Cursos Online com Certificação de Saúde

Cursos na Área da Saúde

A área da Saúde é bem abrangente e é regida, no Brasil, por meio de políticas públicas das instâncias municipais, estaduais e federais. O sistema de saúde brasileiro é composto por um sistema público, gerido pelo Estado, chamado Sistema Único de Saúde (SUS), e pelo setor privado, gerido por fundos de seguros de saúde privados e empresários. É conferido ao SUS o atendimento da maioria da população brasileira. Para ficar antenado sobre o funcionamento desse sistema e entender de forma profunda, é recomendado a realização de cursos online. No entanto, para instigar você e motivá-lo a se especializar na área, vamos tratar sobre o panorama geral da área, oferecer dicas para se dar bem no mercado de trabalho e muito mais. Ao final, confira a lista completa dos cursos na área da saúde.

O SUS foi criado em 1988 pela Constituição brasileira e é regido por três princípios básicos: universalidade, integralidade e equidade. Mas, o que quer dizer cada um destes termos? Bom, o primeiro, garante que a saúde deve ser direito de todos e dever do Estado. O princípio da integralidade, afirma que o Estado também deve garantir o atendimento integral de toda a população brasileira, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais. Por fim, o último princípio, da equidade, está relacionado com o mandamento constitucional de que "saúde é direito de todos", previsto na Constituição Federal. Aqui, é fundamental preservar o princípio da isonomia, aquele que institui que "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza". Dessa forma, todos os cidadãos, de maneira igual, devem ter seus direitos à saúde garantidos pelo Estado.

As políticas da saúde devem estar orientadas para a redução das desigualdades entre os indivíduos e grupos populacionais, sendo os mais necessitados aqueles para os quais devem ser prioritariamente direcionadas as políticas. Mas, não é preciso ir muito longe para escutar críticas em relação ao sistema de saúde ou viver de perto situações nada favoráveis.

Importantes avanços já foram conquistados, isso não podemos negar, como, por exemplo, a obrigatoriedade dos municípios aplicarem no mínimo 15% de sua arrecadação no setor de saúde, garantido pelo Emenda Constitucional nº 29, regulamentada pela Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012.

Profissionais

Existem diversas leis e decretos vigentes no país que regulamentam as atividades dos profissionais de saúde. Fazem parte do grupo que abrange estes profissionais da saúde, os dentistas, médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores físicos, fonoaudiólogos e outros. Dependendo do cargo, ele podem ter cursos na área da saúde de graduação, técnico, de especialização ou cursos EAD profissionalizantes, por exemplo. É realmente um segmento amplo e abrangente.

É certo também de que é necessária muita preparação para exercer tais atividades. Para trabalhar como médico, cirurgião, dentista, etc, é preciso estar capacitado e sempre buscando conhecimento através de cursos online. O Enfoque Capacitação oferece os cursos a distância na área com os melhores conteúdos do mercado, selecionado por um departamento pedagógico de qualidade. Você poderá ter acesso às noções de primeiros socorros, microbiologia, epidemias, questões éticas e até mesmo ter noções sobre a gestão de instituições de saúde. São mais de 60 cursos a distância que você não pode perder.

Mercado de trabalho

Como já mencionado, o mercado de trabalho é bastante amplo. Com o crescimento da população e da expectativa de vida, a demanda por profissionais da saúde aumenta. Em contrapartida, a população também passa pelo processo de envelhecimento, aumentando o número de pessoas com doenças e que necessitam de cuidados especiais.

Em alguns casos, os profissionais que possuem cursos na área da saúde são muito bem remunerados. Eles podem atuar na gestão de hospitais, atendimento em clínicas ou em domicílios, no setor privado ou público e em pesquisas em universidades, por exemplo. Se deseja conseguir uma boa vaga de emprego no ramo e até mesmo para exercer as atividades profissionais com excelência e muita qualidade, você já deve saber que é preciso muito esforço. A dica que o Enfoque Capacitação oferece aos alunos é estudar por meio dos cursos na área de saúde online. E por que fazer um curso online? Vamos te dar algumas razões:

  • Praticidade. Os cursos online são uma verdadeira “mão na roda” para quem não tem muito tempo livre durante a semana. Atualmente, vivemos uma rotina super apertada. Nos desdobramos para cuidar da casa, dar atenção aos filhos, trabalho, estudo, etc. É difícil arrumar tempo em dias e horários pré-estabelecidos para iniciar um curso presencial, por exemplo. Os cursos EAD permitem que você adquira conhecimento de qualquer lugar e em qualquer horário do dia ou da noite. Isso porque as melhores instituições disponibilizam o conteúdo do curso 24 horas por dia. Ou seja, o aluno pode acessá-lo sempre que desejar.

