Toda empresa e pessoa pública deve ter preparo para passar por situações conflituosas, organizar a rotina diária ou até para promover eventos. Para ajudar nesses processos, há o profissional de relações públicas, qualificado para auxiliar na comunicação tanto interna quanto externa. Tal carreira é uma das alternativas mais interessantes do mercado atual, pois oferece uma gama de oportunidades em diversos setores. Afinal, como falamos, todas as instituições de um modo geral e as personalidades, precisam de um "braço direito" para trabalhar em prol de sua imagem.

Nesse sentido, um curso de relações públicas a distância surge como a melhor opção para aprender conceitos e práticas dessa disciplina. Aqui no Enfoque Capacitação você encontra especificamente o Curso Online Relações Públicas‍, voltado para estudantes, profissionais e demais interessados em conhecer tudo sobre essa área, visando melhorar o currículo e chamar a atenção dos recrutadores. Com um conteúdo criado por um setor pedagógico dedicado, esse curso online explicita os principais tópicos relativos à atividade do RP, incluindo o contexto histórico no Brasil e no mundo.

Quer garantir mais conhecimentos neste âmbito? O presente artigo demonstra os pontos que merecem sua atenção e dicas para se qualificar em um curso de relações públicas online aqui no portal. Acompanhe do começo ao fim para extrair o máximo de saberes. Vamos lá?

Compreendendo as Relações Públicas

Uma das primeiras temáticas abordadas em nosso curso online é sobre o conceito de Relações Públicas ou RP, como são conhecidas tais funções. Podemos dizer que, desde que o mundo sentiu a necessidade de estabelecer diversas formas de comunicação e de compreensão de cada uma delas entre os grupos, precisou também de alguém que soubesse organizar as informações, administrar as possíveis desavenças e favorecer o entendimento entre as partes. Esse alguém estaria exercendo, mesmo sem ter ciência, as atividades primordiais do Relações-Públicas: o gerenciamento da comunicação, da política e dos conflitos.

Todas essas atribuições sempre foram presentes desde o início da comunicação social, mas foram enxergadas como ciência somente no século XIX, quando Thomas Jefferson, presidente dos Estados Unidos, cunhou o termo Public Relations para designar o "estado de espírito" que faltava entre o governo e o povo. A partir daí as atenções a essa prática aumentaram gradativamente, sobretudo em relação às atividades econômicas exercidas depois da Revolução Industrial, quando se notou a importância de uma identificação das empresas tanto com seu público externo quanto com o público interno.

Um dos cases de maior reconhecimento na história moderna é da família Rockefeller, que geria um verdadeiro império do petróleo nos EUA entre os séculos XIX e XX. Envolvida em um conflito entre mineiros e forças policiais, o qual resultou na morte de aproximadamente 25 pessoas, a família foi alertada pelo jornalista e publicitário influente Ivy Lee de que sua imagem estaria à beira de um colapso frente aos acontecimentos, e que precisaria rever a postura perante os atingidos pela confusão e a sociedade como um todo. Foi sob a orientação de que deveria falar cara a cara com os mineiros, que o porta-voz da família, Rockefeller Junior, conseguiu acalmar os ânimos e ainda chamar a atenção da mídia para uma forma mais humanizada de gerenciar um negócio e resolver os problemas.

Por conta desse caso, muitos consideram Lee o pai do RP, contudo, por ele ser da área de publicidade, o pioneirismo dele acaba soando controverso. Muitos acadêmicos atribuem a paternidade a Edward Bernays, primeiro professor de Relações Públicas do ensino superior e sobrinho de ninguém menos que Sigmund Freud. Foi ele que conseguiu, com toda sua expertise, aumentar o consumo de cigarros pelo público feminino, somente trabalhando a modificação do foco e do tipo de comunicação utilizado pela Corporação de Tabaco Americana, seu primeiro cliente.

Bom, mesmo nesse embate para descobrir quem foi o pioneiro, tanto um como outro fizeram muito pelo segmento. Eles estão entre os principais teóricos a serem estudados em qualquer curso de relações públicas bem estruturado. Se você está atrás de cursos online com certificado, leve em consideração a qualidade do conteúdo programático, que deve conter dados históricos e diversas visões a respeito das Relações Públicas.

