Curso Online de Artes

Home / Cursos Online / Artes

Os cursos de Artes são procurados tanto por quem já possui um certo viés artístico como por quem apenas ama arte. Mesmo quem não tem o chamado 'dom natural'  pode se arriscar nesta área altamente criativa e despojada, mas que ao mesmo tempo demanda um bom conhecimento técnico e prático. Até porque as oportunidades profissionais propostas pelos nicho artísticos são bem interessantes e passam por diversos mercados. A área atende tanto a perfis que se identificam mais com as relações pessoais - no caso de educadores, por exemplo - como a perfis focados nas atividades artísticas individuais, como ilustradores, designers, desenhistas, dentre outros.

Deve-se dizer que a arte não se refere apenas à parte física e manual da questão, como esculturas, trabalhos manuais, pintura de telas, atuação em TV e peças de teatro etc. Ela também está presente na web através de projetos de designer gráfico, com foco total na área da comunicação, bem como no segmento da educação, com a demanda por professores de artes bem qualificados e capazes de ministrar aulas de artes para turmas da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Educação, artes e comunicação estão diretamente relacionadas e juntas, auxiliam o processo de desenvolvimento cognitivo, psicológico e motor dos alunos, principalmente nas séries iniciais.  

Unindo estas definições, o Enfoque Capacitação oferece excelentes cursos de qualificação, atualização e formação profissional na área de Artes. Reunimos os melhores e mais completos materiais de estudo, preparando o profissional para a acirrada concorrência que o mesmo encontrará ao entrar no mercado de trabalho. Somente no segmento de Artes oferecemos mais de 20 cursos online. Com cargas horárias que vão de 5h a 360h, com possibilidade de certificação digital e impressa. Você estuda a hora que quiser, no tempo em que desejar, seguindo o seu ritmo de compreensão.

Mercado de Trabalho 

Sabemos que um profissional graduado em um curso de artes pode dar aulas de artes em escolas públicas e privadas ou participar de projetos sociais. Porém, pode se destacar ainda mais no mercado educacional se possuir no currículo boas atualizações conquistadas através de cursos de arte online. Muitas são as opções de atuação, como aplicar os conhecimentos e técnicas adquiridos através dos em sessões de Arteterapia ou criar peças gráficas para a área de publicidade, por exemplo. São inúmeros os caminhos profissionais que podem ser seguidos apostando nos cursos online do Enfoque Capacitação.  

Segundo a Lei 13.278/16, todas as unidades escolares devem apresentar em seus currículos a disciplina de Artes, na qual são reunidos várias atividades artísticas, em nichos bem amplos que englobam artes visuais, teatro, dança e música. Neste sentido, para que profissionais sejam totalmente capacitados para tais demandas, devem investir em cursos de artes que abordem temas como os fundamentos da arte na educação e a história da arte. Trata-se de um excelente gancho para quem deseja atualizar seus conhecimentos em artes e aplicar seus conhecimentos como professor em turmas de Educação Infantil. As oportunidades podem ser conquistadas através de contratações diretas ou ainda por meio de concursos públicos na área da educação, garantindo ainda total estabilidade profissional. 

Outra possibilidade de carreira profissional na área de artes está relacionada à Arteterapia. Esta é uma das muitas terapias alternativas com foco cada vez mais forte no tratamento de transtornos psicológicos e sociais. Criada pelo médico alemão Johann Christian  ainda no ano de XIX, a terapia é caracterizada pelo uso dos elementos artísticos como música, pintura e desenho no fortalecimento do processo de autoconhecimento, de modo que o indivíduo consiga catalisar e controlar e desenvolver melhor todos os seus sentimentos. É utilizada como apoio em tratamentos psicológicos, caracterizando-se assim como terapia alternativa. O arteterapeuta exerce suas atividades em clínicas especializadas, cujas sessões podem ser realizadas individualmente em um grupos. Outro bom exemplo de aplicação é a arteterapia voltada para idosos, cujo foco principal é a devolução da concentração, estímulo da memória, relaxamento e fortalecimento da coordenação motora.

Para os inscritos interessados no viés social, há mais um motivo para fazer cursos online na área de artes. Obtendo conhecimentos em técnicas de pintura em tela, por exemplo, é possível lecionar em oficinas para crianças carentes em ONG's e outras associações. Em muitas comunidades professores, educadores e monitores utilizam o seu conhecimento técnico em oficinas de artes visuais, música, dança, artesanato, dentre outros. Uma vez garantida a satisfação em exercer uma atividade relacionada à Arte, há ainda a satisfação pessoal por participar de ações sociais e levar conhecimento técnico e qualificado a crianças, jovens e adultos. 

A área de artes é bem diversificada e oferece inúmeros caminhos ao profissional que se dedica e se capacita. Graças às novas tecnologias e comunicação, os profissionais de mídia, como designers gráficos, editores, ilustradores e semelhantes também possuem o seu espaço e suas chances profissionais. Com o 'boom' do marketing direcionado experiência do usuário na web, é grande a demanda por profissionais criativos capazes de criar peças visuais. É papel do designer transformar ideias, visões e conceitos de uma marca/empresa em cartazes, banners e demais peças gráficas. O ambiente de trabalho também é bem flexível. O profissional pode trabalhar em agências de marketing e publicidade, setores de comunicação de pequenas, médias e grandes empresas, em agências digitais ou até mesmo como profissional liberal. Igualmente aos demais caminhos, os cursos de arte online destacam os profissionais em entrevistas de emprego e processos seletivos. 

Em suma, o profissional da área de artes pode, no geral, exercer atividades como restauração de obras, curadoria de exposições, ministrar aulas, realizar pesquisas, revisar e organizar livros e obras de arte, atuar em projetos multimídias e prestar serviços de assessoria e consultoria especializada.  

Quanto