Técnicas de vendas: dicas e cursos online para se especializar na área - Blog do Enfoque Capacitação

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 Equipe Enfoque Capacitação  08/01/2018
Técnicas de vendas: dicas e cursos online para se especializar na área

Você já teve uma experiência excelente ao comprar um produto ou contratar um serviço? Tem alguma loja que é cliente assíduo ou, melhor que isso, um vendedor de preferência que sempre te presta um ótimo atendimento? Se algumas respostas foram positivas, pode ter certeza que as técnicas de vendas desses lugares estão dando certo.

Além disso, as situações mostram que os profissionais estão engajados e focados em como fidelizar clientes, tornar o ambiente mais produtivo e, claro, realizar diversas transações, que só valorizam o negócio. Para quem atua no setor comercial, independente do nicho, esses pontos são essenciais.

Para isso, é fundamental investir em bons métodos, sobretudo na qualificação frequente. No Enfoque Capacitação, por exemplo, oferecemos o Curso Online Técnicas de Vendas – como vender mais e melhor , um dos melhores cursos online do portal para os profissionais, empreendedores e demais interessados. 

Uma opção perfeita de curso de vendedor online, traz um conteúdo completo a respeito das melhores técnicas de vendas, a profissionalização na área, as estratégias de marketing, prospecção, atendimento e fidelização de clientes, empreendedorismo, entre muitos outros assuntos.

Se você se interessou por esse curso de vendas online e deseja conhecer mais cursos online com certificado semelhantes, acompanhe nosso artigo e desvende variados aspectos desse campo tão vasto. Ao final, diga o que achou e não deixe de aprender mais para se tornar um ótimo profissional de vendas.

Técnicas, formação e guia completo sobre a área de vendas

Conhecimento e técnicas que fazem a diferença

O conhecimento é a base para qualquer profissão. Para todo ramo de atuação, a necessidade de se capacitar, atualizar e aperfeiçoar precisa ser contínua, pois sempre há algo para verificar e se especializar. Não é à toa que, para esse objetivo, indicamos cursos a distância primordiais, tanto pela flexibilidade quanto pela autonomia de realiza-los quando e aonde quiser.

Um vendedor que está sempre focado e usa boas ferramentas para vender mais e melhor, com certeza será um destaque e, com o tempo, pode ser reconhecido tanto pelo local em que trabalha quanto pelos clientes. Lembra-se do exemplo que demos no início do artigo, do "vendedor preferido" de um consumidor? Pois é. Criar uma relação de confiança com as pessoas é bastante proveitoso e rende muitas vantagens, das comissões ao alcance de metas.

Muita gente se pergunta o que é preciso para atingir esse status, se existe uma fórmula incrível que torna um profissional referência em seu setor. Para alguns, é a simpatia e a desenvoltura. Para outros, a integridade e transparência. No fim, o que dará êxito ao vendedor é o conjunto de todos esses valores e muito mais. Só assim ele se sentirá seguro para exercer as melhores técnicas de vendas.

Mas, então, quais são esses recursos? O que deve ter um bom profissional para vender bem? Veja algumas dicas

  • Poder e persuasão: saber tomar decisões, convencer o cliente e estar sempre seguro para atendê-lo com qualidade.
     
  • Motivadores de compra: identificar a carência do cliente, o que realmente procura. A partir daí, conduzir a transação de modo assertivo.
     
  • Dar a solução ideal: pensar em estratégias para dar a solução ao consumidor, conectando o produto e o serviço a essa necessidade.
     
  • Controlar os processos: assumir a negociação e ter o controle de todo o processo de vendas, sempre um passo a frente e com o foco em como fidelizar clientes.
     
  • Credibilidade e valor: valorizar o produto e seu negócio, criando uma boa relação com o consumidor e dando credibilidade à marca.

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Conhecimento e confiança nos produtos

Se por um lado as técnicas de vendas dependem de qualidades e valores dos profissionais para convencerem seus clientes, de nada adianta ter toda essa bagagem se não há o conhecimento prévio dos produtos. Pior que isso é quando o vendedor não "sente confiança" no que está oferecendo ao consumidor.

O cenário é simples. Se uma pessoa te mostra algo que não conhece as características, trata como algo banal ou parece omitir informações sobre o mesmo, obviamente você não dará crédito. Todos querem soluções para seus problemas e também qualidade. Um produto/serviço pode ter um valor elevado e visto como caro para muitos, mas se é algo que agrada e cumpre uma necessidade, valerá muito a pena adquiri-lo.

Portanto, nesse ponto é imprescindível fazer um estudo profundo de tudo que compõe o produto antes de começar a botar a mão na massa e vende-lo. Nesse contexto, muitas organizações oferecem treinamentos recorrentes para seus funcionários, para que todos estejam aptos e preparados para realizar ótimas abordagens e negociações.