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Assessoria de Imprensa

Uma das áreas mais abertas ao profissional que se especializa em um curso de relações públicas é a de assessoria de imprensa. A relação entre essas duas disciplinas nasceu também juntamente com o caso Rockefeller, no qual foi trabalhada a reputação da família, potencializando todas as ações benéficas e minimizando aquelas que poderiam sofrer críticas negativas. As empresas e pessoas públicas contratam uma assessoria de imprensa para auxiliar na divulgação de seus trabalhos, conceitos e produtos, entre outros, em forma de notícia.

É preciso entender que a assessoria de imprensa não é a mesma coisa que publicidade. Esta última mostra o serviço com o intuito de vender e trazer o lucro em curto e médio prazo, e na maioria das vezes, sua divulgação é feita a partir de mídia paga, isto é, anúncios nos diversos meios de comunicação. Já a assessoria trabalha de forma diferente. Seu objetivo principal é fazer a marca ser conhecida e, principalmente, ser reconhecida pelo público certo. Com isso, de médio a longo prazo, os produtos e serviços começam a trazer lucro espontâneo. 

Em um bom curso de relações públicas online, você descobrirá que o trabalho do RP na assessoria de imprensa é considerado de "formiguinha". Há um passo a passo a ser seguido para que o cliente tenha suas necessidades atendidas desde o primeiro dia de contrato. Os brainstormings, por exemplo, devem ser constantes. As reuniões esporadicamente, sempre que houver novidades ou feedbacks importantes, mas os reports, ou seja, os contatos diários, precisam ser realizados pelo assessor para os clientes. A partir deles que surgem insights interessantes e a sintonia entre as duas partes aumenta.

Outro fator importante que é exposto em cursos online acerca desse tópico é a abertura que a assessoria de imprensa confere aos relações-públicas e jornalistas. Tanto um como o outro podem trabalhar como assessor em qualquer nicho, agregando tudo aquilo que foi aprendido em um curso online relações públicas ou em um curso específico de jornalismo. A diferença é que o RP possui um suporte maior no que se trata de gerenciamento de crises e comunicação organizacional. Ele aprende a fundo como reduzir os conflitos que acontecem dentro das empresas e fora delas, com clientes, fornecedores e sociedades.

Papel do RP perante a mídia

Seja atuando em uma assessoria de imprensa ou no setor interno de comunicação de uma empresa, o relações-públicas deve estar preparado para interagir com a mídia e manter um posicionamento estratégico diante dela. Isso porque toda empresa que quer obter reconhecimento do grande público, precisa criar meios para ser bem aceito nos veículos de comunicação. Não é de hoje que a televisão, o rádio ou a internet, por exemplo, transferem credibilidade de um produto ou serviço para as pessoas, portanto, o RP tem a missão de fazer o que chamamos de "ponte" entre a corporação ou o artista com a imprensa.

Entretanto, o relacionamento com a mídia não nasce de um dia para o outro, ele é construído utilizando conceitos e técnicas aprendidos na graduação, em treinamentos e em cursos online com certificado. No início da carreira é comum ter certa dificuldade para atrair a atenção daquele jornal ou canal de televisão - os editores e repórteres costumam interagir mais facilmente com assessores já conhecidos no meio. Desta forma, é preciso ser persistente, além de trabalhar com muita organização, honestidade e assertividade.

Nas horas de estabelecer contatos com a mídia, inclusive, vale aplicar fundamentos da comunicação assertiva, que podem ser vistos em um ótimo curso online aqui do portal. Esse modo de se comunicar é muito mais seguro e com alto potencial de persuasão, isto é, a pessoa que está de outro lado da linha ou cara a cara com você consegue te escutar, de fato, entender o que você diz e, muitas vezes, "comprar" a sua ideia. É tudo o que um RP precisa para colocar a imprensa perto da marca.

curso de relações públicas a distância

Técnicas de Relações Públicas

Empresas de qualquer porte e pessoas públicas (empresários, políticos, artistas, celebridades, atletas, etc) podem contar com os serviços de um relações-públicas para estreitar seu relacionamento com os meios de comunicação. Estudiosos e simpatizantes da área garantem que, por trás de alguma campanha ou carreira bem-sucedida, há um profissional de RP engajado. Conheça abaixo todas as atividades exercidas pelo relações-públicas para garantir o sucesso de seus clientes e não deixe de se aprimorar em cursos a distância:

  1. Relacionamento com o público: aproximar a marca ou a personalidade de seu público é uma das missões mais importantes do RP. Para isso, é preciso levar em conta a opinião pública e analisar qual o público específico de cada serviço ou produto. Depois, deve-se criar estratégias para manutenção dessa fidelidade, criando eventos, campanhas, disponibilizando um canal de relacionamento, etc. Além do curso de relações públicas a distância, temos por aqui também o Curso Online Excelência no Atendimento ao Público‍, que auxilia no viés de compreender as dúvidas e problematizações do público.