  • Comodidade. Se você optasse por um curso com aulas presenciais, além de se virar para conseguir tempo em sua rotina, você teria que se deslocar até a instituição física. Isso significa um gasto de tempo em dobro. Para isso, é necessário enfrentar o trânsito e passar por todo estresse que a situação causa - principalmente se você mora em grandes capitais ou em regiões metropolitanas. Através dos cursos a distância, o aluno pode estudar do conforto de casa e conciliar os melhores horários para se dedicar. Sem contar que você não irá gastar dinheiro com o transporte público ou gasolina e não precisará nem comer fora de casa. Já pensou nisso?

  • Segurança. Esta é uma das principais vantagens que os cursos EAD disponibilizam. Por estudar de casa ou do local que você se sente mais confortável, está implicada a segurança daquele local. Em casa nos sentimos mais protegidos e não é preciso se preocupar a todo momento com a onda de assaltos que é uma realidade em nosso país. Na prática, você não terá passar por aquela rua perigosa e escura ou não terá que se preocupar com a sua bolsa e objetos pessoais.

  • Agrega valor. É isso mesmo, os cursos de saúde online agregam valor à formação que você já possui. Por meio dos cursos online com certificado, você comprova os conhecimentos adquiridos e habilidades desenvolvidas ao longo da realização dele. Se você opta por fazer estes cursos online na área de saúde em uma instituição de qualidade e de renome, aí sim terá mais credibilidade ainda no mercado de trabalho.

Você não vai querer perder a oportunidade de adicionar muito conhecimento acadêmico e profissional, não é mesmo? Então, o que está esperando para fazer a sua inscrição? Ah, você pode querer saber um pouco mais sobre os cursos online na área de saúde que disponibilizamos. Vamos falar dos três mais procurados pelos alunos do portal e logo abaixo você confere a lista completa dos outros cursos a distância.

Cursos online na área de saúde mais buscados

Curso online Primeiros Socorros

O primeiro da nossa lista de mais buscados é o curso online Primeiros Socorros. O que mais chama a atenção neste curso é a sua abrangência  Tanto profissionais com experiência quanto aqueles que apenas se interessam pelo assunto, podem realizá-lo. Afinal, já parou para pensar em como seria a sua reação diante de um acidente de trânsito? E quando não sabemos que somos alérgicos a certos tipos de alimentos? No curso online Primeiros Socorros, você poderá entender tudo sobre primeiros socorros e ter um guia completo sobre como agir e até o que não fazer em cada situação de emergência. Este curso é um verdadeiro treinamento de primeiros socorros

Com as noções de primeiros socorros fornecidas você também aprenderá a realizar procedimentos, que, de acordo com órgãos confiáveis da área da saúde, podem ser preliminares ou temporários. Os procedimentos preliminares são aqueles que devem ser iniciados imediatamente com a vítima, logo no local do acidente. Já o procedimento temporário, diz respeito àquelas ações que objetivam, principalmente, manter a pessoa em condições de vida antes da chegada de um profissional da saúde ou de um equipe de resgate (médico, paramédico ou bombeiro, por exemplo). 

Você já parou para pensar também em quem ligar primeiro após um acidente? Quando não há condições do transporte da vítima a um hospital ou posto de saúde, acionar um órgão especializado é fundamental para a sobrevivência do indivíduo afetado. Vários serviços emergenciais têm contatos especiais: Bombeiros (193), Polícia Militar (190) e SAMU (192) são os principais. Neste atendimento, é essencial informar sempre nome, telefone, tipo do acidente, situação da pessoa afetada e local do acidente com o máximo de pontos de referência. Ter paciência e manter o foco no salvamento da pessoa acidentada auxiliam na eficácia do resgate e até mesmo para informar todos os dados rapidamente e com clareza.

