Home / Blog / Estudo / As redes sociais na educação: desafios e dicas imperdíveis
  • 12/06/2020

As redes sociais na educação: desafios e dicas imperdíveis


  • Autor: Equipe Educamundo
  • Compartilhe:
    facebook twitter linkedin
redes sociais na educação

Desde que a internet passou a fazer parte do cotidiano das pessoas, o acesso à informação ficou muito mais fácil. Hoje, utilizamos os recursos tecnológicos de maneira intensa e a nossa comunicação ficou mais rápida, e ao mesmo tempo, o conhecimento também ficou mais acessível para todos.

Utilizar a internet no aprendizado está virando uma necessidade e por isso o professor precisa estar preparado para desenvolver trabalhos que incluam diversos recursos tecnológicos. Aprofundar os conhecimentos sobre esse assunto é uma escolha interessante para o educador. O Educamundo conta com muitas opções de cursos a distância que podem ser realizados em qualquer local e no horário que você desejar, temos cursos online de diferentes áreas do conhecimento, basta escolher os temas de seu interesse.

Aproveite também e continue com a leitura desse artigo para saber mais sobre as redes sociais na escola.

Cibercultura e redes sociais na educação

A internet mudou os aspectos sociais, culturais, a forma como nos comunicamos e facilitou muito a nossa vida. Com ela, as informações podem chegar de forma rápida para qualquer lugar do mundo com apenas alguns cliques. O conceito de cibercultura está ligado a todas essas mudanças. Essa teoria busca entender essas transformações e suas influências no nosso modo de pensar, nas nossas atitudes e em todos os valores incluídos nesse espaço.

A cibercultura surgiu como consequência dessa imensidão de informações com as quais estamos em contato constante na internet. Com a facilidade ao acesso à banda larga e à conexão sem fio, ocorreu a popularização dos recursos digitais no Brasil. Vale lembrar que esses avanços, do ponto de vista histórico, são recentes e mesmo em pouco tempo já transformaram a nossa realidade.

A educação não pode ignorar essas mudanças sociais e precisa constantemente aliar o conhecimento com os aspectos da vida do aluno. Para que seja possível incluir as redes sociais na educação, o educador precisa fazer um planejamento consistente, pensando em como as novas tecnologias podem servir de apoio na sala de aula.

A escola pode utilizar a vivência anterior do aluno com a tecnologia e motivá-lo ao uso dos recursos digitais não só para diversão, mas também para o aprendizado e busca de novos saberes. É preciso mostrar para o educando que a internet pode além de proporcionar lazer, facilitar a aquisição de novos conteúdos.

O educador que estiver buscando o conhecimento contínuo terá facilidade para desenvolver atividades que envolvam a tecnologia. O Educamundo disponibiliza o Curso Online Educação na Nova Era das Redes Sociais que pode lhe auxiliar a desenvolver atividades incríveis com seus alunos. O portal possui cursos a distância de diversas áreas, que podem ser realizados durante um ano inteiro, com total flexibilidade e autonomia.

Um estudo elaborado por Flora Perelman, pesquisadora da área, nos mostra alguns pontos importantes para os docentes que pretendem utilizar as redes sociais na educação:

  1. Entenda que a internet pode ser utilizada para ajudar o aluno;

  2. Selecione sites que podem ser úteis;

  3. Saiba que buscar informações na internet pode ser uma forma de praticar a leitura;

  4. Busque informações verdadeiras;

  5. Compreenda que as imagens/recursos visuais são importantes nesse processo.

Se você optar pela realização de um projeto redes sociais na escola, enfatize a importância dos alunos selecionarem a informação que estão buscando, diferenciando o que é superficial e o que é realmente relevante.

O educador pode trabalhar com blogs, por meio de publicações feitas pelos próprios alunos e incentivar a escrita ou até mesmo criar grupos de discussão para estimular o debate da turma e incluir as redes sociais na escola. Lembre-se que não é necessário apenas trabalhar com texto, as ferramentas online permitem a criação de diversos formatos de conteúdo, como vídeo, imagens, entre outros.

Para conhecer mais sobre como a tecnologia é importante na educação, faça o nosso Curso Online Educação na Nova Era das Redes Sociais. O nosso site tem cursos online com certificado com cargas horárias flexíveis, de acordo com a sua necessidade.

A influência das redes sociais

As redes sociais proporcionam a interação e o relacionamento com o outro, aspectos importantes para a vida de qualquer indivíduo. Todo mundo pode manifestar a sua opinião de maneira livre e isso revolucionou a nossa cultura e as nossas atitudes. Se você acredita que é importante conhecer mais sobre a influência das redes sociais, invista em um curso online. O Educamundo dispõe de cursos a distância de diversas áreas que podem ser úteis para você.

