A prospecção de clientes é uma etapa do processo de vendas que não pode ser negligenciada. É a partir dela que as empresas começam a conquistar seu público e, consequentemente, a lucratividade e o reconhecimento.

Por ser uma prática tão essencial para marcas de todos os segmentos, há uma alta procura por livros, cartilhas, cursos a distância e outros materiais acerca do tema. Pensando em suprir a demanda por este tipo de conhecimento, o Enfoque Capacitação lançou o Curso Online Prospecção de Clientes.

Tal curso online foi elaborado por um setor pedagógico dedicado em selecionar e atualizar todos os conteúdos disponibilizados em uma plataforma virtual moderna. Por sua grade curricular completa e diferenciada, ele é considerado um dos melhores cursos online com certificado sobre o tema. Que tal conhecer mais sobre o que ele pode lhe proporcionar?

Preparamos um artigo que ensina o que é prospecção de clientes, além de mostrar diversas técnicas precisas de atração e fidelização que estão presentes em nosso curso. Leia e tire todas as suas dúvidas!

Como elaborar um plano de prospecção de clientes

Prospectar clientes se caracteriza basicamente pela busca ativa por novos consumidores para uma determinada empresa ou até mesmo para uma de suas marcas, produtos ou serviços. Por anos e anos esta foi a missão de vendedores, que se planejavam para fazer todo o processo de vendas, da prospecção ao pós-atendimento.

Hoje, com a descoberta de técnicas conceituadas e após estudos sobre a área, descobriu-se que os agentes de marketing de vendas são os mais indicados para fazer a prospecção de clientes. Apesar disso, muitas corporações ainda delegam essa função para os vendedores, que acabam se sobrecarregando e não conseguindo atingir os resultados esperados.

Neste sentido, podemos dizer que o aprendizado em um curso de prospecção de clientes se mostra uma excelente opção para qualquer estudante ou profissional da área de marketing, vendas e até mesmo publicidade. Informar-se em conteúdos de qualidade pode ajudar a modernizar as estratégias de empresas que têm sofrido com queda no rendimento.

Não há como fazer uma boa prospecção de clientes sem fazer um planejamento específico para esta etapa. Os gestores não devem englobar esta tarefa juntamente com as vendas, pois pode confundir os profissionais e até mesmo os clientes. Veja um bom passo a passo para seguir, explanado detalhadamente em cursos a distância:

  1. Defina quem são seus potenciais clientes

  2. Liste estes clientes em potencial

  3. Faça uma pesquisa sobre cada um deles

  4. A partir desta pesquisa, pré-qualifique seus clientes

  5. Organize seus leads (contatos) em um sistema de CRM

  6. Faça um plano de prospecção para cada cliente, seguindo as particularidades de cada um

Este é um esquema muito indicado por especialistas e em bons cursos online sobre esta pauta. O CRM, para quem não conhece, é um conjunto de técnicas focadas no atendimento e relacionamento com o cliente. A partir dele, você consegue se organizar melhor quanto às prospecções já realizadas, inserindo todos os dados de seus clientes e o histórico de conversas.

Uma ótima dica de estudo sobre este tópico, além de nosso Curso Online Prospecção de Clientes, é a capacitação acerca da Qualidade no Atendimento ao Cliente, que exibe um material especial sobre todos os processos que envolvem o trabalho direto com o público externo. Vale a pena conhecer.

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Formas de prospecção de clientes

Agora que você está por dentro sobre o que é prospecção de clientes e quais etapas envolvem a sua aplicação, vamos explanar um pouco sobre as diferentes formas de atrair uma clientela para a sua empresa, presentes no conteúdo de nosso curso de prospecção de clientes.

Vale lembrar que estamos em uma era predominantemente tecnológica, porém, muitas ferramentas importantes ainda tem sido pouco explorada na hora de prospectar.

Ainda que tenhamos fácil acesso à internet, recursos de divulgação pelas redes sociais e estratégias de marketing digital que simplificam a vida, a maioria das empresas ainda preferem chamar a atenção de seu público por meio do telefone e de visitas pessoais, além do e-mail, que já é um meio consolidado.

Estas maneiras são muito eficientes, no entanto, é necessário que haja uma implementação de novas tecnologias para atingir públicos cada vez maiores.