Existem inúmeras outras situações emergenciais que estamos sujeitos a passar. Listamos aqui apenas algumas delas e, agora, imagine você passando por isso. Já é difícil enfrentar certos momentos com um conhecimento bem técnico e apurado sobre a área, pense em uma pessoa que não possui nenhum conhecimento na área. Por isso, não deixe de optar por este e outros cursos online com certificado que o complementam.

Curso online Programa Saúde da Família

O segundo mais procurando dentre os cursos de saúde online é o cursos online Programa Saúde da Família. Este programa foi implantado no país em 1994, enquanto Itamar Franco ainda governava. Ele é popularmente conhecido como Estratégia de Saúde da Família e é bem difundido pelos órgãos federais. O Ministério da Saúde propôs uma reorganização da atenção à saúde e produziu o projeto. Cabe à instância federal elaborar as diretrizes, financiar as ações, organizar e gerir a formação dos profissionais, por exemplo. Cabe também a instância federal acompanhar a implantação do programa, bem como auxiliar na execução do projeto. Já o município é responsável por definir, implementar e manter o programa, além de avaliar o desempenho de cada equipe que atua no programa e, como o próprio nome diz, "cuidar" da saúde da família em parceria com os hospitais que atendem pelo SUS.

A finalidade do programa é garantir que as pessoas tenham acesso aos serviços básicos através da promoção da saúde. O serviço atua diretamente em cada município e a equipe oferece auxílio médico visitando cada casa da cidade. A "saúde da família" é gerida pelos agentes comunitários, que são os próprios moradores dos bairros ou regiões, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e médicos. Um dos principais e mais importantes trabalhos destas equipes são identificar doenças na população, bem como prováveis epidemias em determinadas localidades. É através do curso online Programa Saúde da Família que você terá a oportunidade de saber toda a história da implementação do programa, as funções de cada profissional da saúde e conhecer profundamente as diversas vantagens e desafios que os municípios enfrentam ao "adotar" o programa.

Curso online Biossegurança - Fundamentos Essenciais

O terceiro lugar dos cursos na área de saúde online bastante procurados pelos alunos Enfoque Capacitação é o Curso online Biossegurança - Fundamentos Essenciais. O conceito de biossegurança se resume no conjunto de ações realizadas desde para diminuir ou prevenir riscos e proteger os profissionais que atuam no ramo da pesquisa, desenvolvimento de tecnologias até para proteger a essência de algumas espécies de animais e outros casos. Com o Curso online Biossegurança - Fundamentos Essenciais você terá a oportunidade de aprender tudo sobre biossegurança. Incluindo a biossegurança na área da beleza e estética, biossegurança hospitalar, biossegurança em laboratório e diversos outros conceitos fundamentais da área. Os materiais que formam o conteúdo do Curso online Biossegurança - Fundamentos Essenciais se destaca também por levantar questões que problematizam os feitos e descobertas recentes da ciência para a sociedade, fazendo com que os alunos reflitam e apliquem os conhecimentos que aprenderam em situações tangíveis, práticas e reais. 

Gostou de todos os três cursos online mencionados? Ao se inscrever, você poderá realizar todos eles e mais quantos cursos quiser investindo apenas R$69,90. A sua matrícula é válida por um ano e, neste tempo, garantimos que aprendizado é o que não irá faltar. 

Certificados

Os cursos online com certificado do Enfoque Capacitação são amplamente reconhecidos no mercado de trabalho e acadêmico. O aluno pode optar por adquirir os certificados dos cursos na área de saúde online nas versões digital e/ou impressa. Eles podem ser utilizados para várias finalidades: comprovar experiência em determinado segmento, apresentar em processos seletivos, complementar carga horária em escolas técnicas, profissionalizantes ou universidades, concursos públicos e provas de títulos. Recomendamos que seja feita consulta prévia ao edital do concurso e/ou o local ao qual os certificados serão apresentados. Confira abaixo a lista de todos os cursos de saúde online.

Todos os cursos

Somos associados

Somos associados a ABED - Assiciação Brasileira de Educação a Distância

 Aguarde...

  • Belo Horizonte - MG +55 (31) 2595-0784
  • Rio de Janeiro - RJ +55 (21) 3828-0256
  • São Paulo - SP +55 (11) 4858-9920
  • Salvador - BA +55 (71) 2886-0540

Consulte nossas

perguntas frequentes

Clique e nos envie

Um Chamado