Hoje, é possível conversar com uma pessoa em tempo real que esteja em qualquer lugar do mundo, pois em questão de instantes a mensagem é recebida pelo destinatário. Essa facilidade na comunicação trouxe novas formas de convivência.

Existem diversos tipos de redes sociais, são eles: relacionamento, entretenimento, profissional e nicho. Veja a definição de cada um abaixo:

  • Relacionamento: têm como objetivo conectar as pessoas e facilitar o contato entre elas. O Fabebook, o Instagram e o Google+ são alguns exemplos.

  • Entretenimento: são direcionadas para disponibilizar algum conteúdo que possa ser utilizado pelo usuário, como o Youtube ou o Pinterest.

  • Profissionais: apresentam a possibilidade de as pessoas fazerem contatos, pensando no desenvolvimento da carreira ou até mesmo para divulgar vagas disponíveis nas empresas, por exemplo, o LinkedIn.

  • Nicho: visam interligar os usuários que possuem interesse em um mesmo tema, como redes direcionadas para praticantes de uma determinada religião ou pessoas com interesse em viagens, música, entre outros.

Podemos citar uma infinidade de redes sociais disponíveis atualmente, todas com diferentes finalidades, de acordo com o interesse do usuário. Vale lembrar que é preciso ter cautela nas informações que são divulgadas nesses ambientes. Muitas pessoas acabam acreditando em notícias falsas ou relatos enganosos e acabam compartilhando dados que não são verdadeiros.

O universo das redes sociais e da internet está constantemente trazendo mudanças, por isso para quem deseja trabalhar com esses recursos é possível fazer cursos que tragam novos saberes. Escolha um curso online do Enfoque Capacitação e veja como é simples estudar online.

redes sociais na educação

O desafio da utilização das redes sociais na escola

Muitos estudos na área de educação analisam sobre como educadores podem incluir as redes sociais na escola, no entanto, há muitos profissionais resistentes em relação a essa prática. Embora alguns docentes não incluam as redes, simplesmente por não terem domínio desse recurso, é necessário que se busque novos conhecimentos e que todos se atualizem para saber mais sobre a utilização da internet no desenvolvimento de atividades educativas. Por este motivo, fazer cursos online pode ser uma ótima opção. Conheça o nosso Curso Online Educação na Nova Era das Redes Sociais para conhecer novas formas de trabalhar com a internet na sala de aula.

Utilizar as redes sociais na educação pode auxiliar no desenvolvimento das habilidades de trabalho em equipe, na aprendizagem colaborativa e na aproximação entre os colegas. Nos grupos de discussão, por exemplo, os alunos mais tímidos conseguem dizer o que pensam, sem o medo do julgamento, além da possibilidade de o indivíduo ensinar ao outro colega que precisa de ajuda ou o inverso.

A tecnologia faz parte da realidade dos educandos, pois, a maioria deles são nativos digitais, incorporá-la na prática educativa é uma maneira de motivá-los e deixar a aula mais dinâmica, centralizando todo o processo de ensino-aprendizagem no aluno. Afinal, são os educandos que participarão da construção do conhecimento, diferente do ensino tradicional (aquele centralizado no professor).

A escola pode utilizar as redes sociais para aprimorar a comunicação com seus alunos e compreender suas necessidades. Essa atitude pode gerar uma aproximação maior entre a instituição e seus educandos. Consequentemente, o aluno também se sentirá parte importante do processo de aprendizagem.

Abaixo, separamos algumas ideias que podem ser importantes na execução do seu projeto redes sociais na escola:

  • Crie enquetes sobre o conteúdo ministrado em aula, essa é uma ótima forma de testar os conhecimentos dos alunos antes da avaliação. O site “Enquetes” disponibiliza a criação e divulgação de enquetes de forma gratuita;
  • Compartilhe materiais de apoio, como textos, vídeos, imagens e outros com o Google Docs;
  • Comunique datas importantes por email;
  • Solucione dúvidas sobre o conteúdo trabalhado em sala de aula em uma videoconferência por Skype.

Caso você tenha alguma dúvida sobre como integrar a internet na escola, escolha algum curso online para aprender mais sobre o tema. O Educamundo possui cursos online que podem ser realizados pelo tablet, smatphone e computador.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Segurança online

Apesar de todos os benefícios que mencionamos anteriormente, é muito importante pensar sobre a sua segurança online. A internet, ao mesmo tempo em que facilita o acesso a milhares de informações, pode expor os seus dados pessoais, facilitando golpes por criminosos. A minoria dos internautas se preocupa com essa questão, por isso elencamos aqui algumas dicas para que você fique seguro e mantenha seus dados protegidos.

