Responsabilidade Social


Conheça nossas ações de responsabilidade social

Responsabilidade social, para nós, do Enfoque Capacitação é oferecer serviços relacionados educação e tecnologia de forma ética e transparente, contribuindo para a promoção dos direitos humanos e a cidadania. Nosso portal é referência porque se preocupa no desenvolvimento pessoal e profissional dos outros e também realiza ações impactam na melhoria da vida das pessoas.

Materializamos este compromisso doando parte de todos os investimentos que recebemos de nossos alunos. Se você se matricula no Enfoque Capacitação e adquire os certificados mais aceitos em todo território nacional, está contribuindo indiretamente para a melhoria da vida de várias crianças e adolescentes. As doações são destinadas ao IEDUCAN (Instituto Educacional Assistencial Nossa Senhora das Neves) ou Oficina Pedagógica Padre Taddeo Gabrielli como é mais conhecido. A instituição está localizada no bairro São José, na capital mineira, Belo Horizonte. Conheça as ações que são realizadas no projeto e saiba como pode doar também.

Sobre a Oficina Padre Taddeo Gabrielli

Atualmente, a oficina atende cerca de 70 crianças e adolescente de 2 até 15 anos que moram próximas à Vila São José. Este número já foi muito maior, no entanto, devido a remoção de 2.200 famílias do local, consequência das intervenções do Programa Vila Viva e do Programa de Aceleração Econômica (PAC) do governo federal, alguns jovens tiveram que deixar de frequentar o projeto.

A Congregação das Filhas de Nossa Senhora das Neves, mantenedora do projeto, com auxílio da sede italiana, construiu a casa onde funcionam e montaram toda estrutura para oferecer complemento educacional aos meninos e meninas e outras atividades, como esporte, capoeira, aulas de dança, artesanato e música. A coordenadora do projeto, Angela, também oferece atendimento psicológico e organiza toda a rotina da instituição. As atividades habituais fazem com que as crianças se sintam seguras no ambiente, sinalizando o que vai acontecer, e garante também a organização, podendo evitar a indisciplina. Os horários da oração, do café da manhã, almoço e lanches são sagrados. As turmas são divididas por idade e os alunos frequentam regularmente a escola formal em turno alternado na rede municipal ou estadual.

Financiamento e como realizar doações

O IEDUCAN (Instituto Educacional Assistencial Nossa Senhora das Neves) precisa manter essas mais de 70 crianças e adolescentes sem o auxílio da Prefeitura de Belo Horizonte - a não ser pela redução de impostos - e da Secretaria Municipal de Educação. Sendo assim, o projeto é custeado totalmente por doações de parceiros.

A maior necessidade é em relação a manter a folha de pagamento de funcionários, impostos e contas de luz e água. No entanto, também são aceitas doações de alimentos, principalmente de carne, leite e fruta e livros literários. Se desejar contribuir em dinheiro ou entregar donativos, o contato pode ser feito com a coordenadora do projeto, Angela, através do telefone (31) 3418-7809 ou pelo e-mail contato@oficinapedagogica.org.br.

A instituição também está necessitando de indicação de professores de dança e música. Se souber de alguém que pode ajudar, não deixe de entrar em contato. Uma pequena ação pode transformar a vida dessas meninas e meninos.