Aprender tudo sobre Linux em um curso online pode ser muito proveitoso para suas tarefas – e nem precisa ser da área de informática para isso. Sabia que esse sistema operacional é bastante útil e seguro para diversas atividades? Além de destacar o curso de Linux que oferecemos no portal, vamos desvendar tudo isso e muito mais em nosso artigo de hoje, com respostas para 10 perguntas comuns de leigos e iniciantes.

Será que usar Linux é complexo? Por que existem várias versões desse sistema? O que muda para o Windows? Como testar suas aplicações? Essas são algumas questões que responderemos e que são desmistificadas no Curso Online Noções de Linux – um dos melhores cursos a distância do Enfoque Capacitação. Leia com atenção, amplie seus conhecimentos e qualifique-se com ótimos cursos online com certificado relativos.

10 questões gerais + curso de Linux

O que é Linux?

Linux é um sistema operacional de código livre desenvolvido no início da década de 1990 a partir de uma melhoria de outro sistema, o Minix. Atualmente, é um dos mais populares do mundo, composto por centenas de distribuições criadas por uma extensa comunidade de empresas, programadores e usuários. 

O que é kernel?

O kernel é considerado a parte principal de um sistema operacional, aquela que comanda todos os recursos e ganha modificações constantes. Tecnicamente, o kernel Linux pode ser configurado por um desenvolvedor e gerar uma distribuição completa, com suas próprias características. O primeiro kernel Linux foi programado pelo finlandês Linus Torvalds, e a partir desse núcleo surgiram inúmeras versões usuais e famosas atualmente.

Portanto, o kernel Linux é livre e serve como base para qualquer projeto. Já o sistema operacional em si, com todas as suas aplicações e ferramentas, é tratado oficialmente como GNU/Linux, tanto para fortalecer seu detentor – o projeto GNU – quanto para dar força e destaque a sua licença como software livre.

Diversos cursos online abordam tudo sobre Linux e mostram como seus recursos são importantes para diversas tarefas. Além de dinâmicas e flexíveis, muitas distribuições são gratuitas e com uso totalmente livre. 

Cursos relacionados que podem te interessar:

O que é código aberto e software livre?

Código aberto (open source) e software livre (free software) são termos complementares que indicam ao usuário que ele pode usar o programa de forma aberta e independente – para estudar, modificar, copiar e distribuir de acordo com seus objetivos e necessidades. O kernel Linux segue esses preceitos, porém suas versões podem ser tanto gratuitas quanto pagas. Em todo caso, é fundamental que estejam licenciadas pelo Linux Mark Institute antes que sejam vendidas.

Quantas distribuições tem o Linux?

Todo sistema operacional que utiliza kernel Linux, interface e uma linha de softwares particulares é tratado como distribuição. Geralmente, é projetada por uma comunidade de especialistas ou organizações, cada qual com suas características.

Atualmente, existem mais de 300 distribuições de Linux existentes, embora poucas tenham alcançado notoriedade. Entre as principais podemos citar o Kurumin, Debian, Ubuntu, Slackware, Fedora e o CentOS.

Vale destacar que no curso de Linux do portal destrinchamos as principais aplicações e suas características para que você conheça e escolha a que melhor se adapta as suas atividades. Aproveite esse curso online para ter uma visão mais abrangente das ferramentas e utilidades do Linux.

Qual a diferença entre Linux e Windows?

A grande diferença entre esses sistemas operacionais está justamente no kernel. Enquanto o Linux é aberto e pode ser modificado, as versões do Windows só podem ser acessadas mediante registro, assim como seus principais programas, como o Pacote Office. Além do Linux ter código aberto e ser um software livre, ainda oferece mais segurança e estabilidade quando comparado ao Windows, porém perde em processamento gráfico. 

Embora grande parte dos periódicos, manuais e cursos online sejam focados para as aplicações do Windows, hoje em dia diversas fontes têm dado cada vez mais destaque ao Linux, um sistema que cresce e conquista muitos usuários constantemente.

curso de Linux

Como testar e instalar o Linux?