Nosso curso online explora desde as formas mais utilizadas hoje em dia até as que precisam ganhar mais notoriedade para potencializar os resultados das empresas. Conheça as principais delas:

1 - Outbound

O modelo de prospecção Outbound se caracteriza por ser realizado quando o potencial cliente ainda não te conhece e não está esperando o seu contato. Ou seja, pode ser que ele não tenha procurado seus serviços ou produtos recentemente e por isso você precisará utilizar uma argumentação bem potente para chamar atenção.

A comunicação no caso do outbound marketing é ativa, o que pode ser classificada como uma vantagem, pois é um relacionamento mais próximo que se cria com o cliente por ser um contato feito por telefone, pessoalmente ou e-mail.

Ele pode ser empregado tanto no ambiente offline quanto no online e é considerado a solução mais viável para curto prazo. Isso quer dizer que, quando se quer atrair clientes dentro de pouco tempo, a saída é recorrer às ligações telefônicas e visitas a potenciais clientes.

Depois do primeiro contato, você deverá fazer o registro de tudo que foi conversado para posteriores ligações ou visitas. Mas como conseguir estes leads se você ainda não possui uma cartela consolidada? Bom, estas listas de clientes em potencial podem ser obtidas em associações comerciais, catálogos de determinados setores, pesquisas ativas em mídias sociais e sites próprios, entre outros.

2 - Inbound

Quem deseja saber como fazer uma boa prospecção de clientes deve conhecer também o Inbound, que funciona de forma contrária ao Outbound. Este modelo de prospecção surgiu quando a internet se tornou mais popular na sociedade, que passou a utilizá-la para fazer negociações e ações variadas - pesquisa de preços, compra de produtos, opiniões sobre experiências com e-commerces, etc.

Esta é a opção mais utilizada por novas empresas, que valorizam o marketing passivo, ou seja, aquele que consiste em captar potenciais clientes a partir da produção de conteúdos atraentes ao público pertinente. É feito todo um estudo sobre o mercado de atuação, a concorrência, a persona ideal e o interesse desta para criar materiais envolventes que, atrelados à publicidade, promovem a empresa de um modo que os clientes a procurem. 

Ao contrário do Outbound, que utiliza uma lista com potenciais clientes que podem ou não ter interesse pela empresa, o Inbound visa captar uma demanda que já existe no mercado, está familiarizada com o seu tipo de produto e, por isso, encontrando algo atrativo em sua empresa, buscará mais informações e fechará o negócio.

São muitos os canais possíveis de interação com o cliente utilizando estratégias de inbound marketing. Dos sites personalizados aos perfis de redes sociais, as empresas podem converter as visitas em leads, criando mecanismos para relacionar dados importantes de cada possível cliente, como nome, cargo, empresa, e-mail, telefone, etc.

Depois de ter um mailing recheado de novos contatos que preencheram seus dados por conta própria, a equipe de marketing seleciona os que têm o perfil mais adequado e passa para o setor dedicado a realizar a prospecção de clientes, que só então, fará um contato mais pessoal com o prospect,

prospecção de clientes

3 - Indicação

como atrair novos clientes também por meio da indicação daqueles que já tiveram uma experiência com o seu produto ou serviço - é o conhecido boca a boca. Apesar de ser um meio nada previsível, muitas empresas investem nele, como é o caso da Netflix. Mesmo não tendo como mensurar se a prospecção dará certo ou não, este método funciona bastante quando acontece.

É muito comum que as pessoas perguntem a pessoas próximas sobre serviços ou produtos pelos quais se interessam ou que tenham adquirido, querendo indicações e opiniões. Por isso as empresas podem se aproveitar dessa atitude corriqueira entre a sociedade para criar uma forma de impulsioná-la.

Além disso, é imprescindível que a empresa trabalhe bastante sua reputação para garantir sempre boas indicações, afinal, quem não entrega o que promete e comete falhas recorrentes, certamente não vai gerar a atração esperada. Temos por aqui alguns cursos a distância que podem auxiliar neste processo, como é o caso do Curso Online Comunicação Empresarial,‍ que ensina técnicas para melhorar a imagem de qualquer corporação perante o público interno e externo. 

Uma sugestão para quem quer investir nesta forma de atrair clientes é fazer uma pesquisa com cada cliente que fechar negócio com você, perguntando a ele se indicaria o seu produto ou serviço, em uma escala de 0 a 10. Caso ele responda 9 ou 10, pode ser disponibilizado um campo para que ele indique uma ou mais pessoas, que tal?

