para esclarecer todas as suas questões sobre o tema, vale a pena considerar esse conteúdo para dominar o assunto de uma vez por todas.

marketing multinível

Estratégias de prospecção no MMN

Após a definição de MMN e sua diferença para pirâmide, vamos abordar agora alguns conceitos excelentes - presentes em nosso curso online, inclusive - que podem ajudar os consultores a vender mais e melhor. São estratégias de prospecção muito proveitosas que têm foco na fidelização de clientes e auxiliam na criação de uma boa base para seu marketing de rede.

Marketing pessoal

Além de representar uma empresa, você lidará com os clientes cara a cara em diversos ambientes. Saber se portar em cada local é essencial para que as pessoas acreditem em seus argumentos e no produto que está oferecendo. A primeira impressão é a que fica, por isso é válido colocar em prática os melhores conceitos de marketing pessoal: ética profissional, etiqueta social, aparência e postura física, saber falar e ouvir, entre outros aspectos.

Aprimorar seu marketing pessoal é extremamente válido. Você pode dar mais credibilidade ao trabalho e ainda ser admirado por muitas pessoas que também desejam seguir carreira investindo no marketing de rede. Para quem está perdido e não sabe muito bem do que se trata essa área, vale considerar o estudo com cursos online, como o Curso Online Marketing Pessoal‍.

Divulgação na internet e redes sociais

Mais do que vender diretamente e realizar várias negociações, é crucial ao consultor fazer a divulgação de seu trabalho em diferentes canais. Os meios online nunca devem ser deixados de lado, pois a internet atinge um alto número de pessoas. Por isso é fundamental conhecer todas as redes sociais e suas características para fazer uma promoção, seguindo sempre fórmulas inteligentes.

Embora a duplicação – inspiração em uma ideia funcional – seja válida, é inerente ir além do convencional. Com transparência e originalidade, dá para criar abordagens que atraem, mostrando sempre do que se trata o negócio, quais as vantagens e como funciona na prática. As ferramentas de marketing são perfeitas para isso e você pode conhecê-las melhor no Curso Online Marketing‍.

Marketing de atração

Falando em atrair, que tal considerar o inbound marketing para dar um plus em suas estratégias de prospecção de marketing multinível? Para vender bem e fidelizar, é essencial ter naturalidade e coerência, mostrando realmente quais os benefícios do sistema – para recrutar pessoas a sua rede – e porque um produto é ideal para solucionar um problema do cliente.

O marketing de atração tem como objetivo gerar o interesse dos potenciais consumidores a sua empresa, produto ou serviço. Por meio do estudo do comportamento, cria propostas que educam, convertem e levam os clientes a se encantar com sua marca de modo natural, sem forçar nenhuma situação, atraindo apenas com ferramentas qualitativas ou conteúdos relevantes. 

Em um plano de MMN, o consultor pode se aproveitar desse recurso ao criar uma página nas redes sociais e escrever posts interessantes com os benefícios de um produto; gerenciar e criar conteúdo relevante em um blog; fazer um trabalho de e-mail marketing para mostrar as novidades aos clientes cadastrados em sua base e até produzir anúncios patrocinados com abordagens criativas.

Tradicionais, essas estratégias sempre se renovam e dá para aproveitá-las ao máximo. Assim dá para seguir fielmente as quatro etapas do marketing de atração – atração, conversão, fechamento e encantamento – e conquistar seus objetivos como revendedor e recrutador.

Marketing de relacionamento

Muita gente pensa que após converter e encantar clientes já está tudo resolvido, mas é aí que mora o perigo. Após uma situação positiva é necessário desenvolver uma relação consistente e duradoura com eles, para que continuem interessados em seus produtos e serviços. Eis aí a importância do marketing de relacionamento.

A grande sacada dessa área é investir em técnicas que agradam os contatos e os leva a criar empatia pela sua marca. Imagine que você representa uma empresa de produtos para emagrecimento. Além de convencer o cliente a comprar uma ou mais opções, pode ir acompanhando sua evolução e dando dicas para que ele tenha um melhor aproveitamento. Em um blog, você pode gerar conteúdo que explique como o produto age no corpo, qual a função de seus nutrientes, dicas de exercícios para ajudar nessa meta, entre muitas outras ideias.

Com o marketing de relacionamento cada consumidor importa. Se ele tem um bom suporte, compra algo que realmente resolve seu problema e sabe que você está pronto para atendê-lo, dificilmente se voltará para a concorrência. Seu produto pode até ser mais caro, mas com esse trabalho positivo ele dará mais crédito para sua marca do que outra que nem se importa com suas necessidades.

Outras dicas legais: lembrar-se do cliente em datas especiais, realizar concursos e promoções, dar bonificações de acordo com o valor da compra, fazer pesquisas de satisfação, etc.

Essas e outras estratégias primordiais ao marketing multinível são detalhadas em muitos cursos online do Enfoque Capacitação. São centenas de opções atestadas por mais de 160 mil alunos.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


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Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Líder Coach

Ao fazer uma pesquisa rápida sobre o sistema de marketing multinível, você perceberá que há muitas pessoas que fazem vídeos, sites e páginas com dicas de motivação e do cotidiano dessa área. Grande parte desses indivíduos atua como líder coach, realizando esse trabalho de consultoria baseados em uma longa experiência prática e qualificação recorrente.

Alcançar esse status demanda especialização tanto em MMN quanto nos conceitos que o compõe. Um líder coach deve ser visto como uma referência para muitas pessoas, sendo tanto empreendedor quanto criativo e ousado, com ideias e atitudes que merecem crédito. Para se ter ideia, muitos profissionais cobram altos valores para dar palestras ou participar de eventos.

Esse é o último grau para se dar bem no marketing multinível, mas isso não significa que o líder coach "sabe tudo". Mais do que ter um bom conhecimento, é preciso se atualizar frequentemente em uma ampla gama de assuntos – voltados a um planejamento estratégico, marketing pessoal, técnicas de vendas, postura, merchandising e promoção, bem como outros conceitos.

Invista nos cursos online e tenha sucesso com o marketing multinível

Há muitos cursos online com certificado que abordam esses temas e ajudam na carreira de principiantes e experientes. Aqui no Enfoque Capacitação, por exemplo, há alternativas para todos eles, perfeitos para a formação profissional dos interessados. A boa notícia é que todos podem ficar à disposição do aluno por até um ano, para estudar quando e onde quiser, com total flexibilidade.

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Um curso online pode expandir os horizontes e te ensinar conteúdos primorosos. Além de entender tudo sobre o marketing multinível no Brasil, você ainda pode se capacitar em pautas de mais de 20 áreas diferentes. Incrível, não acha? Então faça sua matrícula e comece já.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário. Compartilhe e não deixe de conhecer o Curso Online Marketing Multinível. Boa sorte e até mais.