Basta comprar um equipamento que já tenha o Linux pré-instalado (os modelos e marcas são listados no site LinuxPreloaded.com), conseguir uma versão que é distribuída gratuitamente em eventos ou campanhas (grande parte acontece em universidades) ou fazer o download diretamente do site da distribuição.

Melhor que isso, você pode instalar e testar o Linux em qualquer computador, sem precisar apagar o sistema operacional recorrente. Dá para rodar Linux e Windows na mesma máquina, fazendo "boot" tanto pelo BIOS quanto pela extensão .iso via periférico – pen drive ou CD.

Parece complexo, mas não precisa ter conhecimentos avançados em informática para instalar e testar o Linux. É um procedimento básico que você pode aprender melhor no Curso Online Montagem e Manutenção de Microcomputadores e em outros cursos a distância de informática do Enfoque Capacitação.

Você sabia? Além do curso de Linux online, temos centenas de cursos online com certificado de mais de 20 áreas diferentes que você pode estudar quando e onde quiser, com total praticidade e autonomia.

Os programas do Linux são diferentes?

São diferentes, porém equivalentes aos usuais em outros sistemas. Há programas específicos e que se adequam a cada distribuição Linux, desenvolvidos com foco nas características desse sistema operacional. O OpenOffice, por exemplo, é semelhante ao Microsoft Office, do Windows. Já o GIMP tem muitas semelhanças com o Photoshop - que roda melhor em macbooks da Apple.

No Curso Online Noções de Linux listamos quais os principais programas para utilizar, suas propriedades e rendimentos. São ferramentas interessantes que são destacadas nesse excelente curso online.

Em quais tarefas o Linux pode me ajudar?

Embora muita gente pense que o Linux é um bicho de sete cabeças, não há restrições para esse sistema, considerado tão multitarefa quanto o Windows, o Mac OS e outros concorrentes. Como já dissemos, uma de suas maiores vantagens é a segurança, tanto pelas características de software quando por ser pouco visado pelos hackers e piratas digitais.

Sendo assim, dá para utilizá-lo como base para servidores, em plataformas educacionais, para edição e redação, em aplicações de escritório e administração e as mais variadas rotinas. Além de se familiarizar com seus comandos, no curso de Linux online do portal você conhece todas as tarefas em que o sistema pode te auxiliar.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aprender Linux é complicado?

Não tem nada de complexo no Linux, é um sistema como qualquer outro, com suas peculiaridades e detalhes. Quem é usuário Windows pode estranhá-lo no início, mas não há limitações – o Linux faz as mesmas coisas que seu concorrente, porém de forma diferente.

Linux não é específico para profissionais de tecnologia e você não precisa ser um usuário de informática em nível avançado para testá-lo, qualquer pessoa pode aprender e conhecer seus benefícios. Com cada vez mais popularidade, são produzidos uma série de cursos online voltados a esse sistema livre e suas versões. Você pode dominar tudo sobre Linux com um curso de Linux completo e demais conteúdos divulgados em comunidades, fóruns, vídeos e redes sociais.

Como aprimorar os conhecimentos em Linux?

Depois de conferir as respostas para perguntas gerais sobre Linux, que tal se qualificar com os melhores cursos online com certificado do mercado? A vantagem do curso de Linux online do portal é agregar os assuntos mais pertinentes em vários tópicos explicativos que ensinam tanto os iniciantes quanto aqueles usuários mais avançados.

O Curso Online Noções de Linux é perfeito para se capacitar, atualizar e aperfeiçoar. Ao se matricular no Enfoque Capacitação, você estuda no seu tempo e com total autonomia. Basta investir uma taxa única de R$69,90 para ter acesso a todos os cursos a distância do Pacote Master por um ano. Não há mensalidades e as certificações são opcionais - você pode usar o certificado para dar um plus no currículo, como prova de títulos, atividades complementares, entre muitos outros objetivos.

Faça sua inscrição e se tiver alguma dúvida deixe um recado pra gente. Boa sorte e até breve.