Vale saber que a indicação não é um modelo de prospecção para ser utilizado com exclusividade. É melhor que ele seja um meio adicional a outras formas de prospectar. Descubra mais detalhes em nosso curso de prospecção de clientes online.

O empreendedorismo aplicado às vendas

O curso de prospecção de clientes online também é uma excelente proposta para quem pensa em abrir um novo negócio. Está certo que começar do zero é bem difícil e por isso muita gente desiste logo que encontra o primeiro obstáculo. 

Geralmente, a maior dificuldade para quem está abrindo um empreendimento, seja ele digital ou físico, é saber como fazer uma boa prospecção de clientes. Quem não possui uma boa base proveniente de palestras, livros e cursos online com certificado tende a ficar bem perdido e não saber por onde começar. 

Afinal, como atrair novos clientes para algo que acabou de ser lançado? Isto vale para estabelecimentos, como bares, salões de beleza, lojas, entre outros; para sites diversos; e também para produtos avulsos, que podem ser criados por marcas já consolidadas, mas precisam de um impulso para se tornarem conhecidos.

Todas as formas de fazer prospecção de clientes, citadas no tópico anterior ,são indicadas para empreendedores. O outbound vai ajudar a conhecer potenciais clientes cara a cara, apresentar o produto/serviço com mais precisão e elaborar uma lista inicial de leads para serem contatados.

Já o inbound marketing vai auxiliar na divulgação online da empresa, garantindo uma presença forte nas redes sociais e um relacionamento mais próximo e informal com os possíveis clientes, o que pode ser benéfico para fortalecer a imagem. Claro que, além disso, o novo empreendimento deverá investir pesado em conteúdos de qualidade, em fotos com boa resolução, textos impecáveis, entre outros quesitos que são importantes para atrair um público cativo.

A indicação também se mostra essencial para negócios recém-abertos. Ela pode ser eficaz depois de realizar uma prospecção mais aprofundada por meio do outbound ou inbound. Após oferecer bons serviços/produtos e fazer um acompanhamento das primeiras vendas de forma excelente, os clientes poderão indicar sua marca de tão satisfeitos que estarão.

Quer mais dicas para empreender com sucesso? Aqui no Enfoque Capacitação também há cursos online relacionados a este tema. Um deles é o Curso Online Empreendedorismo‍, repleto de conteúdos interessantes para quem pensa em ser dono de seu próprio negócio.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


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Horas complementares para faculdades

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Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

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Aprenda a prospectar clientes em um curso de excelência!

Com este artigo você pode compreender basicamente o que é prospecção de clientes e quais as principais formas trabalhadas pelas empresas atuais. Apostando no Curso Online Prospecção de Cliente aqui do portal, você terá acesso a muitos outros tópicos relacionados a esta pauta indispensável e que é super valorizada pelo mercado de trabalho.

Este curso de prospecção de clientes é uma das melhores opções de capacitação em marketing e vendas que você encontrará. Não é a toa que ele é avaliado com cinco estrelas. Entre muitas lições disponibilizadas nele, há dicas de como atrair novos clientes para sua empresa, mas não só isso, também são trabalhadas todas as etapas do processo de venda, além de outros temas importantes.

Está esperando o que para se aperfeiçoar neste curso online primoroso? Faça já sua inscrição no Enfoque Capacitação e garanta o acesso livre a centenas de capacitações do Pacote Master por um ano inteiro. É isso mesmo! Investindo apenas R$69,90 você poderá estudar e melhorar o seu currículo durante 12 meses consecutivos.

Além disso, você tem a opção de realizar cursos online com certificado. É uma ideia bacana para quem deseja comprovar aprendizados em faculdades e cursos técnicos para complementar as horas obrigatórias de atividades extras que alguns cursos pedem. Também pode ser ótimo para somar pontos em provas de títulos de certames públicos, dependendo do que consta no edital.

Por meio tablets e computadores, você acessa um ambiente virtual intuitivo e moderno para aprender no curso de prospecção de clientes online tudo o que precisa para crescer na carreira.  

Esperamos que tenha gostado de nosso artigo e de nossas dicas de cursos online. Deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos e não deixe de fazer sua matrícula. Continue acompanhando outros conteúdos, até uma próxima e bons estudos!