  2. Gerenciamento de crise: todo profissional de RP deve conhecer métodos eficazes de fazer a gestão de crise em diversas situações. A empresa pode se envolver em algum escândalo ou mal entendido; um produto pode ter algum defeito ou sair de estoque antes do previsto; um artista pode ser acusado de alguma fraude, entre muitos outros casos, e esse especialista que saberá o que fazer. Para incrementar o currículo nesse sentido temos o Curso Online Administrando Conflitos‍, perfeito para entender o passo a passo da gestão de crise dentro e fora das organizações.

  3. Marketing Pessoal: outro quesito muito importante do trabalho de relações públicas é melhorar o marketing pessoal do cliente. Diversas questões ligadas à imagem dele devem ser analisadas a fim de potencializar os resultados através dela. Ou seja, o estilo de roupa utilizado é revisto, bem como a linguagem, a postura em público, a cordialidade, a segurança, entre outros aspectos. Leia nosso artigo especial sobre Marketing Pessoal para entender melhor a respeito.

  4. Mídias Sociais: a divulgação e trabalho de imagem nas mídias sociais não pode faltar na rotina de um RP moderno. Ela está diretamente ligada ao tópico de "relacionamento com o público", já que, hoje em dia, a melhor alternativa para estreitar relações com as audiências é por meio da internet. O primeiro passo é criar o espaço da marca ou da pessoa na rede social, fazer a divulgação do mesmo (seja organicamente ou com anúncios) e interagir com frequência. Há muitas dicas que devem ser seguidas para atingir o sucesso na web e um curso online relações públicas ou quaisquer outros cursos online sobre multimídia de qualidade podem exemplificar detalhadamente.

Sustentabilidade e Desenvolvimento Social

A sustentabilidade é um tema super atual que pode ser trabalhado também pela comunicação social e por isso é valorizado em nosso curso de relações públicas a distancia. Uma empresa que conta com um setor de relações públicas pode colaborar com o desenvolvimento sustentável de uma forma mais engajada, muito além do cumprimento da lei. Segundo o Guia de Sustentabilidade para as Empresas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, as instituições têm o potencial de exercer sua cidadania e, melhor, captar o reconhecimento do público e de outras empresas criando métodos de colaborar com a harmonia entre a economia, o meio ambiente e a qualidade de vida.

No curso de relações públicas online aqui do portal você aprenderá as atividades sustentáveis que podem ser promovidas pelo RP em benefício da imagem dos clientes. Tal setor pode começar debatendo as melhorias que são viáveis em um primeiro momento, como a separação do lixo reciclável e modificações na estrutura do escritório, por exemplo, como a troca das descargas, das lâmpadas ou da instalação de placas solares. Após as mudanças internas, é preciso pensar em soluções que possam afetar um maior número de pessoas, como a escolha de embalagens biodegradáveis para os produtos da empresa; a geração de empregos para populações afastadas e carentes; a diminuição da liberação de CO² na atmosfera, entre outros.

Estudando a fundo o tema em cursos a distância é possível promover transformações muito vantajosas para qualquer empresa e, claro, para a sociedade como um todo. Em nosso portal você tem a oportunidade de conhecer tudo sobre isso no Curso Online Desenvolvimento Sustentável‍. Que tal experimentar?

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Curso de Relações Públicas a distância: excelente opção de qualificação

Há muito o que se discutir sobre a área de Relações Públicas e a melhor maneira para ficar por dentro de absolutamente tudo é por meio de cursos online com certificado. Ao longo do texto você conheceu diversos tópicos relacionados ao segmento e pode ver que o mercado é receptivo a quem se qualifica amplamente. Por isso que sugerimos, primeiramente, o aprendizado completo em nosso curso de relações públicas, para depois continuar aprimorando o currículo com outros cursos online pertinentes.

A ótima notícia é que no Enfoque Capacitação o aluno pode realizar não só um, mas quantos cursos a distância desejar durante um ano, investindo somente R$69,90. Gostou da proposta? Faça já sua inscrição e comece a elevar seu nível profissional para disparar nas entrevistas de emprego.  

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