Com base nos cursos online do Enfoque Capacitação, como o Curso Online Negociação em compras e vendas‍, há três dicas valiosas para conhecer seu produto:

  • Estudar e ficar a par de todo o material oferecido pela empresa/fornecedor. Aqueles conteúdos de marketing do produto/serviço não existem somente para orientar o cliente, muito pelo contrário. O vendedor deve ler com atenção e buscar informação sobre tudo que pode agregar, fortalecendo seus argumentos.
     
  • Fazer perguntas aos clientes, identificando o potencial e diferencial dos produtos. Sabia que em muitos casos o próprio consumidor pode indicar características e vantagens dos produtos e serviços que você não conhece? Pois é, por isso é bom sempre fazer perguntas e investigar a necessidade  dele em vez de falar, falar e falar. Saber ouvir é essencial para as técnicas de vendas.
     
  • Troque informações com os colegas e alimente seu conhecimento. Cada pessoa tem um jeito particular de falar sobre algo, portanto, conversar sobre o produto com os colegas da área de vendas e indivíduos de outros setores – como o marketing - também ajuda a revigorar suas premissas.

Conhecimento do seu público

E o seu público, também conta? É preciso definir o perfil dos clientes ou é melhor "abraçar o mundo", vendendo para qualquer um? Bom, é claro que quanto mais pessoas comprando, melhor para as negociações, mas o mínimo que se espera é conhecer o público que tem mais chances e interesse em seus produtos e serviços.

A tendência de uma loja de games, por exemplo, é atrair pessoas mais jovens. Já um site de produtos para emagrecer, com certeza terá mais clientes do sexo feminino. É nesse ponto que se delimita quais serão as estratégias de marketing e vendas e para quem elas serão mais recorrentes e agressivas. Afinal, não há muito sentido em oferecer aquele jogo de última geração para um indivíduo de 60 anos, não acha?

“Se uma empresa não conhece seus clientes, como poderá desenvolver melhores produtos e aperfeiçoar seus serviços? Entender as características daqueles que irão buscar o que a empresa oferece será fundamental para alinhar o desenvolvimento de produtos com a expectativa e a satisfação dos clientes e consumidores”, revela o Sebrae.

Então, cabe ao profissional e ao empreendedor analisar os nichos e, a partir deles, detalhar seus serviços e seu principal público. Se parece difícil, em um curso de vendas online há muitas dicas e caminhos a seguir, como no Curso Online Técnicas de Vendas – como vender mais e melhor, um dos melhores cursos EAD do gênero do Enfoque Capacitação.

curso online técnicas de vendas

Entenda seus Clientes: Comportamento do Consumidor

O grande desafio para muitos profissionais de vendas é entender o que influencia na decisão de compra dos clientes. Tanto por isso, o comportamento do consumidor é um tema sempre presente em palestras, guias, cursos a distância e demais materiais sobre esse universo.

Embora cada plataforma tenha suas peculiaridades, entender como o consumidor pensa vale para todos: da venda física, no olho a olho, à venda online, quando a interação não é direta e pessoalmente. Logo, desse estudo de caso chegou-se à conclusão de quais são os fatores mais relevantes quando se trata do comportamento do consumidor. Entre eles, destacam-se:

  • Cultura;
  • Personalidade;
  • Grupos de referência;
  • Família e amigos;
  • Idade e estágio do ciclo de vida;
  • Ocupação;
  • Condição econômica;
  • Crenças e atitudes;
  • Motivação e percepção.

É claro que existem mais parâmetros além desses, bem como algumas questões que os vendedores devem considerar para fazer a prospecção, prestar um bom atendimento e chegar à fidelização. Em um curso de vendedor online atualizado você confere esses aspectos de maneira detalhada e compreende cada um deles passo a passo. Assim, tem em mente tanto os valores teóricos quanto práticos.

O atendimento como diferencial para manter clientes

Atendimento faz diferença? É claro que sim. Esse é um método crucial para conquistar os clientes e alcançar o sucesso na área comercial. Um consumidor satisfeito pode dar muito crédito a seu negócio e indica-lo para as pessoas próximas. Do contrário, uma experiência ruim leva a diversos prejuízos e a má reputação.

Um atendimento de qualidade sempre é um dos aspectos mais valorizados pelas empresas, pois garante o relacionamento duradouro e é uma ótima forma de como fidelizar clientes. Você pode até oferecer um produto mais caro que seu concorrente, mas se sabe como tratar as pessoas e encantá-las, com certeza esse ponto será desconsiderado.

Segundo uma pesquisa recente da Microsoft, cerca de 60% dos clientes não voltam a fazer transações com empresas e profissionais em que tiveram experiências negativas. Ninguém gosta de ser tratado mal, com descaso, ou enganado pelo vendedor. Portanto, a boa relação se cria sempre com a honestidade, a transparência, a atenção, o comprometimento e a superação de expectativas.