7 dicas para você se manter seguro online

Atualize sempre o sistema operacional

As atualizações reparam os erros do sistema e evitam que você fique desprotegido na rede, além de corrigir eventuais falhas de segurança.

Tome cuidado com os links maliciosos

Alguns links te induziem a acessá-los e você pode acabar inserindo alguns vírus em seu computador, então é importante sempre passar o mouse por cima do endereço e verificar se ele é familiar para você.

Tenha sempre um antivírus no seu computador

O antivírus fazem uma varredura no sistema e identificar arquivos que podem danificar a sua máquina. Eles também conseguem alertá-lo sobre novos vírus e fazer uma leitura nos seus downloads para protegê-lo.

Cadastre uma senha forte

Quando você for criar uma senha, opte por misturar símbolos, números, letras maiúsculas ou minúsculas, desse jeito você evita que qualquer um consiga acessar suas informações. Evite também criar uma senha única para vários site, pois caso algum invasor a descubra, conseguirá acessar todas as suas contas.

Tenha cautela quando adicionar amigos nas redes sociais

Existem muitos perfis “fakes” nesse tipo de site que podem estar mal-intencionados. Ao adicionar alguém como amigo, verifique se vocês possuem conexões em comum e se realmente conhece essa pessoa.

Bloqueie janelas pop-up

Algumas janelas pop-up podem conter malware (programa malicioso). Então, uma boa ideia é bloquear esse tipo de janela para evitar possíveis problemas.

Cuidado redobrado ao baixar vídeos

Às vezes, quando instalamos vídeos, não percebemos que junto com ele foi acoplado algum programa. Assim, sempre que você for baixar algum vídeo, verifique se não está sendo instalado um arquivo com extensão “.exe”. Eles podem conter trojans, cavalos de troia, que acessam o seu computador e podem danificar o pc, roubar senhas e dados pessoais importantes.

 A segurança online é importante para qualquer usuário e a solução para saber alguns macetes é estudar sempre. O nosso portal possui cursos online com certificado elaborados por uma equipe pedagógica experiente.

Projetos com as redes sociais na escola

Se você está pensando em trabalhar com recursos tecnológicos, uma boa ideia é criar um projeto redes sociais na escola. Nesse projeto, é muito importante que o professor se organize e planeje antecipadamente todos os passos que os alunos percorrerão em cada etapa do desenvolvimento. O professor precisa estar atualizado sobre essa área, por isso cursos online com certificado podem ser muito importantes para a sua prática de inclusão da internet na escola.

Lembre-se que o intuito de trabalhar com as redes sociais novas é sempre estimular o aprendizado colaborativo, ou seja, aquele em que todos participam do aprendizado e constroem juntos o conteúdo. Além disso, desenvolver esse tipo de atividade mostra para os educandos que a internet pode ser utilizada tanto para entreter quanto para aprender diversos assuntos.

As redes sociais novas podem ser interessantes para:

  • Motivar todos os alunos a demonstrarem sua opinião;
  • Trabalhar o senso crítico em relação aos materiais encontrados na internet;
  • Promover o uso consciente do ambiente virtual.

A escola precisa ter atenção quanto às imagens que são postadas na internet, por isso uma dica importante é pedir uma autorização para os responsáveis antes de divulgar fotos dos alunos.

A tarefa de administrar vários canais de comunicação online pode ser difícil para a escola, portanto, o interessante é direcionar todos os avisos e interações virtuais para apenas um canal. Existem alguns sites que facilitam na criação de blogs, fóruns, chats, entre outros. A coordenação pode escolher a ferramenta que mais atende suas necessidades e divulgar entre pais e alunos. Vale lembrar que é importante que exista um monitoramento constante para que a comunicação realmente funcione.

Uma questão primordial é ter certeza de que todos terão acesso às redes sociais novas que você escolher trabalhar. Caso algum aluno não tenha acesso à internet, será preciso dedicar algumas aulas no laboratório de informática, assim ninguém se sentirá excluído da atividade.

Se você gostou de tudo o que abordamos aqui, talvez tenha interesse em estudar sobre esse tema. O Educamundo tem diversas opções de cursos 100% online, por apenas R$ 79,90 no Pacote Master e todos são elaborados por um departamento pedagógico exclusivo. Inscreva-se já!

Gostou das nossas dicas? Não perca tempo, deixe seu comentário e compartilhe esse artigo nas redes sociais.

Pesquisar