Nos cursos online com certificado do nosso portal você encontra ótimas informações e orientações acerca do atendimento. Tanto o Curso Online Qualidade no Atendimento ao Cliente‍ quanto o Curso Online Excelência no Atendimento ao Público‍ apresentam módulos direcionados que são de grande valia para a qualificação do vendedor e a criação de um elo permanente dos clientes com sua marca.

Os certificados do Enfoque Capacitação podem ser usados para:


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Técnicas de Rapport e Técnicas de Negociação

Todo o universo das negociações em vendas é formado por inúmeras técnicas e recursos, afinal, são muitos concorrentes e desafios em um ramo tão vasto. Sobretudo agora, em que o país passa por uma crise econômica e tem milhares de desempregados, chamar a atenção dos clientes, fazer boas transações e alcançar o lucro não são tarefas simples.

Vender mais e melhor depende de procedimentos e sistemas bem definidos. Já ouviu falar nos consultores de vendas, de marketing, de empreendedorismo e uma série de outros ramos? São pessoas que se especializam em determinado conceito e passam a auxiliar indivíduos que precisam de uma luz e passam por dificuldades em seu negócio.

Dessa orientação, surgem muitos artifícios que acabam se popularizando, renovando e reinventando. Alguns, inclusive têm até relação com a psicologia, como as técnicas de rapport. Esse termo estadunidense tem como meta otimizar a comunicação e o relacionamento entre as pessoas, ou seja, do vendedor com o cliente. Não é à toa que "rapporter" significa harmonia e afinidade – a palavra tem origem francesa.

Pode parecer irrelevante para alguns imaginar que isso tem algum efeito na decisão de compra dos consumidores. Mas, pode ter certeza que é um parâmetro que ajuda bastante, ainda mais quando atrelado às técnicas de negociação. Quando maior for a concordância entre as partes, as chances de chegar a um acordo aumentam. Para muitos coachings, o rapport está incluído entre os melhores meios de persuasão na fidelização de clientes, conforme revela o IBC – Instituto Brasileiro de Coaching.

“A técnica de rapport gera três comportamentos fundamentais nos envolvidos: coordenação, positividade e atenção mútuas. Ele constrói laços de compreensão e estabelece um diálogo em que todas as opiniões são consideradas e os pontos de vista e valores correspondidos e respeitados. Bons coachs sabem estabelecer naturalmente essa ligação de respeito e confiança com outras pessoas sem que essa atitude pareça conscientemente forçada”.

Entre os elementos desse conceito, estão o tom de voz, a postura, a expressão facial, o contato visual, o timing, a comunicação verbal e não verbal. Praticar o rapport na área de vendas é um diferencial e aqueles que se especializam nesse assunto podem se tornar verdadeiras referências. Felizmente, o aperfeiçoamento pode ser feito em um curso de vendedor online renomado, como as opções de cursos EAD do Enfoque Capacitação.

Concentre o foco de sua atenção no objetivo

Foco e disciplina são duas constantes na carreira em vendas. Além disso, um pouco de motivação também se torna fundamental, assim como a positividade para conquistar os objetivos. Mais do que nunca, para se profissionalizar na área, é preciso estar disposto a buscar progressão, novas técnicas, qualificação efetiva e tudo que agregue valor à formação.

Mesmo com a rotina maçante de compromissos e o pouco tempo, contar com ferramentas de estudo para capacitação, atualização e aperfeiçoamento é uma ótima ideia, por isso você nunca deve abrir mão de um curso de vendas online. Entre os benefícios dos cursos a distância estão a praticidade, autonomia, versatilidade, conforto, segurança, entre muitos outros benefícios.

Os cursos online com certificado do Enfoque Capacitação, um dos melhores portais do mercado, são excelentes para conseguir uma promoção de carreira, usar o comprovante como horas complementares e prova de títulos, enriquecer o currículo e, claro, aprender muito sobre variados temas. São centenas de cursos EAD de mais de 20 áreas, que você pode acessar durante um ano inteiro investindo apenas um valor único de R$ 69,90.

Assim, você realiza todos os cursos online do Pacote Master que quiser, no tempo determinado e com carga horária à escolha. Essa vantagem é exclusiva e já conquistou mais de 160 mil alunos. Que tal se inscrever e se juntar a eles agora? Vai perder o conteúdo do Curso Online Técnicas de Vendas – como vender mais e melhor e todos nossos cursos primorosos?

Agora que você já sabe o "caminho do ouro" para se destacar na área comercial, conte pra gente o que achou do artigo e compartilhe o texto com seus amigos. Estamos à sua disposição. Boa sorte e até mais.

Data Modificação  15/12/2017
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